Os 32 Benefícios da Uva Para Saúde
5 (100%) 4 votes

Benefícios da Uva que iremos mostrar de forma bem detalhada. Além do que, um do Benefício da Uva esta ligado ão emagrecimento, e tratamentos de varias doenças. Além disso, historicamente, há indícios de que a origem da Uva tenha sido no Egito, nas redondezas do rio Nilo, mas há também alguns relatos sobre o vinho em passagens bíblicas nas qual Noé trazia em sua arca sementes de Uva e que havia plantado-as assim que chegou em terra firme.

uva

Fato é que a Uva traz uma série de benefícios, sendo uma fruta importante para quem não abre mão de uma alimentação saudável e equilibrada. Conversamos com alguns Nutricionistas da consultoria saúde em dia, para conhecer mais sobre as propriedades da Uva.

As Uvas elas têm um poder antioxidantes, que podem reduzir e combate de danos causados pelos radicais livres. E doenças cardiovasculares, o câncer, e vários problemas relacionados a idade.

Valor Nutricional da Uva:

A Uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A Uva, principalmente as escuras, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena.

A casca da Uva rosada possui uma substância cardio protetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose.

Por este motivo, o vinho e o suco de Uva são considerados alimentos funcionais, pois estudos científicos demonstram suas propriedades nutricionais no controle de doenças cardiovasculares. Confira Os 30 Benefícios da Uva Para Saúde:

Mantém a Longevidade:

A Uva clássica pode ser um daqueles alimentos surpreendentes devido aos fito nutrientes encontrados dentro deles. O resveratrol, encontrado principalmente na pele da fruta, mas também encontrado em sementes e na polpa da Uva, mostrou aumentar a expressão de três genes relacionados à longevidade.

Estudos indicam que o conteúdo de resveratrol varia significativamente com o fundo genético, mas geralmente, os totais do resveratrol são mais baixos nas folhas que nas peles dessa fruta. Isso significa que a pele é responsável por uma grande quantidade de benefícios nutricionais de Uvas, particularmente em estimular a longevidade.

Reduz Diabetes Tipo 2:

Evidências sugerem que os polifenóis nas Uvas e os produtos feitos a partir dela, podem reduzir a síndrome metabólica e prevenir o desenvolvimento de obesidade e diabetes tipo 2, atuando como moduladores multialvo com antioxidantes e efeitos anti-inflamatórios.

Prevenção de Doenças Cardiovasculares:

Já ouviu falar que tomar uma pequena dose de vinho todos os dias na hora do jantar pode ajudar a proteger o coração? Pois bem! Esse benefício se a uma substância presente na Uva, matéria-prima na fabricação da bebida, chamada de resveratrol, que tem a função de eliminar do sangue plaquetas causadoras de coágulos que podem entupir as artérias e, com isso, causar doenças cardiovasculares.

Sendo assim, é de extrema importância inserir o Benefício da Uva no cardápio diário para proteger o coração e evitar qualquer problema, como hipertensão e aumento do colesterol ruim (LDL).

Melhora a Digestão:

A Uvas também pode auxiliar no processo de digestão. Para isso, basta tomar o seu suco que, além de eliminar os ácidos no estômago, também pode prevenir ajudar o organismo a digerir melhor os alimentos. Em alguns países, o suco de Uva é chamado de “mosto”.

Combate a Prisão de Ventre:

As Uvas são consideradas frutas com alto poder laxante, devido à sua maior quantidade de fibras presentes principalmente nas suas cascas e sementes.

||→ Leia Agora!  Os 20 Benefícios do Salak Para Saúde

Com isso, junto ao ácido orgânico e à celulose, as fibras podem acalmar a membrana intestinal e estomacal, além de promover o aumento do bolo fecal, facilitar a sua excreção saudável e, portanto, combater a prisão de ventre.

beneficios da uva

Benefício da Uva Para Ajudar a Prevenir o Câncer:

Devido à presença de antioxidantes em sua composição, a Uva também pode ajudar na prevenção do câncer. Mais uma vez, graças à substância chamada resveratrol, que falamos anteriormente, além das proantocianidinas, a fruta pode ser utilizada para reduzir o metabolismo das células cancerígenas, combatendo vários tipos de cânceres, incluindo o de mama, o que mais atinge mulheres no Brasil.

Benefício da Uva Para Melhorar a Saúde dos Olhos:

Ainda por conta dos antioxidantes presentes em sua fórmula, as Uvas pode contribuir de forma positiva para a saúde dos olhos. Por isso, ela pode prevenir o desenvolvimento de doenças oculares, tais como catarata e degeneração macular, muito comuns em pessoas idosas. Além disso, esses nutrientes também podem combater o processo de oxidação e perda da visão.

Benefício da Uva por Fazer Bem Para a Pele:

Rica em antioxidantes e vitamina C, a Uva também é considerada uma grande aliada nos cuidados com a pele. Esses nutrientes podem eliminar a presença dos radicais livres e, portanto, prevenir o envelhecimento precoce. Sendo assim, é possível ficar livre de rugas, linhas de expressão e até manchas.

