Os Benefícios do Bicarbonato de Sódio são de suma importância para saúde. No entanto, Emagrecer com saúde é um Benefício do Bicarbonato de Sódio que está sendo bastante comentado. O Bicarbonato de Sódio é um produto muito popular em milhões de lares em todo o mundo já que, além de ter usos na gastronomia, também facilita algumas tarefas de limpeza e melhora a saúde.

Ainda que hoje em dia muitas pessoas prefiram os produtos convencionais que são oferecidos no mercado, há quem ainda aproveite os benefícios deste pó branco para muitos aspectos de sua vida. Embora o seu consumo deva ser sempre moderado e em pequenas quantidades, foi demonstrado que ingerir Bicarbonato de forma regular pode apoiar o funcionamento geral do corpo ao regular o pH natural do sangue para diminuir os índices de acidez.

bicarbonato de sodio

Dissolvido em água, ele é um dos melhores e mais antigos remédios naturais consumidos no mundo, sendo uma fórmula eficaz para proteger o organismo de diversas doenças. O Bicarbonato de Sódio é uma substância alcalina (de pH alto) que normalmente é indicada para neutralizar substâncias ácidas. Na química, as substâncias têm sua acidez medida pelo pH.

Os ácidos costumam ter pH mais baixo (entre 1 e 5) enquanto as bases (ou substâncias alcalinas) têm um pH mais alto (entre 9 e 14). As substâncias no meio são chamadas de neutras. Quando um meio é muito ácido, costuma-se usar substâncias alcalinas para reduzir isso, e o contrário também funciona. Então, confira agora os Benefícios do Bicarbonato de Sódio Para Saúde:

Benefícios do Bicarbonato de Sódio Para Saúde:

1. Benefícios do Bicarbonato de Sódio Para Saúde Oral:

As propriedades do bicarbonato de sódio ajudam a acabar com manchas nos dentes, deixando-os brancos e limpos. Além disso, é um bom remédio para pessoas que sofrem de sensibilidade nas gengivas. É recomendado fazer uma pasta com bicarbonato e algumas gotas de água e aplicar um pouco na escova de dente, posteriormente escovar suavemente os dentes e gengivas. Dependendo da sensibilidade pode-se aplicar também com um algodão.

2. Benefício do Bicarbonato de Sódio Contra Pedras nos Rins:

O Bicarbonato de Sódio pode ajudar indiretamente quem tem pedras nos rins formadas por oxalato de cálcio.

Isso ocorre porque esse acúmulo de cálcio nos rins é decorrente no processo de alcalinização do corpo: quando o sangue está muito ácido, o corpo libera carbonato de cálcio, retirando o mineral dos ossos. Depois de usado, esse cálcio é secretado na urina, e pode se juntar com o oxalato, formando pedras nos rins. Mas isso num processo em longo prazo.

A alcalinização promovida pelo Bicarbonato de Sódio poderia reduzir a formação de carbonato de cálcio e sua excreção pelos rins, reduzindo esse tipo de pedra.

3. Age Como Alcalinizante Natural:

Este está entre os principais Benefícios do Bicarbonato de Sódio. A maioria das dietas está gerando organismos ácidos e suscetíveis ao desenvolvimento de inúmeras doenças. Por neutralizar a acidez e ter um efeito alcalino, o Bicarbonato de Sódio se converteu em um remédio natural para regular o pH do corpo e melhorar a saúde. A acidez no corpo poderia estar associada a um maior risco de osteoporose, artrite e inclusive de câncer.

Por isso, por um baixo custo, este ingrediente poderia se converter no melhor remédio natural para evitar o desenvolvimento destas doenças. Entretanto, a sua ingestão diária deve ser feita em doses pequenas, já que o excesso poderia ser prejudicial e alcalinizar excessivamente o corpo.

4. Benefícios do Bicarbonato de Sódio Contra Queimaduras na Pele:

A mistura de água com Bicarbonato de Sódio é uma maneira de amenizar picadas de insetos, feridas ou irritações. Além disso, aplicar essa mistura na pele depois de uma queimadura de sol ajuda a aliviar a vermelhidão e o descascamento.

5. Benefício do Bicarbonato de Sódio Para Saúde das Unhas:

Sugere-se deixar as mãos ou pés de molho em uma mistura de água com Bicarbonato de Sódio por 5 minutos, durante o dia e a noite, pois as propriedades do composto ajudam a limpar profundamente a cutícula e curam as unhas afetadas por fundos.

E mais, no caso das mulheres tal mistura é perfeita para tirar as manchas deixadas pelos esmaltes.

6. É um Poderoso Antisséptico:

Este também não poderia ficar de fora dos principais Benefícios do Bicarbonato de Sódio. O Bicarbonato de Sódio possui um leve efeito antisséptico que pode ser aproveitado para a eliminação de vírus e bactérias que causam doenças. Devido a esta propriedade, ele pode ser utilizado para tratar a dor e a inflamação da garganta fazem gargarejos.

7. Benefícios do Bicarbonato de Sódio Para Relaxar:

O Bicarbonato de Sódio pode ser usado também para banhos quentes que relaxam os músculos e suavizam a pele. Ao entrar em contato com líquidos formam-se bolhas que fazem do banho uma experiência mais agradável. Esse composto elimina os odores do corpo, deixando-o esfoliado, fresco e limpo. É por isso que é recomendável mergulhar o corpo em uma banheira com essa mistura e relaxar o corpo por inteiro.

8. Benefício do Bicarbonato de Sódio Contra o Câncer:

As propriedades do Bicarbonato de Sódio provaram ser tão incríveis que as células cancerígenas não podem tolerar. O bicarbonato contém altos níveis de oxigênio por sua alcalinidade. Isso é precisamente o que as células perigosas não podem suportar.

Por isso, tomar meia colherinha de bicarbonato com água frequentemente pode ajudar a eliminar ou prevenir tumores cancerígenos.

9. Combate Infecções Urinárias:

Este é outro rico Benefício do Bicarbonato de Sódio. Uma mistura de Bicarbonato de Sódio e água pode atuar como uma barreira protetora contra das infecções graças a sua capacidade de reduzir os índices de acidez na urina. A sua ingestão complementa o consumo de água e suco de mirtilos, que costumam ser outras formas de evitar os episódios recorrentes deste transtorno.

beneficio do bicarbonato de sodio

10. Benefícios do Bicarbonato de Sódio Contra a Azia:

A maioria dos antiácidos vendidos livremente contém alguma forma de bicarbonato. O Bicarbonato de Sódio funciona neutralizando imediatamente os ácidos gástricos, ajudando no alívio contra azia, indigestão e dor causada por úlceras. E tenho pessoalmente recomendado isso a várias pessoas, incluindo membros da família, e tenho tido gratas surpresas com relação à eficácia do produto.

A dosagem é tipicamente ½ colher de chá cheia dissolvida em metade de um copo de água, tomado a cada seis horas (não tome mais que sete doses de ½ colher de chá em 24 horas, ou três doses de ½ colher de chá se você tiver mais de 60 anos de idade).

Porém, isto deve ser aplicado somente em tratamentos pontuais (não crônicos) e tenha cuidado para não consumir quantidades excessivas do produto, pois ele pode causar graves desequilíbrios eletrolíticos e de ácido/base.

11. Benefício do Bicarbonato de Sódio Contra Acidose Metabólica:

Sem sombra de dúvidas este também está entre os melhores Benefícios do Bicarbonato de Sódio. A acidose metabólica é um estado grave em que o pH do sangue diminui, causando respiração mais profunda e rápida, além de uma sobrecarga dos rins. Normalmente ela ocorre quando há ingestão excessiva de ácidos ou por um desequilíbrio do metabolismo.

Muitas pessoas acreditam que o consumo de Bicarbonato de Sódio poderia reduzir essa acidose. Porém, o nutrólogo Roberto Navarro lembra que o corpo normalmente regula a acidez menor e que a acidose costuma ocorrer quando há problemas mais sérios no organismo.

12. Combate Doenças Crônicas:

Os níveis elevados de ácido úrico na urina e no sangue dos tecidos do corpo podem ser a origem de condições e doenças crônicas como a gota ou a artrite. A água com Bicarbonato de Sódio regula o pH do sangue e diminui os índices deste tipo de ácido, atuando como um remédio para combater estas doenças.

13. Benefícios do Bicarbonato de Sódio Contra Alergias:

As inalações a vapor ajudam a descongestionar as vias aéreas entupidas por resfriados ou alergias. Adicione uma colher de chá de Bicarbonato de Sódio em um inalador (nebulizador).

Na falta desse equipamento, faça o seguinte: ferva a água, coloque-a em um recipiente sobre a pia do banheiro ou da cozinha ainda fervendo e adicione uma ou duas colheres de sopa de Bicarbonato de Sódio e respire os vapores por uns dez minutos.

14. Benefício do Bicarbonato de Sódio Para Melhorar a Digestão:

Para ajudar na digestão e eliminar o ácido do estômago, é aconselhável dissolver uma colher de chá de Bicarbonato de Sódio em um copo de água juntamente com o suco de meio limão. Isto vai ajudar os níveis de Ph do seu estômago, criando um ambiente alcalino e diminuindo a acidez de estômago de quem costuma sofrer com digestões longas e prolongadas.

As propriedades antiácidas deste ingrediente natural são umas das razões pelas quais ele é muito utilizado em nossos lares. O bicarbonato pode neutralizar os ácidos estomacais evitando o incômodo refluxo ácido.

Diluído em um copo de água, ele é capaz de diminuir a inflamação e os gases, o que proporciona de forma rápida uma sensação de alívio para a indigestão. A maioria das dietas está gerando organismos ácidos e suscetíveis ao desenvolvimento de inúmeras doenças.

Por neutralizar a acidez e ter um efeito alcalino, o Bicarbonato de Sódio se converteu em um remédio natural para regular o pH do corpo e melhorar a saúde. A acidez no corpo poderia estar associada a um maior risco de osteoporose, artrite e inclusive de câncer.

Por isso, por um baixo custo, este ingrediente poderia se converter no melhor remédio natural para evitar o desenvolvimento destas doenças. Entretanto, a sua ingestão diária deve ser feita em doses pequenas, já que o excesso poderia ser prejudicial e alcalinizar excessivamente o corpo. Use agora mesmo e desfrute deste Benefício do Bicarbonato de Sódio.

15. Ajuda a Melhorar o Rendimento Físico:

O ácido lático que se libera durante a atividade física pode se acumular nos músculos e nas articulações, causando dores e fadiga muscular. Para impedir que isso afete o rendimento esportivo, uma boa opção é tomar Bicarbonato de Sódio diluído em água, cujos efeitos controlam esta acidez.

16. Benefícios do Bicarbonato de Sódio Contra Coceiras:

O Bicarbonato de Sódio tem propriedades Anti-coceira ou antipruriginosas que também ajudam no tratamento de várias condições da pele. Uma solução é a pasta feita a partir de Bicarbonato de Sódio que pode ser aplicado sobre a pele.

17. Benefício do Bicarbonato de Sódio Para Emagrecer:

Este também é um dos principais Benefícios do Bicarbonato de Sódio. Não há evidências científicas de que o consumo do bicarbonato, mesmo que associado a ingredientes como o vinagre de maçã ou o limão, possa ajudar a Emagrecer. Nutrólogos explicam que essa confusão é comum devido aos conceitos da dieta alcalina.

Essa dieta é baseada no conceito de que alcalinizar o corpo pode levar ao emagrecimento. No entanto, de acordo com o especialista, os alimentos mais alcalinizantes costumam ter menos calorias, já que consistem nos vegetais e frutas, enquanto nutrientes como a gordura, proteína animal e açúcares costumam deixar o sangue mais ácido.

E isso não quer dizer que as pessoas que consomem alimentos alcalinos têm o pH do corpo menos ácido. “Na verdade, o organismo trabalha 24h para que o sangue fique neutro através de reações bioquímicas”, frisa Navarro. Portanto, não há relação alguma entre o emagrecimento e o pH do sangue e sim ao fato de que alimentos alcalinos são menos calóricos.

18. Ajuda a Controlar os Índices de Colesterol:

Beber água mineral com Bicarbonato de Sódio poderia ter um efeito positivo na redução do colesterol alto no sangue, especialmente no tipo LDL, também conhecido como “colesterol ruim”. No entanto, devido ao seu alto nível de sódio, ele não é aconselhado para pessoas que sofrem de hipertensão arterial, pois nesse caso poderia piorar o problema.

19. Benefícios do Bicarbonato de Sódio Contra o Refluxo:

Pessoas que sofrem com refluxo ou crianças com estomatite podem se beneficiar do bochecho com Bicarbonato de Sódio. Eles reduz a acidez que fica na boca com a volta do suco gástrico, fator que pode prejudicar os dentes e a flora bucal.

20. Benefício do Bicarbonato de Sódio Contra Gripes e Resfriados:

Este é outro Benefício do Bicarbonato de Sódio. Este remédio é perfeito para combater os micro-organismos que causam resfriados, gripes e alergias. Nestes casos, ele deve ser tomado da seguinte forma:

  • Dia 1: 5 doses de meia colher em um copo de água a cada 3 horas
  • Dia 2: 3 doses com a mesma medida, divididas ao longo do dia.
  • Dia 3: 1 dose com a mesma medida depois do almoço e outra depois do jantar.

Ainda que o sabor não seja o mais agradável, o seu consumo é uma decisão muito saudável para aproveitar todos os dias. Comece a adotar este hábito e você poderia sentir os efeitos positivos em seu corpo em pouco tempo.

beneficios do bicarbonato de sodio

Mais Benefícios do Bicarbonato de Sódio:

  • Ele eficazmente removeu a sujeira sem danificar o cobre – então, considere que ele vai realmente funcionar na limpeza de sua casa. Abaixo está uma relação de algumas aplicações do Bicarbonato de Sódio para limpeza:
  • O Bicarbonato de Sódio é ótimo para esfregar a banheira e a cozinha. Coloque-o em um recipiente de queijo ralado de vidro com tampa de aço inox com furos, e simplesmente salpique o Bicarbonato de Sódio nas superfícies e esfregue. Você pode adicionar algumas gotas de seu óleo essencial preferido a ele. O óleo de lavanda e o óleo de melaleuca possuem qualidades antibacterianas potentes.
  • O Bicarbonato de Sódio misturado com vinagre de cidra de maçã é uma combinação espumante com diversas aplicações. Como limpador do sistema de escoamento, salpique Bicarbonato de Sódio no sistema, adicione o vinagre de cidra de maçã e deixe borbulhar por 15 minutos, lavando em seguida com água quente. Esta é uma alternativa mais segura que os perigosos purificadores de sistemas de escoamento.
  • Mergulhe panelas e potes em água quente com Bicarbonato de Sódio por 15 minutos para facilmente remover alimentos grudados.
  • Use o Bicarbonato de Sódio para limpar a grelha do churrasco.
  • Limpe brinquedos de bebês em uma mistura feita com 4 colheres de sopa de Bicarbonato de Sódio e 1 quarto de água.
  • O Bicarbonato de Sódio pode ser usado como amaciante de tecido durante a lavagem de roupas ou para manter as roupas mais brancas e luminosas (adicione uma xícara à roupa a ser lavada).
  • O Bicarbonato de Sódio é um purificador natural de tapetes. Salpique-o no tapete, deixe-o lá por 15 minutos e aspire-o.
  • Para polir prata sem usar polidores tóxicos, encha a pia da cozinha com água quente, adicione uma folha de papel alumínio e Bicarbonato de Sódio e deixe as peças de prata mergulhadas até que estejam limpas. É uma forma fácil e divertida de limpar prata.
  • Salpique Bicarbonato nos sapatos para uso como desodorizador natural.
    Caso ocorra um pequeno incêndio em sua cozinha causado por gordura, use o Bicarbonato de Sódio para ajudar a abafar as chamas.
  • Salpique Bicarbonato de Sódio em uma escova vegetal para ajudar a remover sujeira de frutas e legumes
    Faça uma pasta com Bicarbonato de Sódio e água e use-a para remover a sujeira do chuveiro e da banheira.
  • Se você acha difícil acreditar que uma coisa tão simples e barata como o Bicarbonato de Sódio pode realmente limpar sua casa, considere o seguinte: o Bicarbonato foi usado para limpar e restaurar as paredes internas de cobre da Estátua da Liberdade durante sua restauração realizada em 1986.
Os 32 Benefícios do Bicarbonato de Sódio Para Saúde!
Avalie Este Post!

Recomendados Para Você: