Os 8 Benefícios do Ginseng Para a Saúde

Os Benefícios do Ginseng são muitos e bastante variados, pois a Ginseng é rico em muitos nutrientes que possuem inúmeros benefícios para o nosso organismo. Popular como “ren shen” na China continental, o Ginseng é o epítome da força e do bem-estar, em que muitos confiam desde a antiguidade.

A raiz e outras partes da planta têm sido usadas para estimular o metabolismo e tratar condições como estresse mental, fadiga, controle de açúcar no sangue, e para melhorar a saúde e melhorar a longa vida livre de doença.

Efeitos Colaterais do Ginseng

Botanicamente, esta raiz medicinal pertence à família Araliaceae de plantas com flores do gênero: Panax . Suas duas principais espécies: o Ginseng asiático (Panax ginseng CA Meyer) e seu parente próximo, o Ginseng americano (Panax quinquefolium L.), são considerados os verdadeiros tipos de cultivares desse rizoma. Todos os outros tipos, incluindo o Ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus), são rotulados como pseudo Ginseng.

O Ginseng é uma erva perene, temperada e florida nativa das florestas do nordeste da China e da Manchúria. Tanto o Ginseng asiático quanto o americano crescem melhor em locais com solos franco-arenosos bem drenados e revestimentos sombreados amadeirados.

Apresenta pequenas flores verde-claras e bagas vermelhas. A floração começa no 2º ou 3º ano e dura de 2 a 3 semanas em cada estação, de junho a setembro. No entanto, nas fazendas cultivadas, os agricultores podam a folhagem em favor de um maior crescimento das raízes.

O seu rizoma colhido puxando a planta inteira como em cenouras depois de aproximadamente 6 anos da muda quando as ba15gas começam a amadurecer. As raízes então lavadas em água limpa, segregadas de acordo com seu tamanho e processadas para obter tanto o Ginseng branco quanto o Ginseng vermelho.

Como Consumir Ginseng

Recomenda-se tomar de 5 a 8 g de Ginseng por dia, que pode ser consumido de diversas formas:

Ginseng Benefícios

  • Em pó: basta misturar 1 colher de sopa às principais refeições;
  • Em forma de suplemento: tomar de 1 a 3 cápsula diária – veja como tomar o Ginseng em cápsulas;
  • Em chá: consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia;
  • Em tintura: Diluir 1 colher de sopa num pouquinho de água e tomar diariamente.

O Ginseng não deve ser consumido continuamente, tendo melhores efeitos quando é usado por um curto período de tempo, de acordo com a orientação de um médico, nutricionista ou fitoterapeuta.

Benefícios do Ginseng Para a Saúde

Melhora a Saúde

Todos os produtos da planta de Ginseng, incluindo o seu rizoma, são valorizados na cultura chinesa, coreana e japonesa desde os tempos antigos. Muitos acreditam que consumir extração de raiz e produtos de Ginseng lhes conferiria resistência, resistência para superar dificuldades e boa saúde.

Mantem o Cérebro Saudável

Como o Ginseng ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, ele faz com que mais sangue chegue ao cérebro, o que pode até melhorar a concentração. Além disso, a planta diminui as inflamações dos neurônios, evitando assim a degeneração cerebral e doenças como o Parkinson e o Alzheimer.

É Pobre em Gorduras

Uma vez que consumiu em quantidades tão pequenas, a raiz de Ginseng não adiciona calorias nem gorduras ao corpo. No entanto, contém várias substâncias neuroativas, anti-oxidantes, minerais e vitaminas.

Benefícios do Ginseng

Controla o Estresse

O Ginseng age sobre a glândula suprarrenal que estimula a produzir o cortisol, principal hormônio do estresse.

Evita a Insuficiência Cardíaca

Os dois compostos ativos mais importantes no Ginseng são os glicosídeos triterpênicos, ou saponinas, comumente referidos como ginsenosídeos: protopanaxadiol e protopanaxatriol, que tem como principal função a prevenção da Insuficiência Cardíaca.

Reduz a Fadiga

O Ginseng reduz a fadiga ao estimular o sistema nervoso central, regulando ou aumentando as funções cerebrais.

Melhora a Imunidade

Os compostos bioativos no rizoma podem atuar como imunomoduladores, atividades antitumorais), antioxidantes e redutoras de glicose.

Atua como Antioxidante

Além disso, também contém outras substâncias químicas, como poliacetileno e compostos fenólicos, como o maltol, ácido salicílico, ácido vanílico, ácidos genísticos, ácido p-cumárico e foram identificados como os principais antioxidantes fenólicos do Ginseng.

Ginseng Propriedades

Receitas com Ginseng

Chá de Ginseng para combater o cansaço

Ingredientes:

  • 100 ml de água
  • 2,5 g de Ginseng

Como Fazer:

Colocar a água para ferver e, quando esta estiver borbulhando, adicionar o Ginseng. Tampar a panela e deixar em fogo baixo por 10 a 20 minutos. A seguir, deve-se coar. O preparado deverá ser utilizado no mesmo dia de seu preparo.

Sopa de Macarrão com Ginseng

Esta sopa é energizante e melhora a digestão, sendo uma boa opção para o jantar, num dia frio.

Ingredientes:

  • 1,5 litro de água
  • 15 g de raiz de Ginseng fresco
  • 3 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 1 cenoura
  • 2,5 cm de gengibre
  • 150 g de cogumelos
  • 200 g de macarrão
  • 1 punhado de salsinha picada
  • Sal e pimenta à gosto
  • 2 colheres de azeite para refogar

Como Fazer:

Refogue o alho e a cebola em azeite até que fiquem dourados, a seguir acrescente a água, o Ginseng, a cenoura, gengibre e cogumelos de deixe em fogo médio até que a cenoura fique macia. Depois acrescente o macarrão e tempere à gosto, até que a sopa fique macia e saborosa. Retire o Ginseng e o gengibre e sirva a sopa ainda quente.

Nutrientes do Ginseng

Contraindicações do Ginseng

O Ginseng não é adequado sempre e a todos. Para algumas pessoas, na verdade, pode ser excessivamente estimulante e, portanto, causar ansiedade, taquicardia, insônia, especialmente quando tomado em doses elevadas. Também a interação medicamentosa pode ser perigosa por isso é sempre necessário pedir conselho ao seu médico. Absolutamente não é recomendado o uso durante a gravidez e a amamentação.

Os 8 Benefícios do Ginseng Para a Saúde
4.7 (94.64%) 306 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
Os Benefícios do Ovo Para Dieta do Dia Dia
DMCA.com Protection Status