Os 15 Benefícios do Jaracatiá Para Saúde
5 (100%) 9 votes

Os Benefícios do Jaracatiá são variados e distintos. No entanto, estudos revelaram que o principal Benefício do Jaracatiá é ajuda que ele favorece ao Emagrecimento saudável. O Jaracatiá é uma fruta brasileira muito apreciada na culinária. Também conhecida por mamão bravo, por causa do leite ácido que escorre dela, não é cultivada comercialmente, mas é bem fácil encontrar alguns pés espalhados pelos sítios.

jaracatia

No município de São Pedro, em São Paulo, o Jaracatiá até se tornou um símbolo e em algumas escolas rurais, virou tema obrigatório de estudo. No fundo do sítio, pai e filho usam um cano de PVC para dar as batidas precisas nos galhos, com cuidado para não machucar os frutos.

A árvore do Jaracatiá é de grande porte podendo atingir 20 m de altura, tronco e ramos armados de espinhos, casca rugosa. Folhas compostas por s a 8 folíolos. Flores esverdeadas, pequenas, que surgem de setembro a outubro.

O Jaracatiá é fruta interessante. Apesar de conhecida regionalmente, entre outros, pelos nomes de mamão- nativo-de-árvore, mamão-de-espinho, mamão-bravo e mamão-de-veado, o sabor adocicado de sua polpa difere muito do mamão comum. Em primeiro lugar, o Jaracatiá nasce em árvores bastante grandes se comparadas ao mamoeiro.

No nordeste do Brasil, para ser consumido cru é costume, também, fazer-se sulcos com o garbo em sua casca e deixar a fruta “serenar” de um dia para o outro.

Valores Nutricionais do Jaracatiá:

Apesar de apresentar valor calórico um pouco mais elevado quando comparada a outras frutas, o Jaracatiá possui maior quantidade de micronutrientes – vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, ferro e principalmente alto teor de vitamina A e vitamina C.

É devido a este teor de vitamina A que a manga é considerada um excelente antioxidante. Veja também os Benefícios do Jaracatiá Para Saúde:

Veja os Benefícios do Jaracatiá Para Saúde:

1. Benefícios do Jaracatiá Contra a Osteoporose:

O cálcio presente no Jaracatiá ajuda a fortalecer os ossos à medida que os ossos acumulam reservas do mineral ao longo do tempo. A suplementação de cálcio tem sido um dos métodos de tratamento padrão utilizados para prevenir e diminuir os casos de osteoporose há décadas.

A osteoporose é uma doença mais comum em mulheres (especialmente mulheres pós-menopáusicas) que resulta em ossos frágeis fracos ao longo do tempo, devido à deterioração óssea e perda de mineral e massa óssea.

||→ Leia Agora!  Os 4 Beneficios do Damasco para Saúde

O que ocorre realmente quando alguém tem osteoporose é que seus ossos se tornam porosos (daí o nome). Comer alimentos ricos em cálcio juntamente com proteínas, vitamina K e vitamina D como o Jaracatiá podem ajudar a reduzir seu risco de problemas relacionados aos ossos.

2. Benefício do Jaracatiá Para Regular a Temperatura Corporal:

O ferro presente no Jaracatiá é um importante facilitador da regulação de temperatura corporal. Um fato interessante é que ele possui a habilidade conforme a capacidade de absorção do corpo.

Manter a temperatura estável significa que as funções enzimáticas e metabólicas podem ocorrer da forma mais eficientes possíveis.

3. Ajuda a Combater Resfriados:

Este é outro rico Benefício do Jaracatiá, por ser fonte de vitamina C. Esta vitamina reduz a gravidade dos sintomas de gripes e age como um anti-histamínico eficaz que diminui os efeitos desagradáveis do resfriado comum, incluindo a inflamação, coriza e dores.

Ela também pode controlar a alergia que provoca o frio. Reduz o nível de histamina e muitas vezes encurta a duração do frio.

4. Benefícios do Jaracatiá Contra o Câncer:

De acordo com estudos, existe uma associação altamente significativa entre o consumo de cálcio e vitamina D presente em quantidades significativas no Jaracatiá e um menor risco de morte de pelo menos quinze tipos de câncer.

Destes, os estudos do câncer de cólon, reto, mama, gástrico, endometrial, renal e ovariano exibem uma relação inversa significativa entre a incidência de câncer e a ingestão oral de cálcio.

Estudos experimentais mostraram que o cálcio presentes na fruta tem efeitos anticancerígenos devido à sua participação na regulação da proliferação celular, na diferenciação celular e na indução de morte celular (apoptose) em células cancerosas.

5. Benefício do Jaracatiá Para Perda de Peso:

Sucos a base de vitamina C foram comprovados em ajudar pessoas que desejam perder gordura e manter o peso saudável. Nutricionistas e dietistas sempre incluem frutas e legumes ricos em vitamina C nos seus gráficos de dieta.

Pois existe evidência científica provando que comer alimentos ricos em vitamina C como o Jaracatiá ou seu suco numa base regular ajuda a perder peso de forma significativa.

6. Fortalece a Saúde Muscular:

Este é outro e não muito menos importante Benefício do Jaracatiá, por conter uma quantidade significativa de fósforo. Este mineral atua também na contração muscular, reduzindo a fadiga, quando os músculos precisam trabalhar mais fortemente;

||→ Leia Agora!  Hepatite B - O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

O fósforo também faz parte do processo de criação das proteínas do corpo e atua potencializando a capacidade do organismo de absorver corretamente uma série de nutrientes, como os carboidratos.