Para quem sofre com acnes, a fruta também pode ajudar nesse problema, bastando apenas consumir o seu suco para obter todos os benefícios em relação à melhora da saúde da pele.

Benefícios da Uva Para Saúde Cognitiva:

Os antioxidantes presentes nas Uvas, como o resveratrol, aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro, nutrindo os neurônios e combatendo os radicais livres, protegendo do estresse oxidativo e retardando o aparecimento de doenças cognitivas, como o Alzheimer e outras demências.

Benefícios da Uva na Recuperação Muscular e Diabetes:

O ácido úrico presente na Uva acelera a recuperação muscular em atletas após exercícios físicos. Para diabéticos, o resveratrol presente na Uva ajuda a reduzir a queda da glicemia em diabéticos.

Uva é uma Ótima Fonte de Energia:

Por ser rico em açúcar simples e minerais, como o ferro, o cobre e ácido fólico, a Uva é uma fruta que fornece energia instantânea, e aumenta a produção de sangue, sendo ideal para ser consumida antes de exercícios físicos.

Benefícios da Uva Para Pressão Arterial:

A alta concentração de potássio da Uva ajuda a manter os níveis de sódio no sangue, protegendo da hipertensão, AVC‘s e mantendo a pressão arterial.

Benefícios da Uva por Ajudar a Ter uma Visão Saudável:

A presença de uma grande variedade de antioxidantes na Uva ajudam a proteger a retina dos radicais livres que causam a sua degeneração, podendo levar a perda completa de visão.

beneficio da uva

Benefícios da Uva Para Prevenir o Câncer:

Sua atrativa cor roxa nos diz de antemão que possuem uma grande dose de antioxidantes, uma quantidade fantástica de radicais livres ao quais devemos somar compostos fenólicos, o Benefício da Uva é excelente para lutar contra o câncer.

Previnem Doenças Cardiovasculares:

Seus componentes, tais como os antocianos, taninos e flavonoides, são ideais para cuidar de nosso coração. Sua ação vasodilatadora evita que sedimentos se acumulem em nossas artérias, prevenindo problemas tais como a arteriosclerose.

Benefícios da Uva Para Evitar a Prisão de Ventre:

As Uvas roxas contêm uma dose muito característica de fibras, que atuam como laxantes sempre que as consumimos, incluindo suas cascas e sementes.

||→ Leia Agora!  Os 30 Benefícios da Fruta Pão Para Saúde

Benefícios da Uva Para Proteger Nosso Estômago:

Para melhorar a digestão, basta consumir suco natural de Uvas. O que em alguns países chamam de “mosto”.

Benefícios da Uva Para Evitar Infecções:

As Uvas roxas têm fortes propriedades antivirais e antibacterianas, são excelentes para limpar nosso sangue e nossos órgãos.

Benefícios da Uva por Conter Ácido Fólico:

Nutricionistas aconselham mulheres grávidas a consumirem Uvas roxas nos primeiros meses de gravidez, pois elas favorecem a divisão celular e a correta gestação do feto nas primeiras semanas.

 

uva

Benefícios da Uva Para o Coração:

As uvas aumentam os níveis de óxido nítrico no sangue, que impede a formação de coágulos sanguíneos. Portanto, as uvas são uma forma eficaz de reduzir as chances de ataques cardíacos. Além disso, os antioxidantes presentes nas uvas evitar a oxidação do colesterol LDL, que bloqueia os vasos sanguíneos é um contribuinte principal para várias condições coronárias.

Ela também tem pode antioxidantes agem como uma equipe de limpeza que ajudam na reducão de toxinas do sangue.

Benefícios da Uva Para o Asma:

Devido ao seu valor terapêutico bem conhecido, as uvas podem ser usadas como uma cura para o asma. Além disso, o poder de hidratação das uvas também é alta, aumentando a humildade presente nos pulmões ajudado na redução, dos ataques asmáticos.

Benefícios da Uva Para Saúde Óssea:

As uvas são uma fonte maravilhosa de micro-nutrientes como cobre, ferro e manganês, os quais são importantes na formação e força dos ossos. Adicionando uvas na sua dieta em uma base regular pode prevenir o aparecimento de condições relacionadas à idade, como a osteoporose.

O manganês é um elemento extremamente importante no corpo, o que ajuda em tudo, desde o metabolismo de proteínas, a formação de colágeno e funcionamento do sistema nervoso.

Benefícios da Uva Para Enxaqueca:

O suco de uva madura é um remédio importante para a cura de enxaquecas. Deve ser bebido no início da manhã, sem misturar a água.

Ironicamente, beber vinho tinto é muitas vezes considerada uma causa de enxaquecas, mais o extrato de suco de uva e de semente de uva é considerada uma solução para o problema.

Pode ser difícil identificar o culpado, uma vez que incluem desequilíbrios químicos, falta de sono, mudanças no clima, ou deficiências nutricionais. O Álcool causa a enxaqueca, mas as uvas têm tantos antioxidantes que eles podem causar a curar da doença.

