Benefícios do Babaçu que poucas pessoas Conhecem. Além do mais, hidratar a pele é um Benefício do Babaçu . No entanto, Cultivado principalmente na região norte e nordeste do Brasil, em estados como Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, o Babaçu é encarado como uma praga no que se refere aos fins agrícolas. Isso porque ele renasce vigorosamente quando a mata é desmatada para dar lugar a outras culturas, além de se instalar facilmente e ser difícil de ser exterminado, o que torna difícil o cultivo de outras espécies no local onde ele se encontra.

beneficios do babaçuPor outro lado, o fruto do Babaçu é importante para a economia de subsistência dessas regiões e o óleo de Babaçu , que é extraído das amêndoas encontradas dentro do fruto, chama atenção por conta de seus benefícios, sendo utilizado para fins alimentícios e na produção de cosméticos e produtos de limpeza.

Propriedades do Babaçu:

Entre as principais propriedades do Babaçu , temos sua ação anti-inflamatória, ativador de macrófagos in vitro e in vivo, analgésica, imunomoduladora e contra o hipertireoidismo.

O mesocarpo do Babaçu (coco) é indicado para dores abdominais, constipação, obesidade, leucemia, reumatismo, ulcerações, tumores, inflamações de útero e ovários, artrites e cólicas menstruais. É usado ainda como suplemento alimentar.

O Babaçu possui constituintes químicos muito importantes, como triterpenos, taninos, açúcares, saponinas e compostos esteroides. Há estudos que demonstram que ele é um bom cicatrizante, protetor gástrico, anti-trombose e antimicrobacteriano.

Das suas sementes é possível extrair o óleo deste fruto, um componente muito importante terapeuticamente e bastante utilizado na culinária, as suas folhas costumam ser consumidas na forma de tinturas e chás. Então, confira Os 15 Benefícios do Babaçu Para Saúde:

1. Fonte Rica de Vitaminas:

O Mesocarpo do Babaçu é a substância colhida entre o epicarpo e o endocarpo do coco deste fruto e quimicamente formado de compostos ricos em glicerina, ácido fosfórico ecolina. O Mesocarpo do fruto é um complemento alimentar rico em amidos e sais minerais, extraído de um vegetal rico em fibras.

2. Possui Ação Analgésica:

O Pó do Babaçu Rico em fibras é indicado para prisão de ventre, colite e obesidade. Além disso, possui propriedades antiinflamatórias e analgésicas, o que torna também indicado no tratamento de artrite reumatoide, prostatite, úlceras, reumatismo, cansaço físico e mental, esgotamento, tumores e inflamações no útero e ovário e menstruação irregular e dolorosa.

3. Equilibra a Flora Intestinal:

Como este óleo é uma excelente fonte de ácido láurico (cerca de 50% da sua composição), ele auxilia no equilíbrio da flora intestinal prevenindo a ocorrência de problemas como a diarreia e a prisão de ventre.

4. Benefício do Babaçu por Auxiliar o Sistema Imune:

“Este produto ainda ajuda no aumento da imunidade, já que este estimula a formação dos linfócitos, nossas células de defesa, na medula óssea.

beneficio do babaçu

5 . Hidrata e trata o Couro Cabeludo:

Este óleo possui propriedades hidratantes e umectantes, sendo benéfico à saúde dos cabelos, além de hidratar e limpar o couro cabeludo. O ácido láurico, componente em abundância neste produto, ainda ajuda a tratar as irritações no couro cabeludo, sendo um coadjuvante no tratamento de caspa e seborreia.

4. Ajuda no Cuidado das Unhas:

De acordo com a esteticista Tatiana Galhanone, da clínica Benesse, uma boa prática para o fortalecimento das unhas e amolecimento das cutículas é aplicar este óleo regularmente, tanto nos dedos dos pés quanto nos das mãos.

5. Acelera o Processo de Cicatrização:

Como este óleo é fonte de vitamina E, ele auxilia no processo de regeneração celular. “Assim, ele pode ajudar na cicatrização da pele, em lábios rachados, queimaduras e cortes superficiais”, indica a esteticista.

6. Benefício do Babaçu Para Hidratar a Pele:

Possuindo propriedades hidratantes e emolientes, os Benefícios do Babaçu é capaz de hidratar sem aumentar a oleosidade, sendo muito utilizado na indústria de cosméticos no preparo de sabonetes, óleos para banho e condicionadores.

7. Coadjuvante no Tratamento da Acne:

Segundo o farmacêutico, devido à este produto ser rico em fitoesteróis e vitamina E, ele possui grande ação antioxidante, atuando de forma eficaz na inflamação, reduzindo, inclusive a vermelhidão provocada pelas espinhas.

8. Benefícios do Babaçu por Possuir Ação Antioxidante:

Por ser rico em vitamina E, sua ação antioxidantes combate os radicais livres, sendo o Benefícios do Babaçu uma boa arma para a prevenção do câncer e outras doenças degenerativas.

babaçu

9. Benefícios do Babaçu por Destruir os Radicais Livres:

Se você usa óleo de Babaçu topicamente ou por via oral, você vai se beneficiar das propriedades antioxidantes. O óleo pode destruir os radicais livres que levam a certos problemas graves, como câncer e envelhecimento prematuro.

10. Benefício do Babaçu Para Ter Lábios Macios:

Em vez de comprar hidrantes lábias recheado de produtos químicos, você pode misturar um pouco de óleo de Babaçu com um pouco de manteiga de karité e aplicar em seus lábios. Você vai ver os lábios rachados desaparecer, e ter lábios sexy e macio.

Efeitos colaterais e Contraindicações do Babaçu:

Segundo Jamar, não existem relatos de efeitos colaterais ou contraindicações deste produto, devendo ter sua introdução, no caso de consumo via oral, realizada gradualmente, evitando que ele estimule excessivamente o intestino.

Produto rico em ácido láurico e vitamina E, o fruto possui grandes benefícios se utilizado na pele, cabelos e unhas, além de ser uma boa opção para o uso culinário, substituindo o óleo de cozinha comum. Experimente!

Os 10 Benefícios do Babaçu Para Saúde
Avalie Este Post!

Recomendados Para Você: