O Amaranto é uma planta pouco comum, e os seus grãos são a parte mais usada. Pois os benefícios do Amaranto são mais bem aproveitados através de seus grãos.

Aliás, o Amaranto (Amaranthus sp.) é uma planta originaria do Peru pouco conhecida no Brasil, mas que vem despertando cada vez mais o interesse dos consumidores e da indústria de alimentos em razão de suas propriedades nutricionais, funcionais e agrícolas.

beneficios do amaranto

Os grãos de Amaranto são extremamente ricos em proteínas, gorduras e minerais, principalmente quando comparado a outros cereais. Além disso, a proteína presente nesse grão é considerada de alto valor biológico, contendo todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso corpo não é capaz de produzir. Além disso, ele também é rico em fibras, vitaminas e minerais, tornando-o um alimento extremamente benéfico à saúde!

Valor Nutricional do Amaranto

O Amaranto se destaca por ser rico em proteínas com alto valor biológico e que por isso fazem com que o alimento seja uma ótima opção para vegetarianos, idosos e praticantes de atividades físicas. O alimento ainda possui mais cálcio do que a maiorias dos outros cereais.

Além disso, como ele possui baixas quantidade de ácido fítico, taninos e oxalatos, a biodisponibilidade do cálcio é alta, ou seja o mineral consegue ser bem aproveitado pelo organismo. Contudo, o alimento não é um substituto do leite. Enquanto, uma xícara de leite integral possui 290 mg de cálcio, a quantidade recomendada de Amaranto, 45 gramas, conta com somente 72 mg.

O cálcio, juntamente com o magnésio e o fósforo, que estão presentes em altas quantidades no Amaranto, são bons para a saúde dos ossos e dentes. O alimento conta também com boas quantidades de ferro. A deficiência de ferro pode levar a anemia e ele é considerado um cereal ideal fornecer boas quantidades deste mineral. Confira, Os Benefícios do Amaranto Para Saúde:

Benefícios do Amaranto Para Proteger os Ossos

O grão de Amaranto possui duas vezes mais cálcio que o leite, portanto é um superalimento para a saúde óssea. As altas concentrações de cálcio biodisponível – que possui melhor absorção no organismo – atuam no aumento da densidade mineral óssea e ajuda a prevenir ou retardar o aparecimento da osteoporose.

Fortalece o Cabelo

No caso de você está sofrendo com queda de cabelo, consuma folhas de Amaranto todos os dias para se livrar de seus problemas de cabelo. Estas folhas agem como um poderoso remédio natural para prevenir a perda de cabelo e fortalecer seu cabelo.

Benefício do Amaranto Para Aumentar a Imunidade

O aumento da imunidade também é um dos benefícios do Amaranto, graças às altas concentrações de vitamina C, que estimula a produção de glóbulos brancos e contribui com a reparação de células devido ao seu papel na produção de colágeno.

Controla o Colesterol

O Amaranto atua na redução dos níveis de colesterol no sangue graças a vários componentes presentes no grão, como ômega 3, fibras, proteínas e substâncias antioxidantes. O equilíbrio dos níveis de colesterol ajuda a reduzir a ocorrência de aterosclerose e outras doenças cardíacas.

Benefícios do Amaranto Para Eliminar as Varizes

As veias varicosas podem ser feias e embaraçosas à medida que envelhecemos. O Amaranto contém uma substância chamada rutina, que tem sido diretamente ligada à eliminação de varizes e a alta concentração de vitamina C, um componente importante na produção de colágeno, que também ajuda a reparar e fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos.

Auxilia na Perda de Peso

Um dos benefícios do Amaranto mais conhecidos é o seu potencial emagrecedor. Ele é rico em fibras solúveis que dilatam ao entrar em contato com líquidos no interior do estômago, transformando-se em uma espécie de gel que causa a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

beneficio do amaranto

Benefício do Amaranto Para Prevenir o Câncer

Alguns estudos sugerem que a prevenção do câncer seria um dos benefícios do Amaranto. Isso graças a um peptídeo – similar à lusanina, encontrada na soja – e que teria ação anticancerígena, impedindo o crescimento de tumores. Além disso, ele contém o antioxidante esqualeno que diminui o afluxo do sangue aos tumores.

Não Possui Glúten

O Amaranto não possui glúten, ou seja, pode fazer parte de dietas voltadas para pessoas com doença celíaca, caracterizada pela intolerância ao glúten.

Benefícios do Amaranto Por ser Rico em Fibras

O grão é um alimento rico em fibras. Isso faz com que você se sinta saciada e retarda a absorção de açúcares.