7. Benefícios do Jaracatiá Para Eliminar Toxinas:

Um dos trabalhos mais importantes exercidos pelo rim é a capacidade de filtrar corretamente as impurezas. Nesse sentido, o fósforo presente no Jaracatiá é essencial, pois auxilia nesse processo, equilibrando o organismo e eliminando as toxinas.

beneficios do jaracatia

8. Benefício do Jaracatiá Para Aumentar a Imunidade:

Ter uma dose saudável de vitamina C protege o nosso corpo de infecções além de manter os ossos e dentes saudáveis. Estudos revelaram que o Jaracatiá é rico em vitamina C ajuda a melhorar a capacidade do corpo em reparar feridas e o mantém imune de infecção, vírus e bactérias.

Além de ser um componente bem conhecido do sistema imunológico, a vitamina C também é necessária para promover colágeno, a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo.

Se a vitamina for tomada por via oral, ajuda a curar feridas mais rapidamente. Se aplicada topicamente, protege a pele dos danos dos radicais livres aos raios UV.

9. Ajuda a Fortalecer a Saúde Óssea:

Este, sem sombra de dúvidas está entre os principais Benefícios do Jaracatiá. O cálcio presente nesta fruta está envolvido no crescimento e na manutenção dos ossos, e juntamente com outros minerais essenciais, como a vitamina K e a vitamina D, é necessário para manter a densidade mineral óssea e para evitar ossos e fraturas fracos e quebradiços.

Ele ajuda a formar uma parte da hidroxiapatita, o complexo mineral que dificulta seus ossos e dentes e mantém a densidade óssea e ajuda os ossos a curar.

Sem cálcio suficiente presente no corpo, os ossos são susceptíveis a tornarem-se pós e flexíveis e, portanto, eles seriam mais propensos a fraturas e quebras.

Para a prevenção da perda óssea, a vitamina D, a vitamina K e as proteínas são tão importantes como o cálcio, portanto, os três fatores juntos podem resultar em melhores chances de proteger os ossos na velhice.

10. Benefícios do Jaracatiá Contra a Síndrome das Pernas Inquietas:

Estudos revelaram que esta o Jaracatiá também é uma rica fonte de ferro. A deficiência de ferro é uma das causas da Síndrome das Pernas Inquietas. Baixos níveis no sangue são a maior causa da condição, dessa forma, o consumo apropriado de suplementos de ferro na medida certa pode curar essa doença (consulte um médico).

||→ Leia Agora!  Os 5 Beneficios do Mamão Para Saúde

Isso está ligado os espasmos musculares, que podem ser um sintoma da deficiência. Consuma esta fruta regularmente e se veja livre desta síndrome.

Veja Outros Benefícios do Jaracatiá Para Saúde

  • O Jaracatiá melhora a saúde da pele e proteger do sol, porque tem ação fotoprotetora.
  • O Jaracatiá protege as células e prevenir o câncer porque é rica em antioxidantes.
  • O Jaracatiá fortalece o sistema imune, ajudando a prevenir doenças porque tem ação imunoestimulante.
  • O Jaracatiá combate a prisão de ventre porque tem efeito laxante e melhora a digestão.
  • O Jaracatiá ajuda a controlar a pressão porque tem fibras solúveis e antioxidantes que melhoram o funcionamento das artérias.

Veja no Vídeo Abaixo, Muitos Outros Benefícios do Jaracatiá:

Usos do Jaracatiá:

O fruto Jaracatiá amadurece de Janeiro a Março. Os frutos tem polpa amarelo alaranjada, lembram o sabor do maracujá e da manga, contem látex que queima caustico que queima a língua e os lábios de algumas pessoas sensíveis.

Por isso colha os frutos totalmente amarelos e deixe-os chegar por 1 semana, assim o efeito caustico acaba. Outra forma deliciosa de comer os frutos é assar na brasa como os índios faziam.

Também podem ser usados para fabricar sucos e doces. O tronco é usado para fazer um doce semelhante a cocada, e por isso a arvore está ficando mais rara pois as pessoas sacrificam a arvore para fazer o doce e nunca plantam nada.

beneficio do jaracatia

Receita de Sorvete de Jaracatiá:

INGREDIENTES:

  • 5 Jaracatiás bem maduros, mas firmes (330 g)
  • 300 ml de leite
  • 100 g de açúcar
  • 120 ml de creme de leite

MODO DE PREPARO:

  • Corte as frutas ao meio, sem descascar, e deixe de molho em água fria por meia hora para extrair o excesso de seiva.
  • Escorra bem. Tire, com uma colherinha, as sementes (deve render 230 g de polpa limpa) e leve a polpa para cozinhar no vapor por cerca de 10 minutos ou até ficar macia.
    Deixe esfriar e resfrie na geladeira. Bata bem todos os ingredientes no liquidificador, deixe gelar um pouco e coloque na sorveteira.
  • Deixe até ficar cremoso. Leve ao freezer ou congelador por cerca de 1 hora ou até ficar mais consistente.
  • Se não tiver sorveteira, leve a mistura ao freezer ou congelador e deixe congelar – de vez em quando misture mistura com uma colher para ficar cremoso.