Os 24 Benefícios do Cerefólio Para Saúde!

Os Benefícios do Cerefólio são muitos e complexos. No entanto, Melhorar a Memoria é um importante Benefício do Cerefólio que a maioria das pessoas procura. O Cerefólio também é conhecida como cerefolho, a planta da família das Apiaceae é uma erva anual e muito parecida com a salsa aristocrática, motivo pelo qual é chamada de rainha das salsas.

Com folhas parecidas com as da samambaia, o Cerefólio possui crescimento lento e pode chegar aos 25 ou 30 centímetros de altura. Resistente ao frio, a planta é muito usada na culinária francesa, entrando na composição do mix de ervas finas. Suas folhas são usadas secas como especiarias, além de ser usada como um corante amarelo.

beneficio do cerefolio

O Cerefólio é uma erva condimentar bastante utilizada na culinária francesa, onde entra na composição da mistura de ervas conhecida como “ervas finas”. Podemos compará-lo ao uso que fazemos da salsa no Brasil.

De sabor mais delicado do que a salsa e com um toque refrescante de anis ou alcaçuz, a erva entra no preparo de diversos pratos, como legumes, aves, sopas, frutos do mar, carnes, omeletes, vinagretes, saladas, dentre outros. No norte do continente africano, as sementes do Cerefólio são utilizadas como especiaria nos mesmos pratos que o coentro, além de também ser usado como corante amarelo.

Valor Nutricional do Cerefólio:

A erva seca é uma das melhores fontes de minerais, como o potássio, (4740 mg / 100 g) de cálcio, zinco, manganês, ferro e magnésio. Além disso, o Cerefólio também é rico em muitas vitaminas antioxidantes, incluindo vitamina A,vitamina C, vitamina E e antioxidantes fenólicos como zeaxantina, luteína e criptoxantina.

A erva possui propriedades e benefícios diversos quando consumida. Suas propriedades envolvem ação como depurativo, diurético, refrescante, digestivo, analgésico, anti-inflamatório, carminativo, hidratante, antioxidante e hipotensivo. Suas partes utilizadas são as folhas, as sementes e as raízes. Então, confira agora os Benefícios do Cerefólio Para Saúde:

Benefícios do Cerefólio Para Saúde:

1. Benefícios do Cerefólio Para Prevenir a Artrite:

Junto com a luteolina, outro componente que ajuda a potencializar o efeito anti-inflamatório do Cerefólio é a vitamina C. Se consumida da maneira correta, a erva combate o aparecimento de distúrbios inflamatórios, como a osteoartrite (degeneração da cartilagem articular e o osso subjacente) e artrite reumatoide, doença que causa a inflamação das articulações.

2. Benefício do Cerefólio Contra a Hipertensão:

Os hipertensos possuem um alto risco de desenvolver as tão temidas doenças cardiovasculares, mas com o auxílio da vitamina C, por meio da ingestão do Cerefólio a pressão arterial do corpo tende a reduzir.

3. Combate o Alzheimer:

Este é um dos principais Benefícios do Cerefólio. O Cerefólio, juntamente com salsa e o estragão, é rico em antioxidantes de flavonóides polifenólicos, incluindo o apigenina. Estudos de pesquisa sugerem que o apigenin funciona como neuroprotetor e pode prevenir pacientes com doença de Alzheimer por meio da limitação do dano neuronal em seu cérebro.

4. Benefícios do Cerefólio Para Saúde do Homem:

A vitamina E associadas as Vitaminas C, glutationa e coenzima Q10 presentes nesta planta aumentam a fertilidade masculina, a alimentação adequada e ingestão de vitaminas proporcionam um ambiente adequado para a produção e manutenção de esperma.

planta cerefolio

5. Benefício do Cerefólio Contra Doenças Degenerativas:

O zinco presente no Cerefólio promove um bom desenvolvimento para a memória e o aprendizado. Os metais pesados que vão se acumulando no cérebro ao longo da vida são responsáveis por diversas doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.

O zinco remove de maneira muito eficaz todas essas toxinas do nosso organismo e ajuda a manter as células cerebrais saudáveis. Também combate doenças como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

6. Aumenta a Imunidade do Corpo:

Este é um dos excelentes Benefícios do Cerefólio, devido a presença das vitamina A e vitamina C. O Cerefólio ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido. A vitamina A ajuda a manter as membranas e o revestimento dos olhos, das vias respiratórias, intestinal, urinária e ainda as mucosas fortalecidas. As células brancas do sangue, conhecidas como linfócitos, também dependem da presença da vitamina A para combater infecções que atingem o organismo.

7. Benefícios do Cerefólio Para Aumentar a Massa Muscular:

O zinco presente nesta planta reduz o risco de hipertrofia após o treino favorecendo uma recuperação mais rápida e completa dos músculos, fazendo com que o reparo de células danificadas seja mais rápido e o aumento da massa muscular seja acelerado.

8. Benefício do Cerefólio Contra Inflamações:

É um fato bem conhecido que o manganês presente na planta é um remédio para inflamação e entorses crônicos. Ele aumenta os níveis de superóxido dismutase (também conhecido como SOD) em pacientes com artrite. Uma vez que a superóxido dismutase possui excelentes propriedades anti-inflamatórias, o manganês alivia a inflamação dolorosa em pacientes.

9. Ajuda a Aumentar a Energia do Corpo:

Este também é um dos melhores Benefícios do Cerefólio. É um auxiliar no transporte de oxigênio do corpo para os músculos e cérebro, o que aumenta o desempenho físico e a agilidade mental do organismo.

10. Benefícios do Cerefólio no Aumento do Metabolismo:

Outra função notável do manganês presente nesta planta é que aumenta o metabolismo do corpo. Graças às enzimas ativadas com manganês, podemos manter com sucesso o nosso nível de colesterol. Também ajuda o fígado a funcionar sem problemas.

11. Benefício do Cerefólio Contra o Envelhecimento Precoce:

Como relatado anteriormente, o Cerefólio possui grandes quantidades de zinco. Manter os níveis de zinco adequados ao organismo vai melhorar a aparência da pele e dos cabelos, evitará a acne e retardará os sinais de envelhecimento. Também auxilia no retardo do envelhecimento dos olhos fazendo com que a degradação da visão aconteça.

12. Previne o Eczema:

Este é outro excelente Benefício do Cerefólio. Esta planta pode fornecer alívio aos sintomas de eczema. Tudo o que você tem que fazer é aplicar um pouco de pasta desta planta sobre as partes afetadas do seu corpo. Não só ajudará a se livrar da pele seca, escamosa, como também aliviará a coceira.

13. Benefícios do Cerefólio Contra a Depressão:

Ele ajuda na função neurotransmissora e a manter a estrutura e saúde cerebral. Ele é responsável pelas enzimas que processam os ácidos graxos na membrana cerebral mantendo-o saudável e ativo, é responsável também pela qualidade do nosso sono e a vigília, e promove a síntese da Dopamina e da Serotonina eliminando o risco da depressão.

14. Benefício do Cerefólio Para Saúde Ocular:

Os Benefícios do Cerefólio mais conhecidos são os relacionados à saúde dos olhos. De fato, a vitamina A presente nesta planta se relaciona amplamente à boa visão, sendo necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz. Além disso, a vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.

cerefólio

15. Combate a Ação dos Radicais Livre:

Este também é um dos principais Benefícios do Cerefólio. A planta é uma residência para diversos minerais. Ele é rico em selênio, potássio, manganês e magnésio. Você pode usar suas propriedades antioxidantes da planta para se livrar dos radicais livres do corpo.

16. Benefícios do Cerefólio Para Melhorar a Digestão:

Como é o caso com salsa, o Cerefólio também tende a ser muito popular e bem conhecido por suas propriedades diuréticas, benefícios de purificação e riqueza em vitamina C, e suas propriedades digestivas.

Na verdade, ele ajuda a melhorar a digestão, assim que tomar uma infusão desta planta após uma refeição pesada, é um excelente remédio popular para evitar digestões pesadas.

17. Benefício do Cerefólio Contra a Anemia:

O Cerefólio é rico em clorofila, que funciona como um purificador sanguíneo. O elevado teor de vitamina C do sumo desta planta aumenta a velocidade de absorção de ferro. Beber suco desta erva aumenta regularmente o teor de hemoglobina no organismo para curar a anemia.

18. Combate Cólicas Menstruais:

Este também é um rico Benefício do Cerefólio. Um dos problemas comuns que a maioria das mulheres enfrentam é a retenção de líquido prolongada. O Chá desta planta pode eliminar os fluidos excessivos de seu corpo, pois tem propriedades diuréticas. Ele também pode ajudá-lo a combater cólicas menstruais e dor abdominal.

19. Benefícios do Cerefólio Para Prevenir o Escorbuto:

Os sintomas de escorbuto começam a aparecer devido ao enfraquecimento dos vasos, tecidos, ossos e sangue conjuntivo que incluem colágeno. A vitamina C presente nesta planta é considerada um poderoso antioxidante, é necessária para a produção de colágeno.

20. Benefício do Cerefólio Contra o Câncer:

Além do efeito antioxidante ajudar a prevenir o câncer, os Cerefólios também possuem um óleo essencial capaz de inibir o surgimento de tumores cancerígenos. A erva é muito indicada na medicina alternativa como um alimento “quimiopreventivo”.

Mais Benefícios do Cerefólio:

  • Melhora a função cardíaca proporcionando um relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuindo a formação de substâncias que podem obstruí-los.
  • Previne a queda de cabelos e aumenta o crescimento dos vasos capilares fazendo assim com que o cabelo cresça mais forte e saudável.
  • Não possui efeito direto, mas auxilia na absorção do cálcio e do potássio, minerais importantes para o funcionamento e manutenção dos tecidos muscular e ósseo.
  • Possui uma substância chamada gama-tocoferol que tem ação anti-inflamatória e combate doenças, como asma, bronquite, reumatismo, artrite, artrose e entre outras.

Contraindicações do Cerefólio:

Ao colher a planta é importante tomar cuidado com sua seiva, que pode causar irritações na pele, principalmente sob o sol. Algumas pessoas podem ser alérgicas a essa erva. Alguns autores que escreveram a respeito dela, acreditam que possa causar dermatite de contato e reações alérgicas, por exemplo a febre dos fenos.

beneficios do cerefolio

Como Cultivar o Cerefólio:

Para seu cultivo, o ideal é usar um solo fértil, drenável, irrigado e rico em matéria orgânica. Deve ser cultivada em meia sombra e local fresco uma vez que, quando em calor intenso, a planta torna-se adulta mais rapidamente, tornando-se imprópria para o consumo. O ideal para manter uma plantação de uso contínuo com folhas frescas e jovens, é semear regularmente, além de colher regularmente. Sua multiplicação se dá por meio das sementes.

Os 24 Benefícios do Cerefólio Para Saúde!
4.8 (95.38%) 589 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
Como Perder Peso Rápido – Confira o Melhor Jeito de Emagrecer!
DMCA.com Protection Status