Benefícios do Amendoim Para Saúde e Beleza do nosso corpo. Além disso, Combater o Câncer é um Excelente Benefício do Amendoim. No entanto, o Amendoim pode ser classificado corriqueiramente como castanha devido ao seu perfil nutricional, porém, ele pertence à classe botânica das leguminosas, ou seja, é parente do feijão, lentilha, ervilha etc. Iremos explorar a seguir os Benefícios do Amendoim, mostrando as propriedades para saúde e boa forma.

beneficios do amendoimO nome científico da planta que produz o Amendoim é Arachis hypogaea. Ela é nativa da América do Sul e cultivada desde a antiguidade, quando era muito importante para a dieta de populações nativas na América do Sul e no México, como os astecas.

O Amendoim se tornou bastante popular em todo o mundo quando passou a ser cultivado em larga escala nos Estados Unidos, no século XIX. Neste artigo abordaremos os Benefícios do Amendoim Para a Saúde humana, quais as suas principais propriedades e para que serve. Agora Veja Os 30 Benefícios da Amendoim Para Saúde:

1. Benefícios do Amendoim Para Proteger o Sistema Nervoso:

Em 20g de Amendoim, uma porção pequena, encontramos cerca de 2,5 mg de niacina, ou vitamina B3, o que corresponde a 15% da ingestão diária recomendada. Assim o Amendoim pode ser uma excelente fonte alimentar para garantir o suprimento adequado dessa vitamina.

O consumo regular de alimentos ricos em niacina foi indicado por estudos como sendo protetor contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e o declínio cognitivo que se apresenta com o avanço da idade.

2. Benefícios do Amendoim Contra o Câncer:

Pesquisas demonstraram que devido à presença de algumas substâncias como fitoesteroides, ácido fítico, ácido fólico e resveratrol, o Amendoim pode ajudar na prevenção do câncer de cólon, que é o terceiro câncer mais comum e um dos mais letais.

Em um grande estudo de mais de 10 anos e 20 mil voluntários, comer Amendoim pelo menos duas vezes por semana foi associado a um risco 58% menor de desenvolver câncer em mulheres e 27% em homens.

Portanto, o consumo frequente deste alimento pode ser mais um aliado na luta contra essa doença tão grave que é o câncer.

3. Benefício do Amendoim Para Evitar Cálculo Biliar:

Em outro estudo bastante grande, realizado por vinte anos com mais de 80 mil mulheres, mostrou que quem consumia pelo menos 28g de Amendoim, pasta de Amendoim ou outras castanhas por semana, apresentou um risco até 25% menor de desenvolver cálculo biliar.

Benefícios do Amendoim por Ser Rico em Antioxidantes:

Pesquisas recentes demonstraram que o grão contém quantidades consideráveis de antioxidantes, se aproximando das quantidades encontradas em amoras e morangos.

As substâncias com efeito antioxidante mais importante são os polifenóis, especialmente o ácido p-cumárico.

A concentração desse ácido pode ainda ser aumentada em até 22% quando o Amendoim é torrado. Ele contém também vitamina E, outro potente antioxidante. Os antioxidantes combatem os radicais livres, cujos danos ao organismo levam ao envelhecimento precoce, doenças cardíacas, e até câncer.

Benefícios do Amendoim na Prevenção do Diabetes:

Pesquisadores descobriram que consumir, pelo menos 5 vezes por semana, uma quantidade de 2 colheres de sopa de manteiga deste grão, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes em quase 30%. A pesquisa foi publicada no Journal of the American Medical Association.

Um maior número de estudos e investigações sobre esse benefício do Amendoim devem ser realizados, porém já podemos considerar o resultado como um potencial do alimento.

8. Fonte de Gorduras Boas:

Como vimos, a maior parte das gorduras presentes no Amendoim são monoinsaturadas ou poli-insaturadas, se destacando o ácido graxo insaturado ômega-6. Esse tipo de gordura, também presente em alimentos como o azeite de oliva e o abacate, é comprovadamente benéfico à saúde cardíaca, melhorando níveis de colesterol total, colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos.

Além disso, as gorduras não podem ser suprimidas da alimentação como muitas pessoas podem pensar, pois isso pode afetar muito o metabolismo. A chave para uma dieta saudável está em obter a quantidade correta de gorduras, de fontes boas, como o Amendoim.

9. Benefício do Amendoim por Fornecer Vitaminas e Minerais:

Um suprimento adequado de vitaminas e minerais é fundamental para a eficiência das reações metabólicas e manutenção da saúde como um todo. O grão contribui, portanto, também ao nos fornecer boas quantidades desses nutrientes, entre eles o cobre, manganês, zinco, ferro, selênio, vitaminas E, B3, B6, B5 e folato.

A quantidade de manganês é bastante representativa, 30 g desse grão contêm aproximadamente 0,8 mg do mineral o que corresponde a quase 40% da nossa necessidade diária. O manganês está envolvido em uma série de processos fisiológicos como remoção de substâncias tóxicas ao organismo, crescimento dos tecidos, cicatrização, etc.

10. Previne Contra o câncer:

O Amendoim contém ácido fólico, fitosteróis, ácido fítico e resveratrol, que têm propriedades anticancerígenas atuando na prevenção do câncer. Também possui ácido oleico, um antioxidante que inibe o crescimento de tumores restringindo o metabolismo de células cancerosas.

amendoimAs concentrações de antioxidantes poli-fenólicos impedem o câncer de estômago, enquanto os ácidos graxos monoinsaturados mostraram-se eficazes em retardar o aparecimento do câncer de mama.

11. Benefício do Amendoim por Auxiliar na Perda de Peso:

O Grão é uma excelente fonte de fibras (2 gramas do nutriente em duas colheres de sopa) e possui a combinação de três macronutrientes essenciais – gordura, proteína e carboidrato – aumentando a saciedade, reduzindo a vontade de comer e evitando a sensação de privação, comum em dietas restritivas.

Ou seja, apesar de rico em gorduras (boas) e calórico, o grão em pequenas quantidades, reduz a fome e evita o consumo de outros alimentos ricos em açúcar e gorduras ruins, sendo um bom coadjuvante do emagrecimento.

O grão também contem ácidos graxos monoinsaturados que aceleram o metabolismo e ajudam na redução da gordura abdominal.

12. Benefícios do Amendoim Para Defesa Das Células:

Benefício do Amendoim por conter antioxidante, vitamina A, vitamina E ajuda a proteger as células dos radicais livres que danifica a estrutura celular.

13. Auxilia na Saúde da Gravidez:

Os Amendoins são uma boa fonte de folato, que é necessário para mulheres grávidas para assegurar um bom crescimento de células e nervos nos fetos.

14. Benefícios do Amendoim por Ajudar Regular o Colesterol:

Os Amendoins são rico em ácido oleico, ajuda na regulação do nível de colesterol no sangue diminuindo o nível de colesterol ruim.

15. Benefício do Amendoim Para Risco de Alzheimer:

Os Amendoins fornecem a proteção contra a doença de Alzheimer, bem como outros declínios cognitivos relacionados à idade, uma vez que é um dos bons alimentos ricos em niacina.

16. Benefício do Amendoim Para Proteger a Pele:

A vitamina E neste grão ajuda na manutenção da integridade das células da mucosa e da pele. Isso os protege dos radicais livres que causam grandes danos.

17. Benefício do Amendoim Para Defesa Das Células:

Os Amendoins por conter antioxidante, vitamina A, vitamina E ajuda a proteger as células dos radicais livres que danifica a estrutura celular.

Outros Benefícios do Amendoim Para Saúde:

  • Redução do estresse, pois ele contém triptofano, essencial para regular o humor;
  • Combate os radicais livres conferindo uma pele mais bonita e um organismo resistente a
  • inúmeras doenças, inclusive ao câncer;
  • Melhora a memória devido ao aumento do fluxo sanguíneo no cérebro;
  • Ajuda no processo de emagrecimento por causa da presença dos ácidos graxos
  • essenciais;
  • Melhora a energia dando mais disposição para os treinos;
  • O Amendoim supre boa parte da necessidade proteica diária dos veganos (vegetarianos
  • estritos)
  • Benéfico para a formação do tubo neural do bebê, devido ao ácido fólico
  • Protege contra doenças cardiovasculares por combater colesterol ruim e triglicérides
  • Amendoim pode emagrecer, pois garante a saciedade por mais de duas horas
  • Reduz o colesterol ruim.

Como Consumir o Amendoim:

O grão torrado em sua forma in natura é a maneira mais indicada de consumo. Com ele é possível fazer pequenas porções para lanches da tarde, lembrando que a quantidade não deve ultrapassar 40 gramas diárias.

A oleaginosa é especial, também, para o preparo de deliciosos pratos que aproveitem os seus benefícios. Por isso, separamos duas incríveis receitas com grão para você fazer em casa e surpreender a sua família e os seus convidados.

Receita de Pasta de Amendoim:

pasta de amendoim

Ingredientes:

  • 2 xícaras de Amendoim torrado;
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
  • 2 colheres de açúcar mascavo.

Modo de Preparo:

  • Caso tenha somente os amendoins crus, coloque eles em uma assadeira e leve-os ao forno de 180 graus, por 10 minutos, e espere eles torrarem por inteiros;
  • Depois de frios, remova as cascas;
  • Pegue os amendoins torrados e coloque-os no processador ou liquidificador até que virarem uma farofinha;
  • Bata por bastante tempo – ele precisa soltar o óleo que tem dentro, e isso pode ser visto quando começar a grudar nas paredes do processador;
  • Depois, adicione o óleo vegetal e o açúcar e continue batendo bastante até formar uma pasta;
  • Depois de pronta, coloque em pote com tampa e guarde na geladeira.

A pasta de Amendoim tem validade de 1 mês na geladeira e 2 semanas fora dela. Caso queira fazer uma quantidade maior, dobre a receita.

História e Geografia do Amendoim:

A pesar de ser associado ao conjunto das castanhas, o grão não faz parte desse time, ele é parente próximo do feijão e da soja, leguminosas que também são muito fortes na nossa cultura. Vale acrescentar também, como título de curiosidade, que o queridinho do Brasil é nativo da América do Sul, e é cultivado desde os primórdios dos povos ancestrais sul-americanos.

O México também possui muito contato com o grão, em especial a grande civilização Asteca, que utilizava em suas receitas a leguminosa, entretanto, a pulverização pelo velho mundo coube aos Estados Unidos, assim como, é mérito deles também a criação do produto mais famoso de Amendoim: a saborosa e cremosíssima pasta.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou Douglas Medrado. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.