Os Benefícios do Ácido Fítico são excelentes. Mas, combater o câncer é o Benefício do Ácido Fítico que tem sido muito estudado. O Ácido Fítico também é conhecido como Fitato e tem alguns benefícios surpreendentes para a saúde.

O Ácido Fítico, também conhecido como fitato, é encontrado em grãos integrais, legumes, batatas, nozes e sementes. É demonizado no movimento paleo como um anti-nutriente, do qual devemos nos manter afastados.

Benefício do Ácido Fítico

A razão pela qual é referida como tal é que ela liga minerais como cálcio, ferro, potássio, magnésio, manganês e zinco, cobre e selênio, supostamente tornando-os insolúveis e, portanto, indisponíveis para absorção no trato intestinal de humanos.

A imagem não é tão clara, no entanto, e o Fitato também tem vários benefícios para a saúde. Este post destina-se a demonstrar que o Fitato não é o vilão que é retratado e é, em geral, mais saudável do que não.

Não defendemos a suplementação com Fitato, já que há uma oferta abundante de amidos e alimentos vegetais (em uma dieta de abstinência de lectinas, o fitato é removido principalmente).

O Fitato é capaz de ser absorvido em nosso trato gastrointestinal. Então, confira agora os Benefícios do Ácido Fítico Para Saúde:

Benefícios do Ácido Fítico Para Saúde:

1. Benefícios do Ácido Fítico Para o Alzheimer:

Efeitos neuroprotetores do Fitato foram encontrados em um modelo de cultura de células da doença de Parkinson. Verificou-se que também pode proteger contra a apoptose induzida por 6-hidroxidopamina, que causa o Parkinson.

Ao induzir autofagia, ele também pode proteger contra a doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

2. Benefício do Ácido Fítico Para Reparar o DNA:

Descobriu-se que o Fitato pode entrar nas células e ajudar os reparos de DNA a se romperem nos filamentos. Este é um mecanismo potencial pelo qual o fitato previne o câncer.

3. Ajuda a Combater Inflamações:

Este é outro rico Benefício do Ácido Fítico, diversos estudos descobriram que o Fitato diminui as citocinas inflamatórias IL-8 e IL-6 , especialmente nas células do cólon.

4. Benefícios do Ácido Fítico Para Saúde da Pele:

A radiação UVB danifica as células da pele, o que pode causar danos à pele, câncer e supressão do sistema imunológico. Estudos mostram que o Fitato protege as células da destruição induzida por UVB e os camundongos de tumores induzidos por UVB.

5. Benefício do Ácido Fítico Contra Pedras nos Rins:

Em ratos tratados com Ácido Fítico, calcificações nos rins foram reduzidas, o que sugere um potencial para prevenir cálculos renais. Em outro estudo com animais descobriu-se que inibiu a formação de cálculos de oxalato de cálcio.

Em um estudo em humanos, os níveis urinários de fitato em um grupo de formadores ativos de cálculos de oxalato de cálcio foram estudados e comparados com aqueles encontrados em pessoas saudáveis. O fitato urinário foi significativamente menor para os formadores de pedras.

Níveis baixos de fitato podem ser o motivo pelo qual os cálculos renais são um problema maior no mundo paleo.

6. Combate o Câncer:

Como relatado no inicio do artigo, este é um dos Benefícios do Ácido Fítico mais estudados. Descobriu-se que o Fitato ajuda a combater o câncer de osso, próstata, ovário, mama, fígado, colo-retal, leucemia, sarcomas e pele. Ele ajuda a suprimir a expressão de metaloproteinases de matriz e telomerase.

7. Benefícios do Ácido Fítico Contra a Gota:

Esta é mais uma descoberta por estudos realizados recentemente. Ao inibir a enzima xantina oxidase, o Ácido Fítico bloqueia o acúmulo de ácido úrico e pode ajudar a prevenir a gota.

8. Benefício do Ácido Fítico no Aumento de Flavonas:

O fitato é um potencial potenciador de absorção para produtos farmacêuticos / suplementos. A biodisponibilidade oral de isoramnetina, quempferol e quercetina foi aumentada pela co-administração de fitato.

Os principais mecanismos estão relacionados com a sua solubilidade e permeabilidade aquosas aumentadas na presença de fitato.

Benefícios do Ácido Fítico

9. Controla a Glicemia:

De acordo com estudos recentes este é outro Benefício do Ácido Fítico que tem sido bastante significativo. Estudos também mostraram que o fitato reduz os níveis de glicose no sangue em ratos e camundongos. Ele funciona em parte pela diminuição da taxa de digestibilidade do amido.

