Os Benefícios do Jaborandi são de suma importância para nossa saúde. No entanto, promover a saúde capilar é o Benefício do Jaborandi mais procurado, principalmente pelas mulheres. Originária da Amazônia, essa planta tem o nome científico de Pilocarpus Jaborandi.

Ela já era explorada pelos índios há séculos, em função de suas propriedades medicinais, como antídoto para diferentes tipos de venenos e no tratamento de úlceras de boca.

jaborandi

Depois de muitos anos e por ser tão popular, muitos estudos foram feitos com o Jaborandi, que hoje é bastante consumido na forma de chá, além de estar presente em produtos estéticos para pele e cabelos.

Com grande produção no Maranhão, é uma pequena árvore ou arbusto que tem parte importante na medicina popular brasileira. Caboclos e índios costumavam preparar um chá com as suas folhas e usar a bebida como diurética ou para induzir a produção de suor no corpo.

É usado interna ou externamente e é constituído de alcaloides, essências, matérias resinosas e pécticas, etc. Essa planta é muito utilizada em colírios para o tratamento de glaucoma, mas pode aparecer em receitas populares para baixar a febre, diminuir problemas capilares e até mesmo laringites.

Propriedades do Jaborandi:

É importante conhecer as propriedades da planta para que ela seja usada com mais frenquência, apesar de requerer bastante atenção em qualquer de seus usos.

A planta é anti-artritica, anti-inflamatória, previne a queda dos cabelos, antirreumática, diaforética, estimula o crescimento capilar, é depressora cardíaca, diaforética, emoliente, estimula o peristatismo e a secreção da saliva, é expectorante, febrífuga, hipoglicêmica, laxativa, ativa as glândulas que fazem o suor e dilata os vasos, além de várias outras propriedades. Então, confira agora os Benefícios do Jaborandi Para Saúde:

Benefícios do Jaborandi Para Saúde:

1. Benefícios do Jaborandi Contra a Cegueira:

O Jaborandi estimula a salivação, além disso, alivia a pressão do glaucoma, vez que estimula os músculos que fazem o olho contrair, o que pode reduzir a ocorrência de cegueira.

2. Benefício do Jaborandi Contra a Calvície:

A erva é misturada à shampoos e condicionadores para prevenir e auxiliar no tratamento da calvície. Também é usado em colírios para estimular a contração depois do uso de atropina.

3. Favorece o Sistema Respiratório:

Entre os Benefícios do jaborandi estão o aumento da secreção das membranas mucosas do aparelho respiratório, do estômago e do intestino.

4. Benefícios do Jaborandi Para Cabelos Grisalhos:

Você pode se beneficiar com a erva se você tiver cabelo grisalhos, pois ajuda a manter os sinais de envelhecimento prematuro na baía. Por esse motivo, os indivíduos que sofrem desta condição podem massajar seus cabelos regularmente com óleo da erva para obter o máximo de benefícios.

5. Benefício do Jaborandi Contra a Tosse:

A erva é um bom remédio natural contra tosse, já que é expectorante e ajuda a eliminar as substâncias que provocam contrações pulmonares. Esse efeito também é útil para aliviar os sintomas das gripes, resfriados e bronquites.

6. Ajuda a Curar Glaucomas:

Além do tratamento do cabelo, o óleo de Jaborandi também é útil para a cura do glaucoma. No entanto, isso só é possível nas fases preliminares da condição. Simplesmente goteje uma ou duas gotas de óleo de jaborandi no olho afetado pelo glaucoma para alívio rápido.

7. Benefícios do Jaborandi Contra o Diabetes:

Esse é mais um Benefício do Jaborandi. A erva foi utilizada pelos primeiros habitantes do Brasil como cura do diabetes, mas pesquisas estão em andamento para determinar se essa teoria é factual.

Por outro lado, a erva tem um composto ativo conhecido como alcalóide – um ingrediente essencial para a cura das caxumetas.

beneficio do jaborandi

8. Benefício do Jaborandi Para Saúde do Útero:

Os Princípios ativos encontrados não Jaborandi são utilizadas em banhos, que são feitos com as sementes para tratamento das feridas. As folhas, em banhos demorados, têm sido usados em casos de queda do útero.