Benefício da Uva Para Constipação:

As Uvas são bastante eficazes na superação ajudando a eliminar a constipação. Elas são classificadas como um alimento laxante, porque? Elas contêm ácido orgânico, açúcar e celulose.

Elas aliviam a constipação crônica por tonificar músculos intestinais do estômago. As uvas são rica em fibras insolúveis, significa que elas permanece intactas enquanto, elas se movem através do trato digestivo. Promovendo a formação e excreção de fezes saudáveis.

 

Benefícios Das Uva Para Indigestão:

As Uvas desempenha um papel importante na dispepsia. Eles aliviam o calor e cura indigestão e irritação no estômago. Elas também têm preferência sobre outros auxiliares digestivos porque elas são considerados um “alimento light”.

Benefícios Das Uva Para o Diabetes:

Extrato de pele de uva (GSE) exerce uma atividade inibidora da novela sobre hiperglicemia e pode ajudar no controle do diabetes.

uva-uva

Confira Também Outros Benefício da Uva Para Saúde:

Contêm Pouquíssima Gordura: As Uvas verdes contêm menos açúcar do que as roxas, são ricas em carboidratos e apresentam um sabor mais ácido.

Não contêm Colesterol e nem Sódio: São perfeitas para o bom funcionamento de nossos rins, de nosso fígado e intestinos. Dispõem de uma alta quantidade de potássio e são perfeitas para dietas.

||→ Leia Agora!  Os 12 Benefícios BUTIÁ Para SAÚDE

São Ricas em Minerais: Principalmente o Ferro e o Potássio. Graças a isso, podem ajudar na reconstituição de muitos dos tecidos de nosso organismo, melhorando o funcionamento do coração, estimulando a produção de células vermelhas, que ajudam na circulação de oxigênio no corpo.

Previnem o Câncer de Cólon, Próstata e o Alzheimer: Todos estes Benefícios da Uva estão relacionados às substâncias que conhecemos como Resveratrol e catequinas, que são potentes antioxidantes em nosso corpo, que, segundo muitos estudos, potencializam o poder do corpo em prevenir certas doenças.

Cuidam de Nossos Ossos: graças às vitaminas K e vitamina B1 presentes no Benefício da Uva, as Uvas verdes nos permitem manter a saúde de nossos ossos em perfeito estado por muito mais tempo.

Veja também Deliciosas Receitas Com Uva Para Acrescentar em Seu dia a dia, para que você possa manter a sua saúde em dia.

Receita de Doce de Uva com Brigadeiro:

Ingredientes:

  • 150 gramas de Uva moscatel ou Itália;
  • 1 colher (sopa) de margarina;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 xícara (chá) de creme de leite;
  • 2 colheres (sopa) de leite;
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo;
  • 200 gramas de chocolate ao leite

Como Fazer:

  • O primeiro passo para fazer o seu doce é lavar bem as Uvas e secá-las.
  • No caso de quem vai usar o tipo itália, depois é só cortá-las ao meio e retirar as sementes.
  • Feito isso, a próxima etapa do preparo é fazer o brigadeiro.

Para isso, coloque o leite condensado, ½ xícara (chá) de creme de leite, margarina e farinha dissolvida no leite em uma panela e leve ao fogo brando, mexendo até a mistura engrossar. Reserve.

  • Enquanto isso, prepare o ganache.
  • Coloque em uma panela o restante do creme de leite e leve ao fogo até ferver.
  • Quando isso acontecer, desligue o fogo e adicione o chocolate picado, mexendo bem até que ele derreta por completo.

Agora, pegue algumas taças individuais e coloque uma camada de Uva, outra de brigadeiro branco e cubra-as com o ganache. Depois, é só levar as taças à geladeira até chegar a hora de servir. Bom apetite!

Receita de Pavê de Uva e Chocolate:

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de requeijão;
  • 1 pacote de biscoito champanhe;
  • 1 pote de creme de avelã com chocolate;
  • ½ xícara (chá) de leite;
  • 1 lata de creme de leite gelado sem soro;
  • ½ xícara (chá) de Uvas em semente;
  • 200 gramas de chocolate branco picado;
  • Raspas de chocolate branco;
  • Chocolate em pó;
  • Uvas a gosto para decorar.

Como Fazer:

Primeiro, coloque o creme de avelã com chocolate junto com o requeijão em um liquidificador e bata bem até obter um creme homogêneo. Em seguida, umedeça o biscoito champanhe no leite e reserve.

Depois, ainda no liquidificador, coloque o chocolate picado em pequenos pedaços e o creme de leite e bata rapidamente. Agora, comece a montagem do seu pavê.

Em um refratário, faça camadas alternadas de biscoito umedecido, creme de avelã com chocolate e creme de leite batido com chocolate. Exatamente nessa ordem, até que todos os ingredientes acabem.

Finalize decorando a sua sobremesa com raspas de chocolate branco, chocolate em pó e Uvas. Prontinho! Pode servir à vontade!