Os 30 Benefícios do Cupuaçu Para Saúde!
5 (100%) 12 votes

Benefícios do Cupuaçu Para Saúde do nosso corpo. Além do mais, Melhorar o aspecto da pele é um rico Benefício do Cupuaçu. Além do que, o Cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma planta medicinal também conhecida como cupu, cupuasu, copoasu, cupuassu, cupuazú, cupuaçuzeiro, cupuaçueiro, dentre outros nomes populares. Pertence à família Sterculiaceae.

beneficios do cupuaçu

Fruto típico da região amazônica, dono de um perfume doce, forte e bastante singular, o Cupuaçu pode chegar a medir até 25 centímetros, e apresenta uma forma oval. Provindo de uma árvore de 15m de altura chamada cupuaçueiro, o fruto apresenta uma cor castanha escura que dá um aspecto feio e estranho, mas ele apresenta uma enorme bagagem de benefícios para a nossa saúde e o nosso organismo.

Ele pode ser acrescentado à sua dieta em forma de mousse, geleias, doces, sorvetes, compotas, licores, vinhos, e o mais clássico: pelo sumo, que apresenta um sabor azedinho e suave. Ele também é muito utilizado na produção de cosméticos, apresentando um maravilhoso efeito de protetor solar, protegendo nossa pele do cancro e de outras doenças características.

Propriedades do Cupuaçu:

Rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, além de fósforo, ácidos gordos essenciais, fibras e aminoácidos, ele pode prevenir e tratar diversos males que acometem o organismo. Além disso, há quem diga que a sua maior procura nos últimos tempos se deve à ajudinha que os Benefícios do Cupuaçu pode dar para alcançar a boa forma e ter a silhueta magra dos sonhos!

Benefícios do Cupuaçu Para Saúde:

1. Benefícios do Cupuaçu Por Ser Fonte de Energia:

Assim como o açaí, a fruta tem um papel importante para dar energia a quem o consome, mesmo se for ingerida separadamente a outra fruta.

2. Benefícios do Cupuaçu no Combate a Dores Abdominais:

Entre alguns fatos curiosos é que o fruto é utilizado pelas tribos Tikuna para aliviar dores abdominais, e por essa associação estão sendo desenvolvidas pesquisas que comprovam a eficácia neste sentido.

3. Benefícios do Cupuaçu Para o Sistema Imunológico:

O Benefício do Cupuaçu é excelente para o sistema imunológico humano, dando maior resistência e energia para o corpo.

4. Benefícios do Cupuaçu Na Melhora do Sistema Cardiovascular:

Um dos Benefícios do Cupuaçu Para a Saúde também se reflete positivamente no sistema cardiovascular, evitando a propensão a algumas doenças cardíacas e ainda protegendo as paredes arteriais.

6. Benefícios do Cupuaçu Para Maior Saciedade:

Por conter muitas fibras em sua propriedade, a fruta promete garantir maior saciedade por mais tempo, outro ponto positivo para usá-la nas dietas.

7. Benefício do Cupuaçu No Combate ao Câncer:

Cientistas descobriram um novo antioxidante presente na fruta, o Theograndins. Ele mostrou autonomia e promete destruir células cancerígenas do cólon e combater danos dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso que ele é considerado como uma fonte da juventude.

||→ Leia Agora!  Os 16 Benefícios do Marolo Para Saúde

8. Benefícios do Cupuaçu Para Diminuir o Colesterol:

Os ácidos graxos essenciais encontrados no fruto também diminuem o colesterol e neutralizam os efeitos nocivos do colesterol ruim. Isso acontece porque ele defende o organismo contra a deterioração oxidativa de lipídios.

9. Benefício do Cupuaçu Para Uma Pele Saudável:

Conhecida por ser a fonte da juventude, é possível encontrar a fruta na composição de alguns produtos estéticos, como shampoos, cremes hidratantes, etc. Outra dica interessante é a manteiga desta fruta, ela é cremosa e transmite Benefícios do Cupuaçu para a pele, entre eles retardar o envelhecimento precoce, aumentar a elasticidade, reduzir o aparecimento de rugas, calmante de irritações da pele, hidratante para a pele e também pode ser usada como um protetor solar natural, pois consegue bloquear os raios UVA e UVB de chegar ao tecido.

10. Benefícios do Cupuaçu No Combate a Inflamações:

O fruto possui propriedades anti-inflamatórias, o que significa que ele pode combater vários tipos de inflamações pelo corpo, além da fadiga. Portanto, pacientes com gota ou artrite também podem aproveitar os benefícios da frutinha para aliviar as dores e evitar crises frequentes dessas doenças.

Benefícios do Cupuaçu Na Prevenção do Câncer:

Ainda por conta da sua ação antioxidante, a fruta também é considerado um alimento anticancerígeno, ou seja, que pode prevenir o câncer. Isso porque ele possui entre os seus componentes o Theograndins, um antioxidante que, em muitos estudos, mostrou autonomia para destruir células cancerígenas do cólon, além de eliminar os radicais livres causadores da doença e de outros males no corpo.

cupuaçu beneficios

11. Benefícios do Cupuaçu Para Fortalecer os Tendões e Ligamentos do Corpo:

É uma excelente fonte de vitamina A, B1, B2, B3 e C. A fruta é ótima para os ossos, tendões e ligamentos devido aos seus altos níveis de aminoácidos, selênio e cálcio.

12. Benefícios do Cupuaçu na Melhora do Sistema Respiratório:

A fruta inclui um ingrediente conhecido, como polifenol fito-nutriente que não está presente em outra fruta. Este composto único é excelente para o tratamento de dificuldades respiratórias.

13. Benefícios do Cupuaçu Por Ser Fonte da Juventude Moderna:

Os Benefícios do Cupuaçu Tem uma grande vantagem para a saúde, uma vez que ajuda a combater os radicais livres, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.

||→ Leia Agora!  Os 10 Benefícios do Caqui Para Saúde

14. Benefício do Cupuaçu Para Diminuir a Gordura no Sangue:

Os ácidos gordos presentes no Benefício do Cupuaçu ajudam a reduzir o mau colesterol e mantêm o colesterol bom, levando à manutenção de um coração saudável. Além disso, os ácidos graxos essenciais encontrados na fruta também diminuem o colesterol ruim e neutraliza os efeitos nocivos do LDL (o mau colesterol) por defender contra a deterioração oxidativa de lipídios.

15. Benefício do Cupuaçu Para Proteger as Artérias:

Também reforça o sistema cardiovascular e protege as paredes das artérias de danos que possam causar doenças cardíacas.

16. Benefícios do Cupuaçu Por Fornecer Grande Quantidade de Energia:

A fruta quando misturada com açaí fornece uma quantidade absurda de energia. O suco é como uma bebida energética e tem o mesmo efeito do café, mas sem qualquer cafeína. E, ainda, melhora o desempenho atlético. As sementes são secas e moídas para fazer uma bebida semelhante ao chocolate quente, mas com capacidades de aumento de energia.

17. Defensor do Organismo:

Os Benefícios do Cupuaçu fortalece o sistema imunológico, estimulando as defesas e é diurético.

18. Promove uma Pele Mais Saudável e Suave:

As sementes são utilizadas para fazer a manteiga da fruta. Tem como função aplicações dermatológicas e é amplamente utilizada em produtos de beleza. Promove uma pele mais saudável e mais suave. A fruta é também rica em ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e 6, que deixam a pele firme e elástica e o cabelo brilhante.

19. Previne Tumores:

Os Benefícios do Cupuaçu possui uma classe única de flavonoides antioxidantes chamados theograndins que tem propriedades anti-tumorais eficazes contra câncer de cólon.

20. Combate as Células Cancerígenas:

O que quase ninguém sabe é que os radicais livres que são encontrados no Benefício do Cupuaçu evitam alguns tipos de câncer. No geral, a fruta é excelente para o corpo humano, onde melhor muitas funções do corpo, dando mais energia e disposição.

Outros Benefícios do Cupuaçu Para Saúde:

  • Função cognitiva melhorada
  • Memória de curta duração aumentada
  • Humor estável
  • Alívio da dor
  • Inflamação diminuída
  • Sintomas de alergia diminuídos
  • Frequência cardíaca diminuída
  • Baixa pressão arterial
  • Diminuição do risco de doenças crônicas

Como Tirar a Polpa do Cupuaçu:

De forma mecânica, Tirar a Polpa do Cupuaçu é feito através da utilização de máquinas específicas. E de forma manual, o despolpamento do fruto é feito através da utilização de uma pequena tesoura de ponta fina e afiada, que permite com que a polpa da fruta seja toda removida dos caroços.

Como Comer Cupuaçu:

A polpa da fruta ocupa aproximadamente um terço da fruta e é usado em todo o Brasil e América do Sul (principalmente em países que compreendem a Floresta Amazônica) para fazer sucos, sorvetes, geleias e tortas. A fruta é cremosa e possui sabor exótico.

||→ Leia Agora!  Os 32 Benefícios do Gac Para Saúde e Beleza!

Sorvete de Cupuaçu:

Ingredientes:

  • 300 g de polpa de Cupuaçu
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1/2 xícara de chocolate meio amargo picado grosso

Modo de Preparo:

  • Coloque o cupuaçu, o creme de leite e o leite condensado no liquidificador e bata bem.
  • Despeje em uma vasilha, cubra com filme plástico e leve ao congelador por 1 hora.
  • Retire do congelador, coloque de volta no liquidificador e bata bem.
  • Acrescente o chocolate picado e misture bem.
  • Despeje numa vasilha, cubra com filme plástico e leve ao congelador por mais 1 hora ou até firmar.
  • Coloque em taças e sirva.

Cupuaçu Engorda?

Cupuaçu Engorda” desde de que não seja consumido de forma exagerada a fruta “Não” Engorda. Uma dúvida frequente a respeito dessa fruta diz respeito ao ganho de peso. Muitas pessoas possuem dúvida se o consumo da fruta engorda ou emagrece. Emagrecer ou engordar é sempre uma questão de moderação, portanto, nutricionistas afirmam que seu uso moderado não engorda.

beneficio do cupuaçuO que ocorre é que o fruto é uma rica fonte de energia. Portanto, pode ser forte aliada na prática dos exercícios físicos. Outro ponte importante, diz respeito a forma de consumo da fruta. É preciso evitar o consumo combinado a excessos de açucares e gorduras

Efeitos Colaterais do Cupuaçu:

O consumo em excesso da fruta pode desencadear efeitos colaterais, dentre os quais, o possível aparecimento de problemas no trato digestivo. Segundo nutricionistas, este efeito colateral é causado pelos hidratos de carbono de cadeia curta.

Substâncias estas bastante abundante no Benefício do Cupuaçu. O problema é que algumas pessoas não são capazes de digerir essa substância e por consequência, passam a sofrer certos desconfortos como inchaço, gases, cólicas estomacais, diarreia ou constipação.

Médicos e nutricionistas são unânimes em afirmar que a fruta não possui contraindicações. Por ser um alimento 100% natural, pode ser consumida por todos, sem o menor problema. Porém, como sabemos e afirmamos anteriormente, é preciso evitar o excesso de consumo.

Para aqueles que possui interesse em consumi-lo para fins medicinais e ou estéticos, orientamos a busca de um profissional da saúde para orientar a melhor forma de consumo.