O Camu Camu é um fruto bem típico da Amazônia, propriedades nutricionais únicas que são bastante utilizadas na indústria de cosméticos e na mesa dos brasileiros que querem adotar uma dieta mais nutricional sem perder os sabores exóticos da culinária brasileira. Você Sabia que os Benefícios do Camu Camu são essenciais para combater diversas doenças, e mas, o combate ao câncer é um Benefício do Camu Camu.

camu camu

Facilmente manipulável, o Camu Camu ganha destaque na produção de medicamentos, cosméticos, alimentos e bebidas do Brasil e exterior. Geralmente, encontra-se o Camu Camu refinado, vendido em forma de pó no mercado.

Caso você não queira a fruta por possuir um sabor muito amargo que chega a travar na boca, poderá estar misturando uma colher de chá do pó do Camu-camu nos líquidos ingeridos diariamente, seja na água, sucos ou shakes.

Valores Nutricionais do Camu Camu:

O princípio ativo da fruta Camu Camu é totalmente baseado em fibras, proteínas e minerais, além de vitamina c e vitamina b1, o que comprova que uma dieta à base dessa fruta só tem a trazer benefícios para a sua saúde. Todas essas propriedades trazem a mudança desejada de dentro para fora, auxiliando no controle de doenças que vêm com a idade e na prevenção de infecções causadas por fatores ambientais. Veja também os Benefícios do Camu Camu Para Saúde:

Benefícios do Camu Camu Para Saúde:

1. Benefícios do Camu Camu Para Aumentar a Imunidade:

A vitamina c presente nesta fruta é amplamente conhecida pela sua contribuição para o sistema imunológico do corpo, pela estimulação dos vasos brancos do sangue.

2. Benefício do Camu Camu Contra a Cirrose:

A vitamina b1 é um dos principais nutrientes encontrados nesta fruta, estudos revelam que esta vitamina pode até mesmo tratar as deficiências causadas pela cirrose, infecções, hipertireoidismo ou alcoolismo.

3. Ajuda a Aumentar a Energia:

Um dos principais Benefícios do Camu Camu é aumentar a energia. Por ser rica em vitamina b1 (tiamina) é o seu envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, a principal fonte de energia para o corpo humano.

Através da ativação dessas enzimas, o corpo obtém maiores quantidades de energia, de modo que bons níveis de vitamina b1 fornecem uma sensação de bem-estar e vitalidade.

4. Benefícios do Camu Camu no Combate a Dibetes:

Os portadores de diabetes podem contar com o auxilio das fibras alimentares no controle da dieta. Esse é outro rico Benefício do Camu Camu. Pode até mesmo ser uma medida preventiva para a doença. Já que a fibra alimentar contida na fruta contribui para a diminuição da absorção de glicose.

Quando falamos de diabetes, naturalmente, envolvemos os níveis glicêmicos e as fibras alimentares, colaboram para estabilizá-los. Além disso, estudos apontam uma relação da ingestão de ambos os tipos de fibras, com a diminuição do risco da Diabete tipo 2.

6. Benefício do Camu Camu Para Melhorar a Visão:

Constantemente atacados pelos radicais livres, em decorrência de sua constante e intensa exposição à luz, os olhos contam com os benefícios da vitamina c contidos nessa fruta para a proteção. A ação antioxidante da vitamina contribui para evitar diferentes doenças oculares, como a catarata.

beneficio do camu camu

7. Favorece a Saúde do Coração:

Entre os Benefícios do Camu Camu se destacam aqueles proporcionados pela vitamina b1. Esta vitamina age no estímulo e produção do neurotransmissor acetilcolina, que é responsável pela transmissão de mensagens dos neurônios aos músculos, incluso o coração. Nesse sentido, a vitamina b1 protege a regularidade das funções do coração, ao proteger a comunicação entre esse músculo e o sistema nervoso.

8. Benefícios do Camu Camu Para Melhorar a Mémoria:

A vitamina b1 presente nesta fruta pode melhorar sua memória e concentração. Ela também é usada no tratamento de muitos distúrbios do sistema nervoso, como esclerose múltipla e paralisia de Bell, entre outros.

9. Benefício do Camu Camu Para Saúde do Cérebro:

Quem nunca teve um dia estressante? A vitamina c contida nessa fruta atua na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina, afetando diretamente o humor de uma pessoa. Além disso, a atuação da vitamina c é fundamental para o bom funcionamento do cérebro.

10. Favorece a Saúde da Pele:

Este é outro Benefício do Camu Camu. A fibra contida nessa fruta pode ajudar a mover fermento e o fungo para fora de seu corpo, impedindo que sejam expelidos através da pele onde poderiam desencadear acne ou erupção cutânea.

Outros Benefícios do Camu Camu:

  • Atua na formação de colágeno, por esse motivo, é ótimo para a pele;
  • Efeito antioxidante, agindo sobre os radicais livres;
  • Ajuda no processo de coagulação do sangue;
  • Pode diminuir os riscos de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama, estômago e boca;
  • Ajuda a prevenir o aparecimento de catarata;
  • Evita a formação de hematomas;
  • Protege o organismo dos efeitos danosos causados pela poluição;
  • Ajuda a perder peso. Também falaremos sobre isso em separado.
  • Evita a anemia ferropriva;
  • Previne o escorbuto;
  • O Camu Camu Acelera a cicatrização de feridas;
  • Está diretamente ligado à produção de hormônios anti-estresse, entre eles: adrenalina e noradrenalina;
  • Elimina toxinas do corpo;
  • Protege o cérebro de doenças degenerativas;
  • Melhora o humor. Alguns estudos relatam que alguns pacientes abandonaram o uso de medicamentos antidepressivos após incorporarem Camu Camu às suas dietas;
  • Ajuda a recuperar a musculatura no pós-treino. Discutiremos isso num tópico à parte.

beneficios do camu camu

Como Consumir o Camu Camu:

O Camu Camu pode ser consumido fresco na forma de suco, diluindo cerca de 50 g da fruta em 1 litro de água. Além disso, essa fruta também pode ser encontrada em pó, que deve ser consumido diluindo 1 colher de sopa rasa em 1 copo de água, tomando a mistura 2 vezes por dia.

Quando consumido na forma de comprimidos, deve-se tomar 1 cápsula de 500 mg 2 vezes por dia, uma de manhã e outra à tarde.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.