Os Benefícios do Biribá são muitos e variados. No entanto “PERDER PESO” é um rico Benefício do Biribá muito almejado por todos queles que já conhecem a fruta. O  Biribá é uma fruta de sabor adocicado, gostoso e leve, ela é típica da Amazônia, mas pode ser facilmente encontrada em qualquer região do país.

beneficios do biriba

A importância do Biribá no norte do Brasil é, seguramente, comparável à importância que alcança a comercialização e o consumo da graviola no nordeste: na época da frutificação o Biribá pode ser encontrado por toda parte, em todas as feiras.

Com sua bonita cor amarela, surge enfeitando as esquinas das grandes cidades, os pequenos mercados de beira-rio, as feiras de frutas do Mercado Ver Peso em Belém e do Mercado Municipal de Manaus.

Apesar de ser pouco cultivado comercialmente, o biribazeiro pode ser encontrado na maioria dos pomares domésticos das cidades da região e em praticamente todos os pomares do interior, sendo, seu fruto, vendido tanto nas bancas dos mercados como por ambulantes nas ruas.

O biribazeiro é uma árvore de médio porte, que pode alcançar até 18 metros de altura. Ela tolera clima mais quente, adapta-se à regiões mais secas e tolera solos como menos nutrientes; mas se a planta estive em local com rega constante e solo fértil será mais sadia e produzirá frutos de melhor qualidade.

Sua propagação pode ser pelas sementes ou através de mudas.

Valores Nutricionais do Biribá:

O Biribá é muito rico em Vitamina C e Potássio, proteínas, lipídeos, fibras e sais minerais tais como Cálcio e Ferro, além das vitaminas B1, B2 e aminoácidos. Seu consumo regular ajuda no bom funcionamento intestinal e no fortalecimento do sistema imunológico. Veja também Os Benefícios do Biribá Para Saúde:

Benefícios do Biribá Para Saúde:

1. Benefícios do Biribá Para o Sistema Digestivo:

Rico em fibras, o Biribá é essencial para a boa saúde do sistema digestivo, melhorando a absorção dos nutrientes, otimizando toda essa região e inclusive diminuindo dores de estômago, tão comuns, especialmente quando a alimentação é desregulada.

Ele é um aliado do intestino e ajuda a liberar as toxinas do corpo.

2. Benefício do Biribá Para Saúde do Coração:

A fruta possui um alto teor de magnésio, um mineral essencial no relaxamento dos músculos, inclusive do coração. Portanto, ao inserir a fruta na sua dieta, é possível proteger o coração de diversos males, como ataques cardíacos, hipertensão, AVC, aterosclerose e derrames, por exemplo.

Além disso, por conter entre os seus nutrientes também a vitamina B6, a fruta também é capaz de prevenir a coleta de homocisteína e, portanto, evitar o risco de doenças no sistema cardiovascular.

3. Favorece a Saúde Muscular:

Este é um rico Benefício do Biribá, este fruto é rico em Potássio, um micronutriente muito importante nos mecanismos de transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular.

O Potássio permite uma melhor eficiência na contração dos músculos esqueléticos, o que é fundamental na prática de atividades físicas, como musculação, corrida, etc, melhorando o desempenho e evitando fadiga e cãibras.

O Potássio garante a saúde do sistema cardiovascular, uma vez que o coração, artérias e veias também são formados por tecido muscular. Assim, o Biribá é usado como auxiliar no tratamento da pressão arterial.

4. Benefícios do Biribá Para Combater a Asma:

Rico em vitamina B6, O Biribá também pode ser consumido para prevenir ou combater os sintomas da asma, como é o caso dos ataques asmáticos. Além disso, comer a fruta também pode ajudar a diminuir a inflamação brônquica.

5. Benefício do Biribá Para Pele e Cabelo:

Devido às boas quantidades de vitamina A em sua composição, o Biribá é considerado um excelente aliado das vaidosas nos cuidados com o cabelo e a pele.

Isso porque ele é capaz de combater os radicais livres presentes em sua composição, principais causadores do envelhecimento precoce, e, sendo assim, prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos na derma.

Nos cabelos, a fruta pode ser usada como principal ingrediente em máscaras e soluções caseiras para aplicar nos fios. O resultado será de madeixas mais hidratadas, brilhosas, macias e sem frizz.

beneficio do biriba

6. Contribui com a Perda de Peso:

Sem sombra de dúvidas este é um dos maiores Benefícios do Biribá. Devido ao alto teor de fibras, faz com que ele seja um aliado no controle do peso.

Ele ajuda a inibir a fome e a controlar a quantidade de calorias ingerida, fazendo com que sua dieta seja de baixa caloria. Além disso, se ingerido com outros alimentos, as fibras ajudam a reduzir o índice glicêmico da refeição, diminuindo o acúmulo da glicose sanguínea como gorduras.

7. Benefícios do Biribá Para Controlar o Diabetes:

Por ser rico em fibras, este também é outro Benefício do Biribá também pode retardar a absorção de açúcar no sangue e diminuir os riscos do desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Por isso, se você é uma paciente diabético pode inserir a fruta na sua alimentação tranquilamente para evitar picos de insulina que possam levar ao agravamento da doença.

Além disso, pessoas com predisposição à diabetes também pode consumir a fruta como uma medida preventiva para proteger o corpo.

8. Benefício do Biribá Contra o Câncer:

O Biribá ganhou prestígio por apresentar expressiva atividade anticancerígena. O extrato, semente e folhas do Biribá foram capazes de matar células cancerosas até 10.000 vezes mais do que medicamentos utilizados na quimioterapia, por impedir que essas células produzam a energia que necessitam para crescerem e se multiplicarem.

Entretanto, estudos em humanos ainda devem ser realizados para verificar sua segurança e comprovar a eficácia como medicamento.

9. Favorece a Saúde Contra o Envelhecimento Precoce:

Este é um dos principais Benefícios do Biribá. No Biribá são encontrados Vitamina C e outros agentes antioxidantes, como polifenóis, saponinas e flavonoides que auxiliam na hidratação da pele e na prevenção do envelhecimento precoce.

Ele também ajuda a eliminar os radicais livres estimulando a produção de colágeno e elastina que são essenciais para uma pele saudável e livre de manchas e dos sinais da idade.

10. Benefícios do Biribá na Gestação:

Se você está grávida ou planejando ter um filho também pode usufruir desse Benefício do Biribá como a seu aliado para melhorar a sua saúde e do seu bebê.

Isso porque as vitaminas e minerais presentes na fruta podem ajudar a desenvolver o cérebro e o todo o sistema nervoso, além do sistema imunológico do feto de forma saudável e eficaz.

Além disso, consumir o Biribá também pode evitar os riscos de aborto e, ainda, amenizar as dores do parto. Durante os primeiros meses de gestação, também é possível aliviar os sintomas da chamada “doença da manhã”, combatendo as náuseas, enjoos, dormências e alterações de humor comuns deste período, além de ajudar na produção de leite materno.

11. Benefícios do Biribá Para Reduzir a Hipertensão:

Com alto teor de magnésio e Potássio em sua composição, O Biribá também pode ajudar a manter os níveis da pressão arterial sob controle, o que é outro ponto positivo para o coração, uma vez que ele pode ficar livre de doenças causadas pela pressão alta, como é o caso da hipertensão.

Veja Mais Benefícios do Biribá Para Saúde:

  • O Biribá também é excelente para o organismo de forma geral, diminuindo o risco de gripes e resfriados, já que é muito rica em Vitamina C e em vitaminas do Complexo B;
  • Outro Benefício do Biribá é que ele também é indicado para o tratamento da anemia, colite, diarreia, desnutrição, verminose, espasmo; além de também ser indicada para combater o estresse, depressão e outros distúrbios do sistema nervoso;
  • Ajuda a baixar o colesterol porque além de fibras não tem gordura;
  • Combate o envelhecimento da pele porque tem Vitamina C;
  • Diminui o cansaço porque é rica em vitaminas do Complexo B;
  • Por ser uma fruta rica em fibras, ajuda a regular o intestino e auxilia na eliminação de toxinas do corpo;
  • Ajuda a emagrecer, pois é uma fruta com poucas calorias, sem gordura e com fibras que diminuem o apetite;
  • Extratos presentes nas folhas do Biribá reduzem a dor e inflamação;
  • A Vitamina C presente na fruta fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças;
  • A união do Ferro e da Vitamina C presentes nesta fruta, são dois nutrientes extremamente importantes para a nossa saúde, potencializa a absorção do mineral no organismo, que é essencial para combater a doença;
  • O Biribá é indicado para o tratamento da anemia, colite, diarreia, desnutrição, verminose, espasmo; além de também ser indicada para combater o estresse, depressão e outros distúrbios do sistema nervoso.

Como Usar o Biribá:

É utilizado principalmente para consumo ao natural não servindo para processamento industrial, devido ao escurecimento de suco. A vida útil após a colheita do fruto é curta, entre 3 a 5 dias, mesmo com os cuidados de colheita e embalagem em caixas com uma camada e transporte adequado ao mercado.

É uma fruta consumida ao natural, por isso sua qualidade é importante, não se devendo comprar frutas verdes ou em estádio passado, muito moles ou escuras.

O armazenamento a frio do fruto pode ser feito a 12 oC, o que prolonga a pós-colheita até 10 dias.

A polpa pode ser conservada a 5 a 7 oC e posteriormente a -18 oC. As sementes e as folhas têm usos na medicina popular.

Outro Benefício do Biribá é que ele é ofertado em nossos mercados, com preços médios inferiores aos da atemoya.

Na Ceagesp, em São Paulo, é comercializada em maior volume entre janeiro e maio, com preços maiores no primeiro e no quinto meses desse período.

Receita do Suco de Biribá:

INGREDIENTES:

  • 200 g de polpa de Biribá
  • 2 xícaras de água
  • 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 pedras de gelo picado

MODO DE FAZER:

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.
  • Despeje em copos e sirva.

biriba

Contraindicações do Biribá:

Embora o Biribá apresente muitas propriedades benéficas à nossa saúde, esta fruta não deve ser ingerida por diabéticos devido ao seu elevado teor de glicose.

Lembre-se sempre da importância de consultar um médico antes de realizar qualquer tratamento, ainda que natural! Apenas um profissional é capaz

Os 22 Benefícios do Biribá Para Saúde
4.8 (96.29%) 167 votes

Recomendados Para Você:

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.