Os 42 Benefícios do Buriti Para Saúde

Benefícios do Buriti que poucas pessoas ainda conhecem. Além disso, a planta Buriti, também conhecida como Muriti, Miriti ou palmeira-dos-brejos, é uma palmeira alta e abundante na região do cerrado, pantanal e Amazônia, e produz frutos que são saborosos e trazem diversos benefícios para a saúde como efeitos antioxidante e energético, por serem ricos em cálcio, ferro, proteínas, potássio, caroteno, carboidratos e vitamina B e vitamina C.

buriti beneficioPode-se consumir a fruta Buriti in natura, como também na forma de polpas, sucos, doces e sorvetes, podendo ser comprada em feiras e mercados. Coma fruta também é possível confeccionar óleos que têm valor medicinal, por terem ação vermífuga, cicatrizante e energética natural, além de terem propriedades hidratantes e energizadoras para a pele e cabelos, sendo ótima para dar compor produtos de beleza, como cremes, sabonetes e xampus.

O Buriti também é conhecido pelo nome científico Mauritia flexuosa, e desta planta ainda é possível obter palmitos, seiva e madeira, que podem trazer diversas utilizades além da alimentação, como artesanato e confecção de móveis, por exemplo.

Valor Nutricional do Buriti:

O Buriti consumido por povos indígenas por suas propriedades nutricionais. Nele são encontradas vitaminas (A – beta-caroteno -, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5 e vitamina C), cálcio, ferro, proteínas, carboidratos, fosforo e iodo.

Entre todos os vegetais, é considerada a fruta campeã em carotenoides, que são antioxidantes que protegem a pele, fortalecem os pulmões e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

O óleo deste fruto restaura a umidade da pele exposta ao sol e, devido aos ácidos graxos insaturados que contém, ajuda a hidratar as células da pele, protegendo o colágeno e elastina. É facilmente absorvido e reduz as linhas finas e rugas.

O óleo puro é usado para tratar queimaduras e feridas, pois desenvolve o tecido cicatricial e suaviza a pele. O óleo também é usado na fabricação de cosméticos. Confia Agora Os 15 Principais Benefícios do Buriti Para Saúde:

1. Benefícios do Buriti no Tratamento do Cabelo:

O óleo deste fruto hidrata, fortalece e suaviza o cabelo. Gotas aplicadas sobre o pente reduzem o ressecamento dos fios. Também hidrata e protege o cabelo dos danos causados ​​pelo sol e poluição. Seus benefícios são excelentes quando usado em cabelos secos, quebradiços e danificados.

2. Benefício do Buriti no Combate a Anemia:

Em nível medicinal, por seus componentes tocoferol, beta-caroteno, ácido oleico, o fruto tem diversos usos. É indicado em casos de anemia, clorose, fraqueza orgânica, reumatismo articular, vermes. Também tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser usado até mesmo como repelente de insetos.

3. Benefícios do Buriti no Combate de Varia Doenças:

O óleo deste fruto é utilizado como cicatrizante ou vermífugo. Seu óleo é usado principalmente em casos de queimadura e no cuidado da pele. A fruta tem propriedades que auxiliam no combate ao câncer, a doenças vasculares, evita a degeneração macular e a catarata. Por ser rico em vitamina C, melhora o Sistema Imunológico.

4. Benefícios do Buriti Como Protetor Solar:

O óleo extraído do buriti, segundo estudos da Universidade Federal do Pará, funciona muito bem como protetor solar natural. O fruto fornece ainda um palmito saboroso, além de fécula, seiva e madeira. Das folhas jovens é produzida uma fibra muito fina chamada de “seda do fruto”, que é usada pelos artesãos para a fabricação de peças de capim dourado.

5. Benefícios do Buriti Para Prevenir o Câncer:

Como é uma boa fonte de fibra, o Buriti remove os sais biliares e toxinas causadoras de câncer do cólon e outras áreas do corpo. Além disso, esse processo força o corpo a quebrar o colesterol para fazer mais sais biliares, diminuindo o colesterol elevado no caminho.

beneficios do buritiO Buriti também é antibacteriano e anti-inflamatório, e pode ser usado ​​para retardar o progresso de alguns tipos de câncer, como os de mama e próstata.

6. Benefícios do Buriti Para Tratar Doenças da Pele:

Além desses Benefícios do Buriti, o fruto também tem uma reação anti-inflamatória natural que pode aliviar a vermelhidão e acalmar a pele com psoríase e eczema. É também profundamente hidratante, e pode ajudar a reduzir o ressecamento do inverno.

7. Benefícios do Buriti no Controle da Pressão Sanguínea:

O potássio encontrado no Benefício do Buriti ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea causadas pelo elevado teor de Sódio.

8. Benefícios do Buriti Para o Sistema Gastrointestinal:

Parasitas intestinais são os habitantes indesejáveis ​​do sistema gastrointestinal, que podem causar desconforto e aumentar o risco de contrairmos várias doenças. O Buriti é muito eficiente na eliminação desses parasitas, através de dois agentes antimicrobianos chamados timol e carvacrol, presentes nele.

9. Benefícios do Buriti Para Perca de Peso:

Quem quer perder peso ou mantê-lo saudável deve certamente acrescentar Buriti a sua dieta diária. Essa erva não possui colesterol e é uma rica fonte de fibras dietéticas que ajudam a controlar o seu peso e podem manter o corpo em forma e livre de doenças.

Alem disso, o fruto, ajuda a dissolver a gordura que se acumula em áreas como o fígado, vesícula biliar, sistema linfático e muito mais. Isso é, novamente, devido ao carvacrol.

10. Benefícios do Buriti Para Combater a Asma:

Rico em elementos que limpam o pulmão, como carvacrol, flavonoides e terpenos, o Benefício do Buriti desobstrui o trato respiratório e fornece alívio para ataques de asma.

12. Benefícios do Buriti no Combate ão Resfriado:

O Buriti é um poderoso antioxidante e tem propriedades antissépticas que limpam o seu sistema, sendo assim um excelente tratamento para o resfriado comum.

Quando sentir aquela dorzinha de garganta começando, adicione três gotas de óleo de Buriti em um copo de suco de Laranja ou água e beba essa mistura uma vez por dia por até cinco dias até que os sintomas desapareçam.

beneficio do buriti

13. Combate o Câncer de Cólon:

Os ácidos gordos de cadeia curta produzidos durante a fermentação da fibra, pelas bactérias intestinais, são uma grande fonte de energia para as células do cólon. Podendo inibir o crescimento e proliferação de células cancerígenas a nível do intestino.

14. Combate a Acne:

O Buriti ajuda a acabar com a acne, pois a vitamina A do Buriti ajuda a reduzir a produção de sebo em excesso, reduzindo assim o risco de acne.

É também reforça os tecidos de barreira da pele, aumentando, assim, a saúde geral e a vitalidade da superfície da pele.

A vitamina A é essencial para a manutenção adequada dos tecidos da pele e membranas mucosas. O Buriti libera as toxinas do corpo e purifica o sistema em virtude de suas propriedades antioxidantes.

15. Evita Ocorrência de um AVC:

A ingestão da vitamina C ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. A dieta com base em Buriti que é rico em vitamina C, faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

Além disso, como a vitamina C protege o organismo contra os radicais livres, as chances de um AVC se tornam ainda menores.

16. Diminui o Colesterol:

As fibras presente no Buriti, formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado.cha da vidaSuas fibras se ligam as sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.

17. Benefícios do Buriti Para Aliviar as Dores:

Encontra-se ainda entre os Benefícios do Buriti o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça . Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do potássio presente no Buriti.

18. Benefício do Buriti na Reparação e Substituição de Tecidos Velhos:

A vitamina A, presente no Buriti, também desempenha um papel importante na substituição de tecidos antigos e desgastados por outros novos, bem como mantém seus ossos e dentes fortes.

19. Benefícios do Buriti Para Tratar Gripe e Resfriado:

Funcionando como um auxiliador do sistema imunológico do corpo, a vitamina previne resfriados e tosses, a partir da facilitação na absorção de ferro e, consequentemente, no fortalecimento da resistência do corpo à infecção.

20. Benefícios do Buriti na Redução dos Sintomas da Pré-Menstruação:

Ingestão de ferro adequada pode reduzir os sintomas pré-menstruais, como tonturas, alterações de humor, hipertensão, etc Deficiência de ferro pode aumentar mudanças de humor pré-menstrual, como irritabilidade e depressão.

buriti

21. Combate Estresse e Ansiedade:

Extremamente visíveis hoje em dia são, também, os benefícios do potássio sobre a ansiedade e o estresse. Esses males modernos são relacionados a níveis excessivamente altos de cortisol e de adrenalina, dois hormônios que se tornam mais comportados quando há bons níveis de potássio no corpo.

buriti beneficios

22. Benefícios do Buriti Para Acelerar o Metabolismo:

O potássio também regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar.

Ao regular a produção de insulina, o Buriti acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

 

23. Benefícios do Buriti Para Evitar as Pedras nos Rins:

Quando a quantidade de cálcio na urina é elevada, ocorre o risco de desenvolver pedras nos rins. Por isso, por reduzir a excreção desse mineral na urina, o Buriti é indicado para evitar problemas maiores.

Veja Também Outros Benefícios do Buriti Para Saúde e Beleza do Nosso Corpo:

  • 24. O óleo de Buriti tem uso medicinal consagrado pelas populações locais como:
  • 25. vermífugo,
  • 26. cicatrizante e
  • 27. energético natural.
  • 28. Atua também contra queimaduras,
  • 29. feridas da pele,
  • 30. pele muito seca e rachada,
  • 31. reduz a irritação cutânea e a vermelhidão da pele.
  • 32. É um alimento rico em sais minerais (cálcio, ferro , fosforo, iodo),
  • 33. proteínas e
  • 34. vitaminas (A, B1, B2, B3 e C).
  • 35. É considerado un alimento super antioxidante pois contém altas quantidades de carotenoides.
  • 36. Faz bem à pele (hidrata, dá firmeza e elasticidade),
  • 37. combate rugas,
  • 38. Sendo antioxidante, protege o organismo das doenças cardiovasculares,
  • 39. atua no combate aos radicais livres,
  • 40. previne o corpo das doenças degenerativas,
  • 42. fortalece o sistema imunológico,
  • 42. previne doenças oculares degenerativas.
  • 43. Seu conteúdo férrico ajuda a previnir a anemia.

Outras Utilidades do Buriti:

Além dos benefícios da sua fruta, o Buriti tem ainda muitas utilidades, já que todas as suas partes podem ser desfrutadas. O Buriti pode fornecer palmito comestível, que é bastante saboroso, apesar de pouco conhecido na gastronomia.

beneficio do buritiDas suas folhas, é possível produzir uma fibra muito utilizada no artesanato para confeccionar bolsas, chapéus, tapetes, redes, cordas e coberturas para o teto. Do talo das folhas e da madeira é possível fabricar móveis. Também é possível aproveitar a sua seiva, de onde pode-se extrair sacarose, e, além disso, do seu óleo e flores, é possível confeccionar vinhos.

Receita de Panna Cotta com Geleia de Buriti:

Ingredientes:

(rendimento: quatro porções)

  • Panna cotta
  • 100 ml de leite
  • 400 ml de creme de leite fresco
  • Fava de baunilha (eu usei raspas da tonka, a baunilha do Cerrado)
  • 6g. de gelatina sem sabor
  • 80g. de açúcar

Geleia de Buriti:

  • 50g. de pasta de Buriti
  • 1 xícara de chá de água
  • 4 colheres de sopa de açúcar

Modo de Fazer:

  • Em uma panela, misture o leite, o creme de leite, o açúcar e a baunilha e leve ao fogo baixo mexendo sempre até começar a levantar fervura. Reserve.
  • Enquanto isso, hidrate a gelatina conforme a recomendação do fabricante e quando a mistura da panela estiver pronta, coloque um pouco dela à gelatina, incorporando bem. Na sequência, volte tudo à panela e mexa novamente.
  • Em recipientes individuais lavados, mas não secos, distribua igualmente a mistura entre eles e leve à geladeira por no mínimo quatro horas. Enquanto a panna cotta adquire consistência, faça a geleia. Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando.
  • O ponto certo da geleia será quando você começar a misturar e começar a enxergar o fundo da panela, como no brigadeiro (embora a consistência seja bem diferente). Desligue e deixe esfriar.
  • Passadas as quatro horas de geladeira, a panna cotta estará pronta e você poderá colocar a geleia de Buriti encima. O azedinho do Buriti com a doçura e a leveza da panna cotta formam uma combinação bastante interessante. Experimente!
Os 42 Benefícios do Buriti Para Saúde
4.8 (95.39%) 1051 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
Os 22 Benefícios do Biribá Para Saúde
DMCA.com Protection Status

Pin It on Pinterest