Os 25 Benefícios do Chá de Capuchinha Para Saúde

0
75
Anunciodotopo
Os 25 Benefícios do Chá de Capuchinha Para Saúde
5 (100%) 22 votes

Os Benefícios do Chá de Capuchinha são muitos e famosos no meio medicinal. A maioria das pessoas dizem que o principal Benefício do Chá de Capuchinha que elas procuram é o grande efeito de emagrecimento rápido e saudável que ele proporciona. A planta é uma das mais famosas e mais saborosas plantas comestíveis que existe, isso mesmo, saborosas! Ela pertence à família das Tropaeolaceae e tem ganhado cada vez mais fama e procura devido à sua beleza única, tanto das suas folhas como das suas flores.

A Capuchinha é a Tropaeolum majus, também chamada pelos nomes populares de capuchinho, cinco-chagas, flor-de-chagas, bico-de-papagaio, nastúrcio, mastruço-do-peru, mastruço, entre outros. Todas as partes da planta são comestíveis.

beneficios do cha de capuchinha

Cientificamente falando, ela é batizada de Tropaeolum majus l. Esta planta medicinal pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação e nos ervanários.

O fruto desta planta possui cor esverdeada e é comestível. Seu sabor fresco e picante parece com o do agrião. As folhas e frutos dessa espécie com propriedades tão versáteis podem ser consumidos em saladas. Crus, eles auxiliam no combate a gripes (no início), favorecem a digestão e abrem o apetite.

Para além de ter umas folhas e umas flores maravilhosas, também possui um sabor único! Fique sabendo que é uma das plantas comestíveis mais procurada em todo o mundo. A planta tem sido utilizada por todo o mundo como planta ornamental, mas ela possui propriedades noutros campos bem interessantes, tal como na medicina, no uso de banhos e de chás.

Merece seu Clique:  Os 15 Benefícios do Baru Para Saúde

Propriedades do Chá de Capuchinha:

As propriedades da planta incluem sua ação antibiótica, expectorante, desinfetante, digestiva, antisséptica, depurativa, digestiva, estimulante, sedativa, purgativa e diurética.

Os princípios ativos do Chá de Capuchinha mais conhecidos são: glucotropaeolina, vitamina C, ácidos graxos, flavonóides, glicosídeos, oxalatos, glucosinolatos, óleos essenciais, resinas, pigmentos, substâncias bactericidas, iodo, ferro, enxofre, cálcio, potássio, frutose e glicose. Veja Também os Benefícios do Chá de Capuchinha Para Saúde:

Benefícios do Chá de Capuchinha Para Saúde:

1. Benefício do Chá de Capuchinha Contra Afecções Pulmonares:

Essa dica é indicada para tratar afecções pulmonares, como expectorante muito eficaz na expulsão do muco. Prepare uma mistura de duas colheres (sopa) de folhas frescas e amassadas de Capuchinha em um pilão com uma xícara (chá) de leite quente. Coe antes de beber. Este remédio pode ser adoçado com mel a gosto e ingerido várias vezes ao dia.

2. Benefícios do Chá de Capuchinha Para Aliviar  a Tosse:

Pesquisas revelara que esta planta possui ação Expectorante, que é uma substância usada em remédios contra a tosse. Isso é verdade, a principal função do expectorante é aliviar a tosse.

Então, em vez de tomar medicamentos contra a tosse, por que você não consome o Chá de Capuchinha para se livrar desse problema? Na verdade, é uma maneira mais deliciosa de combater a tosse, especialmente nos dias frios ou chuvosos.

3. Favorece a Saúde do Cabelos:

Esse é mais um Benefício do Chá de Capuchinha que não poderia ficar de fora. Misturado em extrato alcoólico, as folhas frescas da planta são indicadas para fortalecer o couro cabeludo, estimulando o crescimento dos cabelos e prevenindo a sua queda.

Este remédio caseiro deve ser preparado com duas colheres (sopa) de folhas frescas da planta, bastante amassadas e trituradas manualmente, adicionadas a uma xícara (chá) de álcool de cereais a 80%. Após a infusão, deixe macerando durante cinco dias em recipiente limpo, de preferência de vidro, para depois ser utilizado diariamente, direto no couro cabeludo, com a ajuda de um borrifador.

4. Benefícios do Chá de Capuchinha Para Aumentar a Resistência:

Por ser muito rica em vitamina C, o Chá de Capuchinha pode ser inserido na alimentação no intento de fortalecer o corpo e aumentar a resistência.

5. Previne o Envelhecimento Precoce:

Ricas em fibras, vitaminas e antocianinas – poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e diversas doenças – as flores comestíveis ainda são uma ótima opção para quem está de dieta, pois são pouco calóricas.

Merece seu Clique:  Os 15 Benefícios do Chá da Casca de Romã Para Saúde

6. Benefício do Chá de Capuchinha Para Curar Feridas:

Estudos recentes revelaram que o Chá de Capuchinha possui capacidades antissépticas que funcionam como antibacteriano e antimicrobiano, altamente recomendados para cicatrização de feridas pequenas e grandes.

7. Benefício do Chá de Capuchinha Para Saúde dos Rins:

Os povos andinos costumavam utilizar a planta para tratar infecções urinárias e problemas nos rins. Os efeitos da planta realmente são benéficos nestas condições, mas é importante dar atenção à moderação, neste caso.

Embora seja bastante útil, o Chá de Capuchinha não deve ser tomado diariamente por mais de uma semana, uma vez que é bastante carregado em nutrientes. Por isso, dê uma semana de descanso para o organismo, no mínimo, a cada uma semana de consumo recorrente. Isso potencializa seus efeitos e evita danos ao organismo.

beneficios da capuchinha

8. Favorece a Saúde da Pele:

Este rico Benefício do Chá de Capuchinha não podeira ficar de fora. Esta planta é um potente adstringente natural para pele oleosa e cansada, ideal para tratar as infecções da acne e purificar os poros, evitando cravos e espinhas.

Misture o suco de uma xícara de folhas de Capuchinha trituradas a duas colheres de vaselina líquida para facilitar a aplicação no rosto. Faça uma máscara uma vez por semana.

9. Benefícios do Chá de Capuchinha Para Prevenir Resfriados:

Chá de Capuchinha é rico em presença de Vitamina C, além de ser um antibiótico natural. Comer algumas folhas da planta no início de um resfriado, por exemplo, pode auxiliar a combater o desenvolvimento do problema.

Sua ação antibiótica auxilia no combate de problemas leves, e comer algumas folhas da Capuchinha pode ser uma forte estratégia em momentos propícios para o desenvolvimento de gripes e resfriados.

10. Benefício do Chá de Capuchinha Contra Degeneração Macular:

Chá de Capuchinha faz muito bem a saúde. Um estudo realizado pela Unicamp mostra que a planta (Tropaeolum majus) é rica em luteína, uma substância associada à prevenção da catarata e degeneração macular.

11. Favorece a Saúde Urinária:

Este também é mais um dos ricos Benefícios do Chá de Capuchinha. Ela é muito indicada para casos de infecções urinárias e retenção de líquidos, já que sua propriedade diurética aumenta a eliminação de líquido do organismo, promovendo uma “limpeza” no corpo e principalmente no trato urinário, eliminando pela urina toxinas e bactérias, fazendo também o corpo perder o inchaço que a retenção de líquidos proporciona.

12. Benefícios do Chá de Capuchinha Contra a Febre:

Chá de Capuchinha é conhecido por ser um antibiótico natural. Estes efeitos eram aproveitados desde os primeiros povos andinos para prevenir infecções e aliviar febres. O efeito antibiótico é moderado, o que o torna ideal para condições de saúde leves, especialmente aquelas e beneficiem-se da presença de Vitamina C.

Merece seu Clique:  Como Clarear a Virilha em 1 Dia de Forma Natural

Veja Mais Benefícios do Chá Capuchinha:

  • Ação anti-inflamatória do aparelho urinário,
  • Alívio da prisão de ventre,
  • Atuação antirreumática,
  • Calmante,
  • Diurético,
  • Efeito antiofídico,
  • Emenagogo,
  • Favorece a digestão,
  • Laxante,
  • Melhora do apetite,
  • Poder diaforético (que faz suar intensamente),
  • Pulmonar (combater bronquite, tosse com catarro e outros distúrbios),
  • Tratamento de disfunções no estômago.

Como Utilizar a Capuchinha:

As partes utilizadas da planta são as suas flores e folhas, para fazer chás, infusões, sucos ou saladas. Veja como preparar uma infusão dela para tratamento da caspa:

Adicionar 4 colheres picada em ½ litro de água fervente e depois lavar os cabelos com a mistura final, resultado da infusão.

Receita do Chá de Capuchinha:

Diz-se que as propriedades medicinais da Capuchinha são encontradas apenas em três partes da planta: sementes, folhas e flores. Uma das maneiras de usar a erva é preparar o chá com 4 colheres (sopa) de folhas picadas ou 2 colheres (sopa) de sementes para cada litro de água filtrada.

Modo de preparo:

  • Coloque a água para ferver e, atingindo este ponto, apague o fogo,
  • Retire a panela do fogão e despeje as folhas ou sementes,
  • Tampe o recipiente e deixe em infusão durante 10 minutos,
  • Coe o chá e use-o da forma que precisar.

Em geral, o tratamento de problemas internos é feito ingerindo de duas a quatro xícaras ao dia. Já nos cuidados estéticos com a pele ou cabelos, a infusão deve ser aplicada uma vez por semana; deixe o Chá de Capuchinha agir por 15 minutos e lave a área afetada na água corrente em seguida.

cha de capuchinha

Efeitos Colaterais do Chá de Capuchinha:

O único efeito colateral do Chá de Capuchinha, conhecido até então, é a irritação gástrica, nos casos de ingestão. Porém, em todo o caso, um médico ou nutricionista deve ser consultado para melhor avaliação de uso individual.

Contraindicações do Chá de Capuchinha:

O Chá de Capuchinha está contraindicado para pacientes com gastrite, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca ou renal e mulheres grávidas ou em fase de lactação.

Atenção: é fundamental o acompanhamento especializado, a supervisão profissional de um fitoterapeuta ou naturopata ao administrar ervas. As plantas medicinais podem ter contraindicações, efeitos colaterais e interações medicamentosas.

Recomendado Para Você