Dicas de Saúde Frutas

→ Os 11 Benefícios do Abiu Para Saúde e Beleza!

→ Os 11 Benefícios do Abiu Para Saúde e Beleza!
Avalie esta postagem

Benefícios do Abiu são diversos. Pois o Abiu possui uma enorme quantidade de nutrientes que são de suma importância para mantemos nossa saúde em dia. Além do mais, o  Abiu é um fruto de casca lisa e amarela e a sua polpa é mucilaginosa, comestível e adocicada, apresentando cor alva ou amarelada. Trata-se do fruto do abieiro, árvore originária da região amazônica próxima às encostas andinas do Peru e do oeste da Amazônia brasileira, que pode chegar a atingir até 10 metros de altura. Por seu alto porte, o abieiro tem a função de sombreadora na agrofloresta.Os 11 Benefícios do Abiu Para Saúde e Beleza

Na região Norte do Brasil, este Fruto é bastante popular, sendo comum nas feiras e mercados e a presença da árvore em quintais ou pomares. Muito conhecido já nas civilizações pré-colombianas da América do Sul e Central, o abieiro se espalhou e cresce em quase todo o Brasil litorâneo. Esta fruta vem chamando a atenção devido ao seu valor nutritivo e aos benefícios que traz à nossa saúde.

Valor Nutricional do Abiu:

Entre as principais propriedades desta fruta podemos citar. adstringente, desinfetante, emoliente, amarga, nutriente e tônico. Possui as vitaminas B1, B2, B5 e C, sais minerais como o cálcio, fósforo e o ferro.

Esse fruto pode ser utilizado no tratamento de anemia, diarreia, disenteria, dor de ouvido, malária, otite, sapinho de boca de criança, terçol, pneumonia, bronquite, desnutrição, afecções pulmonares. A casca da planta é antidisentérica e baixa a febre. O azeite extraído das sementes é utilizado em inflamações na pele.

Confira Os 11 Benefícios do Abiu Para Saúde e Beleza:

Benefícios do Abiu Para Saúde dos Olhos:

Este Fruto Ajuda a combater moléstias da córnea. O Abiu é rico em vitamina C (frutas como acerola, goiaba, kiwi e laranja) e medicamentos ajudam a prevenir a mácula.

Proteger os olhos do sol também é importante, contra essa doença quanto contra a catarata. E a cor da lente dos óculos não interfere no bloqueio dos raios ultravioleta.Os 11 Benefícios do Abiu Para Saúde e Beleza

Benefícios do Abiu Para Combater a Anemia:

Esta Fruta é rica em clorofila, que funciona como um purificador sanguíneo. O elevado teor de vitamina C aumenta a velocidade de absorção de ferro. Beber suco do fruto aumenta regularmente o teor de hemoglobina no organismo para curar a anemia. Veja Também: Os 10 Benefícios do Brócolis Para Saúde

Benefício do Abiu Para Aliviar de Ouvido:

Este fruto ajuda na cura das infecções de ouvido e surdez. O óleo do fruto, cozido com pode lhe ajudar a tratar infecção no ouvido.

Benefício do Abiu Para Baixar a Febre:

A casca do abieiro é antidisentérica e baixa a febre, o azeite extraído das sementes do fruto abranda inflamações na pele. Além disso, sendo aplicado em forma de cataplasma sobre a região afetada. Veja Também: Febre – o que é, Causas e Tratamentos Naturais

Grandes Benefícios do Abiu Cutite Para Nossa Saúde:

  • O fruto auxilia na eliminação de toxinas;
  • O Abiu previne a formação de tumores;
  • O Abiu tem efeito benéfico contra a desnutrição;
  • O Abiu tem efeito benéfico contra a diarreia e disenteria ajudando na eliminação de toxinas;
  • O Abiu tem efeito benéfico contra a tosse ajudando no alivio da tosse;

Algumas Utilizações do Abiu:

O Abieiro é normalmente produzido para a obtenção do seu fruto. Além do que pode ser consumido em gelados e sobremesas ou ao natural. A polpa deste fruto também pode ser utilizada na produção de geleias e refrescos.

A sua produção e venda nem sempre são rentáveis, visto que pequenos insetos, como a mosca da fruta, podem danifica-los muito facilmente. Os principais danos são causados no interior dos frutos, em particular o apodrecimento da polpa.

Estes frutos atraem facilmente pequenos insetos e outras pragas. No entanto, em regiões onde a sua produção é pouco comum, esta espécie é muito pouco afetada pois não existem os seus predadores naturais.

Contraindicações:

Até o momento não foram registrados relatos de contraindicações nem de efeitos colaterais para o uso do fruto.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.