Os 10 Benefícios do Caroço da Pitomba Para Saúde
5 (100%) 7 votes

Os Benefícios do Caroço da Pitomba são muito importante para a saúde. Pois a Pitomba é uma planta típica da região Amazônica até a Mata Atlântica. Pode chegar a alcançar 13 metros de altura e é usada na recuperação de regiões degradadas, pois ela serve como alimento para diversas espécies de aves. Além disso, é comum vê-la como elemento de arborização de praças e parques.

De nome científico Eugenia luschnathiana, a planta produz um fruto conhecido como pitombeira que aparece entre os meses de janeiro e abril. Sua polpa é protegida por uma casca de coloração marrom que, apesar de dura, é quebradiça. Com polpa suculenta e de coloração esbranquiçada, seu sabor é agradável, levemente ácida e doce.

Os 10 Benefícios do Caroço da Pitomba Para Saúde

Benefícios da Pitomba Para Saúde:

Auxilia a Função Glandular Supra Renal:

Os Benefícios do Caroço da Pitomba ajudam no funcionamento das glândulas vitais do organismo, as mesmas responsáveis pelo metabolismo e regularização de algumas reações do corpo humano ao estresse.

Benefícios do Caroço da Pitomba no Combate os Radicais Livres:

A vitamina C presente no Benefício do Caroço da Pitomba é um antioxidante potente contra os radicais livres que agem no organismo, eles são responsáveis pelo envelhecimento da pele e das células aumentando o risco de adquirir inúmeras doenças.

Protege os Ossos:

Os Benefícios do Caroço da Pitomba tem cálcio e age diretamente no fortalecimento dos ossos, dessa forma, evita a osteoporose, uma doença metabólica que acomete os ossos deixando-os frágeis e porosos suscetíveis a fraturas.

Benefício do Caroço da Pitomba Para a Pele e Para os Cabelos:

Os antioxidante presentes no Benefício do Caroço da Pitomba ajudam a evitar as rugas causadas pelo envelhecimento precoce, e também proporcionam um cabelo mais forte com mais elasticidade devido ao ferro, cálcio e as vitamina A e vitamina C. O fruto é um bom investimento para a saúde e também para a beleza.

||→ Leia Agora!  Os 12 Benefícios da Tulipa Para Saúde

Previne Anemia:

A junção do ferro e das vitamina A e vitamina C impedem o aparecimento da anemia, pois ajudam na formação da hemoglobina no organismo. Além disso, esses nutrientes que se encontram nos Benefícios do Caroço da Pitomba são essenciais para um bom funcionamento das células.

Benefícios do Caroço da Pitomba é Rico em Vitamina C:

Benefícios do Caroço da Pitomba é rico em vitamina C. De acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, o nutriente é requerido pelo organismo para o crescimento e a reparação de tecidos espalhados por todo o corpo.

Combate a Fungos e Carunchos em Plantações:

Estudos já mostraram que uma proteína retirada dos Benefícios do Caroço da Pitomba promete ser eficiente para combater fungos e carunchos em plantações de cana-de-açúcar e café, além de grãos de feijão e de soja que ficam estocados.

Benefício do Caroço da Pitomba Fortalece o Sistema Imunológico:

A vitamina C é uma potente propriedade encontrada no Benefício do Caroço da Pitomba que inibe o aparecimento de doenças, pois ela a Pitomba tem sua atuação voltada na proteção das células do corpo e no retardamento do envelhecimento precoce da pele, tecidos e células do organismo.

Efeito Antioxidante:

É justamente por conta da vitamina C que a Pitomba possui ação antioxidante. Os antioxidantes contribuem para o combate aos radicais livres, substâncias maléficas ao organismo que, conforme o Centro Médico a Universidade de Maryland.

Causam danos ao DNA e cujo acúmulo ao longo do tempo pode contribuir com o processo de envelhecimento e com o desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, artrite e doença no coração.

Benefícios do Caroço da Pitomba no Combate ao Apodrecimento do Couro:

Por conta da presença de tanino em sua composição, os Benefícios do Caroço da Pitomba são utilizadas para impedir que o couro apodreça ao ser curtido.

||→ Leia Agora!  Hepatite B - O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Os 10 Benefícios do Caroço da Pitomba Para Saúde

Formas de Consumo Pitomba:

Normalmente a planta é consumida in natura, ou como licor. Dificilmente é usada para doces e não possui aplicações comuns na culinária. No entanto, apesar de pouco comum, a fruta pode ser usada para complementar o sabor de bolos, biscoitos e doces. Para comer in natura, você pode quebrar a casca com os dentes e sugar o conteúdo até que fique somente o caroço.

Receita de Suco de Pitomba:

Ingredientes:

  • 6 a 8 fruta bem lavadas e descascadas batidas no liquidificador;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • Gelo;
  • 100 ml de água ou mais dependendo da densidade desejada.

Modo de Preparo:

  • Bater os ingredientes no liquidificador e adoçar a gosto: