Os 15 Benefícios do Baru Para Saúde

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Os 15 Benefícios do Baru Para Saúde
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Benefícios do Baru que vamos detalhar agora para você, aqui iremos falar do Benefício do Baru para saúde forma de consumo e muito mais leia nosso artigo e aproveite. Além disso, o Baru, também conhecido como Cumbaru ou Cambaru é um fruto típico do cerrado brasileiro, com maior ocorrência nos estados de Rondônia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná.

baruCom sabor semelhante ao amendoim, a castanha deste fruto é rica em proteínas, ácido graxos, fibras, minerais, além de ser uma ótima fonte de ferro e zinco. Em razão da grande quantidade de ferro em suas castanhas, o fruto vem sendo empregado no combate à anemia.

Ele é conhecido como o “viagra do cerrado”, em virtude da sua natureza afrodisíaca. O zinco é considerado o mineral mais importante para a fertilidade feminina e masculina, e o este fruto contém uma quantidade grande desse mineral.

Veja Agora Com Mais Detalhes Todos Os 15 Benefícios do Baru Para Saúde:

Benefício do Baru por Conter Muitos Minerais:

Parte da população brasileira tem deficiência de minerais, como ferro, zinco, magnésio e cálcio. Como já foi dito, essa oleaginosa do cerrado é rica nesses nutrientes e, sendo assim, seu consumo pode suprir essas necessidades e afastar males causados por sua carência.

Benefício do Baru Como Afrodisíaco do Cerrado:

Assim como o amendoim, a castanha do fruto é considerado um alimento afrodisíaco. Geralmente, esse título é dado a alimentos ricos em energia de boa qualidade. A fama de ajudar na libido é tão grande que, na região onde o fruto é extraído, é chamado de “Viagra do Cerrado”.

Mas, o valor energético não é o único responsável por isso. Outro nutriente participa desse processo: o zinco. O mineral é considerado o mais importante para a fertilidade, tanto masculina quanto feminina.

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Benefício do Baru por ser Amigo do Coração:

Dos Benefícios do Baru, também é possível fazer a extração de um óleo fino com 81% de insaturação e semelhante ao azeite de oliva. Ele contém ômega-6 e é rico em ômega-9.

O primeiro proporciona diversos benefícios ao organismo, como prevenção da hipertensão, redução do colesterol total e LDL (colesterol ruim), regulariza os níveis de glicose no sangue, reduz a gordura abdominal e a incidência de câncer, além de ajudar na cicatrização e queda de cabelo.

Benefício do Baru por ser um Poderoso Antioxidante:

O fruto além de possuir as mesmas funções benéficas ao sistema cardiovascular que as do ômega-6, é um potente antioxidante, que reduz as lesões nas células causadas pelos radicais livres, e inibe a agregação plaquetária e formação de trombos.

Benefícios do Baru por Conter Ômega 9:

Estudos indicam que o ômega-9 inibe a produção excessiva de cortisol, com consequente diminuição do acúmulo de gordura abdominal”, afirma a nutricionista Fernanda Granja.

Benefício do Baru por ser Rico em Vitamina C:

As vitaminas da castanha de Baru são muitas, ela é rica em proteínas, cálcio, fibras, ômega 9, ômega 6 (gorduras boas), proteínas, minerais, potássio, fósforo, zinco, cobre, ferro, magnésio, vitamina C.

Benefícios Para Melhorar a Disposição:

A castanha de baru é uma alimento energético, afrodisíaco, considerado o viagra do cerrado. Ela melhora a disposição, renova as energias, combate o esgotamento e a anemia.

Benefício do Baru Contra Doenças Reumática:

O óleo da castanha deste fruto é usada contra doenças reumáticas. Por ser rica em proteínas, ela fortalece os músculos e consequentemente alivia dores da coluna. Ela combate ainda a queda de cabelo, melhora a cicatrização, baixa o colesterol e cortisol.

Benefício do Baru Para Emagrecer:

Os Benefícios do Baru Tem ação emagrecedora, diminuindo a gordura abdominal pelo seu efeito sobre o hormônio do estresse. Uma árvore em extinção devido o uso indevido da madeira, que pode ser muito útil a nutrição da população brasileira e mundial.

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Benefícios do Baru Para Prevenir a Anemia:

Que tal substituir aquele fígado de boi por um pouquinho da farinha feita da castanha de Baru? Aos vegetarianos de plantão, essa é uma ótima alternativa para se combater a anemia e continuar com os mesmos hábitos alimentares. Isso porque a castanha de Baru é uma fonte rica de ferro que, quando potencializada pela vitamina C, aumenta a sua absorção pelo organismo.

O Que mais a Castanha de Baru tem de Bom?

Embora o Benefício do Baru ao coração chame a atenção, há outros motivos para incluir a amêndoa deste fruto no cardápio. Isso porque o alimento esbanja nutrientes com propriedades antioxidantes, a exemplo de vitamina E e zinco.

baru frutoEstudos demonstram que essas substâncias podem minimizar o risco de outras doenças além das cardiovasculares, como Alzheimer, diabetes, obesidade e câncer, revela a nutricionista.

Como Consumir:

O ideal é comer o fruto torrado, já que, assim, é possível inativar os chamados fatores nutricionais, que podem interferir na absorção de minerais como cálcio e zinco. Se quiser, está liberado adicionar os Benefícios do Baru preparações como bolos e saladas.

Mas lembre-se: os benefícios apenas serão obtidos se a amêndoa fizer parte de uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes e com baixo consumo de itens cheios de açúcar, gorduras saturadas e sódio, por exemplo.

Estudos Sobre a Castanha de Baru:

Segundo estudos sobre o fruto feito na Universidade Federal de Goiás mostrou que 20 gramas da castanha ao dia ajuda diminuir o colestrol Total e o LDL, o colesterol ruim.

Estudo feito na Universidade de Brasília mostra que ela é rica em nutrientes como ferro e Zinco, tendo em 20 gramas da castanha 59% de ferro e 46,7% do zinco que uma pessoa adulto precisa ingerir diariamente.

Garrafada de Castanha de Baru:

Toste levemente um punhado da castanha deste fruto e coloque em um litro de vinho branco seco ou suave e deixe curtir por dois dias. Beba um cálice pequeno 3 vezes ao dia.

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Contraindicações do Baru:

Segundo nutricionistas, a castanha do fruto contém substâncias conhecidas como tanino e fitato, que apesar de serem antioxidantes, excelentes rejuvenescedores.

Além disso, são substâncias antinutricionais que alteram a função de alguns nutrientes como o cálcio, que não são absorvidos como deveriam pelo organismo. Para neutralizar estas substâncias em relação ao seu efeito contra o cálcio, a dica é tostar as castanhas do fruto.

Receita de Creme de Baru com Mandioca e Rapadura:

receita de baru

  • 1 xícara de leite
  • 3/4 de xícara de mandioca cozida em água, sem o miolo
  • 1/3 de xícara de polpa de baru maduro
  • 3 colheres (sopa) de rapadura picada ou a gosto
  • 10 castanhas de baru torradas e picadas

Preparo:

  • Para a calda: 3 colheres (sopa) de rapadura picada, água, 1 colher (chá) de suco de leite
  • Leve ao fogo o leite, a mandioca cozida, a polpa de baru e a rapadura.
  • Quando ferver e a rapadura derreter, bata com mixer ou no liquidificador até resultar num creme bem liso.
  • Espere esfriar, cubra e coloque na geladeira até ficar bem gelado.
  • Bata de novo com o mixer para ficar bem liso, despeje em taças e sirva com a calda (veja abaixo), polvilhado com castanhas de baru.
  • Faça a calda: leve ao fogo a rapadura com um pouco de água.
  • Espere derreter a rapadura e começar a caramelar.
  • Junte, aos poucos, mais um pouco de água e deixe ferver até formar um xarope grosso.
  • Desligue o fogo e despeje o suco de limão.
  • Se estiver ainda muito grosso, junte um pouco mais de leite ou água.

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