Benefícios do Alecrim Para Saúde que muitas pessoas utilizam. Além disso, melhorar a saúde mental é um rico Benefício do Alecrim. No entanto, o Alecrim é uma das ervas mais populares de todo o mundo. Seus Benefícios são usado como remédio e tempero desde a antiguidade. Há registro de milhares de anos atrás com o Benefícios do Alecrim sendo usado como uma erva medicinal para aliviar dores musculares, melhorar a memória, o crescimento do cabelo, o sistema imunológico e o circulatório.

beneficio do alecrim Esta erva, nativa do mediterrâneo, é usada como tempero no mundo inteiro, possui um gosto cítrico e amadeirado, principalmente para temperar carnes brancas, como porco e galinha. Vamos explorar neste artigo Para que Serve o Alecrim e suas Propriedades.

Os Benefícios do Alecrim são conhecidos há milênios. No século XIV, começou a se fazer óleo desta erva, que era usado em um cosmético popular na época: A Água da Rainha da Hungria. Mais tarde, nos séculos XVI e XVII, a erva passou a ser usado como um digestivo.

A erva pertence a família Lamiaceae, a mesma do hortelã, e também é muito usada para dar cheiro – tanto à comida quanto a aromatizantes. A Erva pode ser usado fresco, seco, em pó, óleo ou chá. Todos com propriedades importantes para a saúde e o funcionamento do corpo como um todo.

Propriedades do Alecrim:

Os Benefícios do Alecrim são numerosos. Muitas das propriedades que povos da antiguidade acreditavam que a erva possuía, ele de fato possuí. Ele é rico em fibras, vitamina B, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio e praticamente não possui contraindicações. Vamos entender agora Para que Serve o Alecrim e quais são as propriedades de destaque.

Alecrim Para que Serve?

A erva vem sendo usado em muitas cerimônias religiosas e também no tratamento de várias doenças devido às suas propriedades antioxidantes. Estudos apontam que o consumo da erva auxilia na melhoria de problemas no fígado, cérebro e coração. A seguir, conheça algumas das indicações. Veja Agora Detalhadamente Os 25 Benefícios do Alecrim Para Saúde:

Benefícios do Alecrim Para Saúde:

1. Benefícios do Alecrim No Combate à Tosse, Gripe e Asma:

Por ser estimulante natural, o Benefício do Alecrim é indicado no controle da tosse e da gripe, além dos Benefícios do Alecrim combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pela erva devido a sua excelente ação expectorante.

2. Benefícios do Alecrim No Controle da Pressão Arterial:

A planta medicinal desta planta também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

3. Auxilia o Tratamento de Dores Reumáticas e Contusões:

Uma solução natural para o reumatismo que ajuda a aliviar as dores é utilizar compressas de Alecrim. Pode-se aplicar a erva in natura ou o óleo essencial. Também é eficaz no tratamento de entorses e contusões.

beneficios do alecrim

4. Benefícios do Alecrim Como Diurético:

O Benefícios do Alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. O chá desta planta é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.

5. Benefícios do Alecrim Na Redução de Gases Intestinais:

Doses diárias do chá ou da tintura da planta são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.

6. Benefícios do Alecrim No Combate o Estresse:

Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o Benefício do Alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.

7. Benefício do Alecrim No Tratamento de Hemorroidas:

Para o tratamento via oral de hemorroidas inflamadas, o consumo da tintura do Benefício do Alecrim, por mais de dez dias, pode ser bastante eficaz.

8. Funciona Como um Ótimo Antibiótico Natural:

Devido as suas propriedades medicinais a planta contém ação antibiótica, sendo mais eficaz contra Escherichia coli, Salmonella typhi, S. enteritidis e Shigella sonei, que causam infecção urinária, vômito e diarreia.

Apesar disso não deve excluir a toma de medicamentos indicados pelo médico, mas é uma excelente forma de se recuperar mais rápido.

9. Funciona Como Um Excelente Diurético:

O chá desta erva é um excelente diurético natural podendo ser usado em dietas para emagrecer e combater a retenção de líquidos no corpo. Ele aumenta a produção de urina, o que estimula o corpo a eliminar o máximo de líquidos retidos e toxinas, melhorando a saúde.