10. Benefícios do Ácido Fítico Contra o HIV:

O fitato inibiu a replicação do HIV nas linhagens celulares. Também foi foi benéfico apenas em um estágio de replicação precoce da infecção pelo HIV.

11. Benefício do Ácido Fítico Para Reduzir a Toxidade:

O Ácido Fítico é uma das poucas terapias quelantes usadas para remoção de urânio. O Fitato reduz a toxicidade das micotoxinas, o que pode ser explicado pela sua atividade antioxidante.

Também se liga a metais pesados, ferro e manganês. O ferro e o manganês são nutrientes dos quais normalmente obtemos muito, mas nem sempre. Se tivermos um excesso, isso pode ter efeitos negativos em nossa saúde.

12. Induz a Autofagia:

Sem sombra de dúvidas, este também é um dos excelentes Benefícios do Ácido Fítico. O Ácido Fítico foi encontrado para induzir a autofagia. A autofagia é um processo celular para degradação e reciclagem de proteínas indesejadas.

Foi recentemente reconhecido como uma resposta principal ao estresse celular e um importante regulador da função e sobrevida dos neurônios. Ela desempenha um papel na destruição de patógenos dentro de nossas células.

Como um processo de ‘controle de qualidade’, acredita-se que a autofagia seja particularmente benéfica em distúrbios neurodegenerativos – Alzheimer, Parkinson, ALS e Huntington. Isso ocorre porque esses distúrbios são, em parte, caracterizados pelo acúmulo de proteínas causadoras de doenças de forma incorreta.

Pesquisas sugerem que a autofagia é necessária para os efeitos prolongadores da restrição calórica e para grande parte dos benefícios para a saúde do exercício. A inibição da mTOR aumenta a autofagia, que é parte da razão pela qual a inibição da mTOR aumenta a longevidade.

13. Benefícios do Ácido Fítico Para Saúde Intestinal:

A suplementação com Ácido Fítico aumentou o tempo de trânsito intestinal e resultou em absorção mais eficiente de nutrientes. O fitato também protege as células intestinais de certas toxinas – pelo menos em porcos.

14. Benefício do Ácido Fítico Para Saúde Óssea:

O consumo de fitato teve um efeito protetor contra a osteoporose. O baixo consumo de fitato é um fator de risco para osteoporose. O consumo adequado de fitato pode desempenhar um papel importante na prevenção da perda de densidade mineral óssea em mulheres na pós-menopausa.

15. Possui Ação Antioxidante:

Este é um dos principais Benefícios do Ácido Fítico. O Ácido Fítico protege contra a lesão hepática relacionada ao álcool, bloqueando os radicais livres e elevando os potenciais antioxidantes.

A ação antioxidante do Ácido Fítico é resultado da inibição da Xantina Oxidase e da “prevenção da formação de complexos ADP-ferro-oxigênio”. Também foi capaz de proteger o DNA dos radicais livres. Assar / cozinhar alimentos com Fitato melhorou a capacidade antioxidante.

16. Benefícios do Ácido Fítico Contra o Colesterol Ruim:

O Ácido Fítico reduz os triglicerídeos e aumenta as lipoproteínas de alta densidade. Estudos descobriram que o fitato reduz os triglicerídeos e aumenta o colesterol HDL (o bom) em ratos.

Ácido Fítico

Efeitos Colaterais do Ácido Fítico:

O Fitato foi mostrado para inibir enzimas digestivas tais como a tripsina, pepsina, α-amilase, e beta-glucosidase. A Inibição alfa-amilase é utilizada por diabéticos para retardar a absorção de glicose, de modo que não é realmente má.

Diz-se que o Fitato em excesso causa alguns problemas gastrointestinais, mas não encontraram provas científicas disso. Não houve efeitos GI prejudiciais em ratos alimentados com quantidades significativas de fitato. Acreditamos que a irritação gastrointestinal de alimentos com fitato é realmente proveniente de lectinas dietéticas .

O Ácido Fítico pode se ligar a certos minerais, mas na maior parte, não é um problema. O principal mineral que você deve se preocupar é o zinco, e é por isso que você deve suplementá-lo se tiver uma dieta à base de plantas.

Os 16 Benefícios do Ácido Fítico Para Saúde!
4.7 (94.38%) 96 votes

Recomendados Para Você:

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.