9. Ajuda a Controlar Hemorragias:

Sem Sombra de Dúvidas, este também estar entre os principais Benefícios do Jaborandi, pois ele age como antisséptico. No Peru para estancar hemorragias e para o tratamento de úlceras eles utilizam a erva.

10. Benefícios do Jaborandi Contra a Gengivite:

As propriedades antibacteriana e antimicrobiana do Jaborandi torna-a benéfica para a saúde oral. Enxaguantes bucais do Jaborandi são amplamente disponíveis e pode tratar infecções bacterianas na boca. Lavar sua boca com a erva e água regularmente pode curar problemas, como gengivite e piorreia. Também pode reduzir a dor de dente.

Veja Mais Benefícios do Jaborandi:

O Jaborandi também é altamente utilizado para combater os seguintes problemas de saúde:

  • Acne;
  • Asma;
  • Afecção catarral ou reumática;
  • Alopécia (queda de cabelo);
  • Amenorreia;
  • Artrite;
  • Blenorragia;
  • Bronquite;
  • Boca seca;
  • Caspa;
  • Caxumba;
  • Cólica intestinal e hepática;
  • Deslocamento de retina;
  • Difteria;
  • Dor de dente;
  • Edema pulmonar;
  • Febre;
  • Fezes ressecadas;
  • Gripe;
  • Hemoptises;
  • Hiper-hidrose local ou geral;
  • Paralisia nos rins;
  • Pleurisia;
  • Pneumonia;
  • Reumatismo.

Como usar o Jaborandi:

O Jaborandi pode ser usado de diferentes maneiras, contudo, é preciso tomar alguns cuidados. A pilocarpina que é uma das substâncias ativas da planta, é destruída durante o processo de ebulição, por isso, a melhor maneira de consumir a erva é usando a infusão ou maceração.

Dentro do organismo possui um efeito antagônico ao da pilocarpina. Por isso, quando a intenção é consumir internamente, o ideal é procurar produtos comerciais, que geralmente são encontrados em casas de ervas ou lojas de produtos naturais.

Também é possível usar a planta de outras maneiras. Para enxaguar os cabelos, por exemplo, o ideal é usar uma 50g da erva para cada litro de água, sempre usando a decocção. No caso de usar o pó das folhas, o ideal é consumir de duas a cinco gramas da substância, sempre em doses unitárias de 0,5g.

Nunca deve ser excedido o limite de 5g diários, vez que isso pode acarretar uma série de efeitos colaterais. É possível ainda fazer a infusão da planta. Para isso, se deve ferver 20g de folhas secas juntamente como um litro de água, por cerca de 10 minutos. O ideal é consumir cerca de duas xícaras por dia, de preferência entre as refeições.

Receita de Chá de Jaborandi:

Em uma panela, adicione 3 colheres de sopa das folhas trituradas da era para cada litro de água. Deixe que cozinhe, a partir do momento que começar a ferver, por 3 ou 4 minutos.

Depois retire do fogo e deixe em repouso com uma tampa por 10 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia. Esse mesmo chá pode ser aplicado no cabelo como uma loção, pois é um ótimo remédio contra calvície.

beneficios do jaborandi

Contraindicações do Jaborandi:

O consumo medicinal da erva é contraindicado para gestantes, lactantes e indivíduos portadores de alterações cardíacas. Sempre antes de consumir qualquer planta com propriedades medicinais, procure orientação médica.

Sempre que decidir usar a planta, consulte um médico para que ele aprove a ideia e possa acompanhar o seu caso. Há alguns relatos de que o uso interno pode causar diarreia, vômitos e insuficiência cardíaca.

Já o uso externo pode causar a irritação ocular, diminuição da visão periférica e da percepção da claridade. Mulheres grávidas e lactantes não devem fazer uso do Jaborandi, assim como as pessoas com problemas cardíacos.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.