10. Benefício do Alecrim No Combate Ao Cansaço Mental:

Estudos já comprovaram os Benefícios do Alecrim para o funcionamento cerebral, vem sendo uma boa alternativas para períodos de stress como antes e durante provas e testes, ou antes e depois de reuniões de trabalho muito importantes.

Além disso, as propriedades do Alecrim parecem combater o Alzheimer, evitando a perda de memória, mas mais estudos devem ser realizados para que ele possa ser usado na produção de medicamentos contra o Alzheimer.

11. Benefícios do Alecrim No Controle da Diabetes:

O chá de Alecrim também ajuda a manter a diabetes sob controle porque é capaz de baixar a glicose e aumentar a insulina, o que ajuda no dia a dia do diabético. Sua toma não exclui a necessidade de uma dieta adequada e do uso de medicamentos recomendados pelo médico, mas pode ser possível diminuir a dose dos antidiabéticos orais, por exemplo, sob orientação médica.

alecrim

12. Benefícios do Alecrim No Combate a Inflamação:

O consumo do chá de Alecrim também é bom para combater inflamações, aliviando a dor, edema e desconforto. Nesse caso pode ajudar a combater a inflamação nos joelhos, tendinite e até mesmo a gastrite, que é a inflamação no estômago.

||→ Leia Agora!  Os 15 Benefícios da Clorofila Para Saúde

13. Benefícios do Alecrim Por Evitar a Trombose e Melhora a Circulação:

O Alecrim tem efeito anti-trombótico sendo útil para quem sofre com problemas circulatórios ou que precisam ficar de repouso na cama, por alguns dias, nesse caso, ele melhora a capacidade do sangue circular e evita a formação de trombos, que poderiam obstruir a circulação. Nesse caso ele é particularmente indicado para ser tomado depois de uma cirurgia, por exemplo.

14. Benefícios do Alecrim Por Ajudar e Combater o Câncer:

Estudos em animais apontam que o rosmaninho é capaz de diminuir a ação tumoral, no entanto ainda são precisos mais estudos para identificar exatamente como essa planta poderá ser usada para produção de medicamentos contra o câncer.

15. Benefícios do Alecrim Por Deixar o Cabelo Mais Bonito:

Além de tudo isso, o chá de Alecrim sem açúcar pode ser usado para lavar o cabelo, porque ele fortalece os fios, combate a oleosidade excessiva, combatendo a caspa, e facilita o crescimento do cabelo, porque melhora a micro circulação do couro cabeludo.

16. Funciona Como Desintoxicante:

Por ser um diurético natural, ajuda a desintoxicar o corpo, colocando para fora patógenos, sais, toxinas e até mesmo o excesso de gordura. Um corpo sem toxinas leva a menor risco de cirrose, problemas no fígado e uma pele mais bonita.

17. Benefícios do Alecrim Para Melhorar a Memória e Concentração:

Estudos mostram que o Alecrim funciona como um estimulante para toda as funções cognitivas, melhorando a memória, concentração e raciocínio lógico. Apesar de ainda precisar de mais pesquisas para explicar como a planta atua, é um bom sinal que a erva é usada com estes objetivos há milhares de anos.

18. Benefícios do Alecrim Para o Sistema Neurológico:

Pesquisas apontam que a erva melhora o sistema neurológico como um todo e evita o envelhecimento cerebral. Ele possui ácido carnósico, que ajuda o corpo e evitar e reverter danos no cérebro.

19. Melhora o Sistema Digestivo:

Entre os Benefícios do Alecrim está um sistema digestivo saudável. Estudos apontam que Alecrim melhora o sistema digestivo como um todo, evitando azia, gases, constipação, diarreia e falta de apetite. Ainda ajuda a regular todo o sistema gastrointestinal e os movimentos do intestino.

20. Benefícios do Alecrim Como Antibacteriano Natural:

Pesquisas também apontam que a erva tem propriedades antibacterianas, especialmente úteis contra infecções bacterianas no estômago, que podem levar a úlceras e outras doenças mais graves. Incluir a planta na dieta diária pode evitar doenças causadas por bactérias.

Outros Benefícios do Alecrim Para Saúde:

  • Combate bronquite e resfriado;
  • Combate a caspa e queda de cabelo, nesse caso além de beber o chá você pode lavar o
  • cabelo com ele também;
  • É ótimo pra diabéticos pois auxilia o corpo a assimilar açúcar;
  • Muito eficaz no combate de arritmia cardíaca e problemas cardiovasculares;
  • Melhora o funcionamento do fígado e acelera o metabolismo;
  • Combate dores musculares e tendinite;
  • É sudorífero e digestivo;
  • Auxilia na recuperação de memória;
  • Combate queimaduras e lesões na pele;
  • Regula a temperatura do corpo de forma equilibrada.

Como Usar o Alecrim?

A erva, usado como um tempero, é a melhor forma de se obter praticamente todos os benefícios listados aqui. Para tanto, para aplicar suas folhas e ramos em saladas ou ainda grãos, como arroz, por exemplo. Carnes também tem seu sabor extremamente ressaltado com o uso da planta. Principalmente carnes brancas como frango ou carne suína. Como seu sabor é forte, é recomendável não usar em grande quantidade, para que não tome todos os alimentos.

O chá de alecrim, bem como uso fitoterápico recomendado acima para enxaquecas, também são outras formas interessantes e recomendadas de uso. E independente da forma de uso, ele traz vários benefícios e sem grandes riscos para a saúde. Deixe nos comentários quais dos benefícios foram mais efetivos no seu corpo, e quais formas você sugere. Até a próxima!

Receita do Chá de Alecrim:

alecrim beneficios

Ingredientes:

  • 4g de folhas secas de alecrim
  • 150 ml de água em ponto de fervura

Modo de Preparo:

  • Adicionar a planta na água fervente e deixar repousar por 3 a 5 minutos, devidamente tapado.
  • Tomar ainda morno, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.
  • O mesmo chá pode ser usado para lavar o cabelo.

Além de ser utilizado na forma de chá, a erva pode ser utilizado como erva aromática para temperar os alimentos e está disponível na forma seca, em óleo ou fresco. O óleo é especialmente utilizado para adicionar à água de banho ou para fazer massagens em locais doloridos.

Chá de Alecrim Aborta?

Por possuir inúmeras propriedades químicas, não é aconselhável a ingestão do chá para mulheres gestantes ou que estejam planejando ter um bebê, pois os componentes presentes na erva podem vir a prejudicar o feto. O ideal é sempre buscar orientação médica nesses casos para um melhor acompanhamento.

Dosagem do Chá de Alecrim:

Uma meta-análise encontrou doses de extrato desta planta a 0,1-100 μg / mL para ser mais eficaz no combate ao câncer. No entanto, uma dose eficaz para uso humano não foi estabelecida devido à ampla gama de concentrações utilizadas em diferentes estudos.

No geral, a planta é classificada como segura pelo FDA e tem toxicidade muito baixa em ratos, mesmo em altas concentrações e longos períodos de tempo. Recomenda-se a ingestão diária de 4-6 g de suplementos secos de folhas / ramos da planta e 2-4 mL de extratos líquidos três vezes ao dia.

Quais Os Efeitos Colaterais do Alecrim?

A Planta é muito saudável, apenas em doses extremamente grandes pode causar alguns problemas como vômitos, espasmos, coma e líquido nos pulmões. A Erva pode causar problemas em mulheres grávidas ou em amamentação, pois estimula a menstruação e aborto espontâneo.

alecrim para que serveA erva possui uma substância similar à aspirina, chamada salicilato, que pode causar alergia em quem é alérgico a,o remédio. Também por aumentar o risco de hematomas, deve ser evitado para quem já tem pré-disposição, assim como que sofre com convulsões.

Ela também pode afetar o funcionamento de alguns medicamentos. Por ser um diurético natural, ela pode afetar o uso de diuréticos e medicamentos com lítio (usado em tratamento de episódios maníaco-depressivos). A erva também pode afetar anticoagulantes e inibidores de ECA.

Os 30 Benefícios do Alecrim Para Saúde
Avalie Este Post!

Recomendados Para Você: