Os Benefícios do Ginseng são muitos e bastante variados, pois a Ginseng é rico em muitos nutrientes que possuem inúmeros benefícios para o nosso organismo. Popular como “ren shen” na China continental, o Ginseng é o epítome da força e do bem-estar, em que muitos confiam desde a antiguidade.
A raiz e outras partes da planta têm sido usadas para estimular o metabolismo e tratar condições como estresse mental, fadiga, controle de açúcar no sangue, e para melhorar a saúde e melhorar a longa vida livre de doença.
Botanicamente, esta raiz medicinal pertence à família Araliaceae de plantas com flores do gênero: Panax . Suas duas principais espécies: o Ginseng asiático (Panax ginseng CA Meyer) e seu parente próximo, o Ginseng americano (Panax quinquefolium L.), são considerados os verdadeiros tipos de cultivares desse rizoma. Todos os outros tipos, incluindo o Ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus), são rotulados como pseudo Ginseng.
O Ginseng é uma erva perene, temperada e florida nativa das florestas do nordeste da China e da Manchúria. Tanto o Ginseng asiático quanto o americano crescem melhor em locais com solos franco-arenosos bem drenados e revestimentos sombreados amadeirados.
Apresenta pequenas flores verde-claras e bagas vermelhas. A floração começa no 2º ou 3º ano e dura de 2 a 3 semanas em cada estação, de junho a setembro. No entanto, nas fazendas cultivadas, os agricultores podam a folhagem em favor de um maior crescimento das raízes.
O seu rizoma colhido puxando a planta inteira como em cenouras depois de aproximadamente 6 anos da muda quando as ba15gas começam a amadurecer. As raízes então lavadas em água limpa, segregadas de acordo com seu tamanho e processadas para obter tanto o Ginseng branco quanto o Ginseng vermelho.
Como Consumir Ginseng
Recomenda-se tomar de 5 a 8 g de Ginseng por dia, que pode ser consumido de diversas formas:
- Em pó: basta misturar 1 colher de sopa às principais refeições;
- Em forma de suplemento: tomar de 1 a 3 cápsula diária – veja como tomar o Ginseng em cápsulas;
- Em chá: consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia;
- Em tintura: Diluir 1 colher de sopa num pouquinho de água e tomar diariamente.
O Ginseng não deve ser consumido continuamente, tendo melhores efeitos quando é usado por um curto período de tempo, de acordo com a orientação de um médico, nutricionista ou fitoterapeuta.
Benefícios do Ginseng Para a Saúde
Melhora a Saúde
Todos os produtos da planta de Ginseng, incluindo o seu rizoma, são valorizados na cultura chinesa, coreana e japonesa desde os tempos antigos. Muitos acreditam que consumir extração de raiz e produtos de Ginseng lhes conferiria resistência, resistência para superar dificuldades e boa saúde.
Mantem o Cérebro Saudável
Como o Ginseng ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, ele faz com que mais sangue chegue ao cérebro, o que pode até melhorar a concentração. Além disso, a planta diminui as inflamações dos neurônios, evitando assim a degeneração cerebral e doenças como o Parkinson e o Alzheimer.
É Pobre em Gorduras
Uma vez que consumiu em quantidades tão pequenas, a raiz de Ginseng não adiciona calorias nem gorduras ao corpo. No entanto, contém várias substâncias neuroativas, anti-oxidantes, minerais e vitaminas.
Controla o Estresse
O Ginseng age sobre a glândula suprarrenal que estimula a produzir o cortisol, principal hormônio do estresse.
Evita a Insuficiência Cardíaca
Os dois compostos ativos mais importantes no Ginseng são os glicosídeos triterpênicos, ou saponinas, comumente referidos como ginsenosídeos: protopanaxadiol e protopanaxatriol, que tem como principal função a prevenção da Insuficiência Cardíaca.
Reduz a Fadiga
O Ginseng reduz a fadiga ao estimular o sistema nervoso central, regulando ou aumentando as funções cerebrais.
Melhora a Imunidade
Os compostos bioativos no rizoma podem atuar como imunomoduladores, atividades antitumorais), antioxidantes e redutoras de glicose.
Atua como Antioxidante
Além disso, também contém outras substâncias químicas, como poliacetileno e compostos fenólicos, como o maltol, ácido salicílico, ácido vanílico, ácidos genísticos, ácido p-cumárico e foram identificados como os principais antioxidantes fenólicos do Ginseng.
Receitas com Ginseng
Chá de Ginseng para combater o cansaço
Ingredientes:
- 100 ml de água
- 2,5 g de Ginseng
Como Fazer:
Colocar a água para ferver e, quando esta estiver borbulhando, adicionar o Ginseng. Tampar a panela e deixar em fogo baixo por 10 a 20 minutos. A seguir, deve-se coar. O preparado deverá ser utilizado no mesmo dia de seu preparo.
Sopa de Macarrão com Ginseng
Esta sopa é energizante e melhora a digestão, sendo uma boa opção para o jantar, num dia frio.
Ingredientes:
- 1,5 litro de água
- 15 g de raiz de Ginseng fresco
- 3 cebolas
- 3 dentes de alho
- 1 cenoura
- 2,5 cm de gengibre
- 150 g de cogumelos
- 200 g de macarrão
- 1 punhado de salsinha picada
- Sal e pimenta à gosto
- 2 colheres de azeite para refogar
Como Fazer:
Refogue o alho e a cebola em azeite até que fiquem dourados, a seguir acrescente a água, o Ginseng, a cenoura, gengibre e cogumelos de deixe em fogo médio até que a cenoura fique macia. Depois acrescente o macarrão e tempere à gosto, até que a sopa fique macia e saborosa. Retire o Ginseng e o gengibre e sirva a sopa ainda quente.
Contraindicações do Ginseng
O Ginseng não é adequado sempre e a todos. Para algumas pessoas, na verdade, pode ser excessivamente estimulante e, portanto, causar ansiedade, taquicardia, insônia, especialmente quando tomado em doses elevadas. Também a interação medicamentosa pode ser perigosa por isso é sempre necessário pedir conselho ao seu médico. Absolutamente não é recomendado o uso durante a gravidez e a amamentação.