Os Benefícios do Jambolão são de suma importância para todas as pessoas. No entanto, prevenir e combater o câncer é um Benefício do Jambolão muito almejado. O Jambolão deve ser consumido in natura para conseguir aproveitar todas as suas propriedades. No entanto, o chá feito com as sementes carrega também todos esses benefícios.

beneficios do jambolao

Além disso, o produto já pode ser encontrado como doce, vinhos, geleias e tortas, mas é preciso tomar muito cuidado, pois todos esses alimentos preparados retiram as propriedades da fruta e ainda possuem muitos açúcares.

O Jambolão é conhecido por uma grande variedade de nomes: jalão, kambol, jambú, azeitona-do-nordeste, ameixa roxa, murta, baga de freira, guapê, jambuí, azeitona-da-terra entre outros. Entretanto, seu nome científico é Syzygium cumini,.

ele é pertencente à família Mirtaceae. Em relação ao seu fruto, eles são do tipo baga (extremamente parecidos com as azeitonas). Sua coloração, inicialmente branca, torna-se vermelha e posteriormente preta, quando maduras.

Propriedades do Jambolão:

O fruta possui propriedades adstringente, antioxidante, antifúngica, antibacteriana, antiviral, antialérgica, anti-inflamatória, diurética e controladora da glicose no sangue e na urina. Por isso, pode ser utilizado para prevenir e combater diversas doenças. Veja Também: Os Benefícios do Jambolão:

Benefícios do Jambolão Para Saúde:

1. Benefícios do Jambolão Contra o Câncer:

O Jambolão é muito rico em antioxidantes, o que significa que o consumo regular da fruta pode ajudar na prevenção de diversos tipos de cânceres, especialmente o de mama, o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo todo.

2. Benefício do Jambolão Para Favorecer a Saúde da Pele:

Por conta da vitamina C e as propriedades antioxidantes presentes nesta fruta, consumi-la pode auxiliar na manutenção da saúde de beleza da pele, uma vez que esses nutrientes ajudam a combater o envelhecimento precoce e, ainda, proteger a derma dos efeitos nocivos dos raios UV.

3. Ajuda a Combater o Envelhecimento Precoce:

Muitas pessoas não sabem, mas a cor roxa desta fruta se deve à presença das antocianinas em sua composição. No entanto, dar a coloração da fruta não é a sua única função. Por isso, esta é um dos principais benefícios do Jambolão.

Esses nutrientes também atuam no combate aos radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce da pele. Por isso, se você quer mantê-la sempre jovem, saudável e bonita, pode incluir o jamelão na sua rotina alimentar para obter os seus melhores benefícios.

4. Benefícios do Jambolão Para Aumentar a Imunidade:

Manter a imunidade do corpo sempre em dia é essencial para prevenir doenças e obter uma melhor qualidade de vida. Por isso, uma ótima dica para fortalecer as defesas do corpo é consumir o Jambolão, que possui propriedades terapêuticas ideais para ajudar a combater inflamações, bactérias, vírus e alergias pelo organismo.

5. Benefício do Jambolão Contra a Diarreia:

O poder adstringente desta fruta também é bem conhecido e a fruta, bem como o chá feito com suas sementes, é indicada até para pessoas com diarreia.

6. Ajuda a Prevenir a Prisão de Ventre:

Devido às fibras presentes em sua composição, a fruta também pode ser utilizado para combater problemas de desarranjos intestinais, como é o caso da prisão de ventre, uma vez que age regulando o funcionamento do intestino e, portanto, tornando as idas ao banheiro muito mais tranquilas e menos dolorosas.

jambolao

7. Benefícios do Jambolão Contra o Envelhecimento Precoce:

Se você comer o Jambolão diariamente, também será possível evitar problemas vasculares, assim como doenças crônicas e o envelhecimento precoce das células.

8. Benefício do Jambolão Para Melhorar a Digestão:

Estudos revelam que as quantidades significantes de propriedades diuréticas nessa fruta, ajudam a melhorar a digestão, favorecendo grandemente a saúde do estômago.

9. Ajuda a Combater a Diabetes:

Este é outro rico Benefício do Jambolão. Se você é uma paciente diabético, a boa notícia é que esta fruta também pode ajudar no controle da doença.

Isso porque as propriedades presentes na fruta podem atuar diretamente no metabolismo da glicose, controlando os níveis de açúcar no sangue e, sendo assim, sendo ideal tanto para prevenir a diabetes, no caso de quem tem predisposição genética, ou para evitar o seu descontrole.

10. Benefícios do Jambolão Contra Dores Estomacais:

Devido as suas propriedades anti-inflamatórias, consumir a fruta pode ajudar a prevenir dores no estômago. Além disso, ao inserir a fruta de forma regular na alimentação, ainda é possível prevenir males como gastrites, úlceras e câncer no estômago.

Veja Mais Outros Benéficos do Jambolão:

  • A fruta ajuda a evitar gases e flatulências após as refeições do dia.
  • A fruta é um diurético natural e controladora da glicose no sangue e na urina.
  • O Jambolão tem sido usado na medicina alternativa no tratamento de diversos tipos de problemas relacionados a visão.
  • A ingestão da fruta também pode ajudar a evitar doenças cardiovasculares.
  • Estudos concluíram que as propriedades desta fruta são essenciais para o tratamento de eczemas.

beneficio do jambolao

Como Preparar o Chá de Jambolão?

O chá de Jambolão tem se tornado muito comum para tratamentos dos problemas mencionados no tópico dos benefícios e propriedades da fruta, além de auxiliar no tratamento de diarreia.

Para preparar, você deve usar a proporção de duas colheres de chá das sementes para cada caneca de água. Em um recipiente, coloque as sementes, amasse bem e reserve. Em outro recipiente, coloque a água e leve ao fogo até alcançar fervura.

Coloque a água por cima das sementes e então tampe deixando a mistura descansar por um período de aproximadamente dez minutos e consuma em seguida sem adoçar. A dose indicada é de três xícaras ao dia.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.