Benefício do Amaranto Para Regular a Pressão Arterial

O Amaranto é rico em peptídeos que inibem o funcionamento de enzimas que elevam a pressão arterial, atuando em sua regulação e, consequentemente, ajudando na prevenção e tratamento da hipertensão.

Os níveis de potássio encontrados neste grão também contribuem com a saúde vascular, provocando o relaxamento dos vasos sanguíneos por suas propriedades vasodilatadoras, reduzindo a tensão nas artérias e melhorando o fluxo do sangue.

Melhora a Constipação

Esse grão é tradicionalmente dado a pacientes que se recuperam de doenças. É a mistura de aminoácidos que permite a fácil digestão, melhorando a constipação intestinal.

Ajuda no Ganho de Massa Muscular

O Amaranto é eficiente no ganho de massa muscular graças à alta concentração de proteínas – cerca de 30% a mais que na farinha de trigo, arroz e aveia – sendo comparada em nível proteico ao soro de leite.

Possui cerca de 15% de “proteínas completas”, ou seja, aquelas com alto teor biológico, com todos os aminoácidos essenciais para criar proteínas utilizáveis dentro do corpo.

As proteínas desse grão atuam na reparação de micro lesões ocasionadas por processos fisiológicos resultantes da prática de atividades físicas e ajudam na formação de novas fibras musculares.

Auxilia o Sistema Digestivo

A elevada quantidade de fibras alimentares contidas nesse alimento contribui para a melhora do sistema digestivo. Entre os benefícios do Amaranto estão a redução de flatulências e dores abdominais e o tratamento da prisão de ventre e de úlceras gástricas. Além disso, as fibras aumentam a eficiência de absorção de nutrientes.

Confira Também Nosso Vídeo Com Outros Benefícios do Amaranto Para Saúde:

Receitas com Amaranto

Esse alimento pode ser consumido na forma de grãos, farinha ou flocos. Os grãos podem ser cozinhados e consumidos junto à saladas, sopas, molhos e outros alimentos. Também a partir dele é possível fazer um chá.

Os flocos são comumente misturados à frutas e iogurtes, e a farinha pode ser usada no preparo de bolos e pães. Além destas formas de consumo, ele pode ser encontrado também na forma de óleo, cujo uso é mais indicado para quem busca controlar as taxas de colesterol.

Bolo de amaranto e banana passa

Ingredientes:

  • 1 xícara dos flocos de Amaranto
  • meia xícara do amido de milho
  • 1 xícara de chá da banana passa picada
  • 1 colher de chá do sal
  • 1 ovo
  • meia xícara da farinha de aveia
  • 1 xícara do açúcar mascavo
  • 1 banana amassada
  • 1/3 de xícara da margarina
  • 1 colher e meia do fermento para pão
  • ¼ de xícara do leite ou leite de soja

Modo de Preparo:

Iniciar batendo ovo e açúcar. Na seqüência, colocar a margarina e banana amassada. Quando misturar, interromper a bater, e dispor o amido de milho. Misturar usando a colher até incorporação do amido em massa. Após isso, retornar a bater e acrescentar farinha e sal.

Parar mais uma vez de bater para acrescentar os flocos e banana passa. Fazer mistura usando colher até que o Amaranto seja incorporado em massa.

Retornar a bater e adicionar o leite. Dispor a mistura na forma untada, espalhar e adornar usando rodelas da banana. O açúcar e canela a gosto são polvilhados. Em forno pré-aquecido, com temperatura média, dispor a forma para que seja assado durante 40 a 45 minutos e está pronta esta receita com o ingrediente especial Amaranto que é saudável.

amaranto

Contra Indicações

A princípio, não há contraindicações ao consumo das sementes de Amaranto, porém, alguns casos devem ser avaliados com mais critério. São eles:

  • Diabéticos: O Amaranto é um alimento que apresenta alto índice glicêmico, dessa forma, os diabéticos ou pessoas propensas a desenvolver a doença deverão consumi-lo em moderação;
  • Doentes renais: A alta concentração de proteínas poderá sobrecarregar os rins;
  • Mulheres grávidas: Não há informações suficientes e confiáveis que assegurem a segurança do consumo do Amaranto nessa fase, e também durante a amamentação;
  • Reações alérgicas ao alimento: Embora não seja alergênico, cada caso é um caso, portanto, qualquer alteração observada após o consumo, interrompa imediatamente.
Os 13 Benefícios do Amaranto Para Saúde
4.8 (96.19%) 63 votes

Recomendados Para Você:

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.