Os 15 Benefícios do Jatobá Para Saúde

Os Benefícios do Jatobá são complexos e muito importantes para saúde. No entanto, combater problemas respiratório é um Benefício do Jatobá muito almejado. O Jatobá é uma árvore da família das Fabaceae ou Leguminosae – os frutos desta família são “favas”, vêm dentro de vagens, enfim, são feijões – nativa das florestas tropicais do continente americano e da Ásia.

Seu nome científico é Hymenaea courbaril e esta árvore é sagrada para os indígenas latino-americanos e também é conhecida como jutaí, copal, jataí e muitos outros nomes.

beneficios do jatoba

Os jatobás são bastante encontrado na Amazônia, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado com ocorrências do Piauí até o Paraná. A origem de seu nome vem do tupi e quer dizer “árvore com frutos duros”. No passado, foi muito utilizada pelos povos indígenas em momentos de meditação. Assim, o jatobazeiro passou a ser considerado um patrimônio sagrado brasileiro.

A árvore do Jatobá é valiosa não só pela madeira, nobre e de uso na movelaria, detalhes e construção civil assim como, preferencial para a feitura de canoas indígenas, por ser de fácil trabalho manual e resistência à água mas, também pelo uso medicinal consagrado na medicina popular para a casca, sementes, seiva e resina.

Há mais de 90 denominações registradas para a espécie. O seu nome popular é “jutaí” são usados para os frutos e para a madeira, indistintamente e para todas as espécies do gênero Hymenaea. Os Jatobás podem ser traduzidos do tupi como árvore dos frutos duros.

Também é popularmente chamada de jutaí-açu, jutaí-bravo, jutaí-grande, jataí, jataí-açu, jataí-grande, jataí-peba, jataí-uba, jataí-uva, jataúba, jatioba, jatiúba, jupati, copal, e de jataíba, que é traduzido como árvore da abelha nativa de jataí, pois suas flores são melíferas. Devido ao forte cheiro da fruta, a árvore também ganhou o apelido de “fruta-chulé”.

Valores Nutricionais do Jatobá:

O fruto é comestível e tem uma casca bem dura, que tem 40% de água. A polpa é rica em minerais, como potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo, e também em vitamina C. Vale ressaltar que ela tem mais potássio do que a banana e mais cálcio do que o leite.

Há muitos anos a árvore é utilizada como alimento através de seus frutos, além dos fins medicinais. Entre suas principais propriedades estão:

  • Adstringente;
  • Antibacteriana;
  • Antiespasmódica;
  • Antifúngica,
  • Anti-inflamatória;
  • Antioxidante;
  • Aperiente;
  • Balsâmico;
  • Descongestionante;
  • Diurética;
  • Estimulante;
  • Estomáquica;
  • Expectorante;
  • Fortificante;
  • Hepatoprotetora;
  • Laxativa;
  • Peitoral;
  • Tônica;
  • Vermífuga.

Agora que você já conhece as principais propriedades e valores nutricionais do Jatobá, conheça também os Benefícios do Jatobá Para Saúde:

Benefícios do Jatobá Para Saúde:

1. Benefícios do Jatobá Como Energético Natural:

Um extrato alcoólico da casca chamado vinho de Jatobá já foi amplamente vendido em todo o Brasil como tônico e fortificante, para dar mais energia e para muitos outros problemas de saúde.

2. Benefício do Jatobá Contra Infecções Fúngica:

O Jatobá é comumente usado como um tônico energético natural para doenças respiratórias tais como asma, laringite e bronquite, como uma lavagem para infecções fúngicas e é tomado também como um descongestionante.

3. Aumenta a Imunidade:

Este é outro rico Benefício do Jatobá. O tronco produz uma seiva também muito nutritiva. Uma dica de consumo é misturar uma colher de café da seiva em um copo de água e adoçar com mel, tomando uma vez ao dia. A seiva colabora com o fortalecimento do sistema imunológico e ameniza os sintomas da cistite aguda.

4. Benefícios do Jatobá Contra Úlceras Bucais:

Outras indicações para o consumo da árvore Jatobá são: blenorragia, cólicas, fraqueza pulmonar, hemorragias, úlceras bucais, disenteria, escarro de sangue e dispepsia.

5. Benefício do Jatobá Contra Inflamações:

A planta é rica em compostos biologicamente ativos. Alguns destes produtos químicos demonstraram apresentar importante ação anti inflamatória, antibacteriana, antifúngica e antitumoral em estudos clínicos.

6. Ajuda a Limpar o Trato Urinário:

O consumo regular dos jatobás estimulam a eliminação de líquidos, provocando uma espécie de “limpeza” não apenas no organismo, mas principalmente nos rins e trato urinário. Por isso este está entre os Principais Benefícios do Jatobá.

7. Benefícios do Jatobá Contra o Excesso de Líquidos:

Ainda, outro grande Benefício do Jatobá, por possuir propriedades diuréticas é que, ao eliminar o excesso de líquidos, o corpo desincha e perde alguns quilos extras.

8. Benefício do Jatobá Contra Cálculos Renais:

Por ser diurético, esse é outro Benefício do Jatobá também é fortemente indicado para cistites, infecções urinárias e cálculos renais.

beneficio do jatoba

9. Ajuda a Combater Problemas Respiratórios:

Este sem sombra de dúvidas é mais um dos muitos Benefícios do Jatobá. As utilidades mais conhecidas da árvore jatobá são para o tratamento de males respiratórios ou gastrintestinais.

Quem sofre de asma, bronquite, rinite e outros problemas respiratórios; ou ainda de úlceras, gastrite, azia regular e demais problemas gastrintestinais podem beneficiar-se grandemente ao incluir a Jatobá em seu tratamento.

10. Benefícios do Jatobá Contra a Candidíase:

Seu uso também é feito para o tratamento de candidíase e fungos no estômago e intestinos. É também utilizado no tratamento de hemorragias, bursites, infecções da bexiga, artrite, prostatite, levedura e infecções fúngicas, cistite, e é aplicado topicamente para fungos na pele e unha.

Veja Mais Benefícios do Jatobá:

  • O Jatobá também contém produtos químicos que são responsáveis ​​pela proteção da árvore de fungos na floresta tropical.
  • De fato, a árvore do Jatobá é uma das poucas árvores na floresta tropical que ostenta uma casca de tronco completamente limpa, sem qualquer um dos fungos habituais encontrados em muitas outras árvores no ambiente úmido da floresta.
  • Além de suas propriedades antifúngicas, o Jatobá também tem sido documentado por suas propriedades anti-leveduras contra uma ampla gama de organismos.
  • Estudos clínicos têm sido realizados nos jatobás demonstrando propriedades antimicrobianas e antibacterianas, incluindo ações contra organismos perigosos ao organismo humano, tais como o E. coli, Pseudomonas, Staphylococcus e Bacilos.s
  • Além disso, um extrato das folhas de jatobás tem demonstrado atividade hipoglicêmica significativa, produzindo uma redução significativa nos níveis de açúcar no sangue.

Como Usar o Jatobá:

O Jatobá é utilizado especialmente para extração de madeira, sendo esta uma das causas de estar em risco de extinção. Sua madeira é muito valorizada devido sua resistência, sendo usada para acabamentos internos, sendo utilizada pelos índios para fazer canoas, e é de mais fácil manuseio em relação a outras espécies do gênero.

Além da madeira, os jatobás possuem valor medicinal, sendo que sua casca e a resina servem como remédio para diversas enfermidades, e a resina também pode ser utilizada como verniz vegetal, combustível, incenso, polimento e impermeabilizante. Os indígenas usavam a resina dos jatobás na ponta de suas flechas para incendiar as casas de seus inimigos.

O seu fruto tem uma polpa farinácea comestível e muito nutritiva, que é consumida por humanos e outros animais. É utilizada para fazer farinhas, doces e bebidas.

É recomendada para uso em paisagismo e para revegetação de áreas devastadas pois atrai pássaros e mamíferos que fazem a dispersão das sementes na floresta. Também é uma boa opção para restauração de áreas contaminadas com metais pesados. Na Bolívia é recomendado seu uso para cortinas naturais.

Cerca de 120 mil metros cúbicos madeira são extraídas ilegalmente por ano, operações para combater a exploração ilegal da madeira vem sendo feitas (cerca de 30 mil árvores), o Jatobá dá nome à Operação Hymenaea, realizada pelo IBAMA e pela Polícia Federal, iniciada em julho de 2016, 21 serrarias irregulares no Maranhão foram destruídas.

Como Consumir o Jatobá:

Para o consumo, as folhas e as cascas do Jatobá devem ser secas ao sol, em local ventilado e sem umidade, e armazenados em sacos de papel ou pano, e seus frutos podem ser guardados em vidros bem tampados e consumidos maduros.

A polpa da fruta pode ser consumida in natura ou na forma de geleia, licores, farinhas para pães e bolos. Quando cozida e misturada ao leite quente e açúcar, a polpa é indicada para tratamento de tosse, bronquite, asma, enfisema pulmonar e frieiras entre os dedos.

O consumo pode ser feito ainda na forma de chá. Para prepará-lo, use a proporção de três colheres de sopa das cascas para cada litro de água. Coloque a água e as cascas em um recipiente e leve ao fogo.

Ao alcançar fervura, deixe cozinhar por aproximadamente dez minutos e então desligue. Tampe e deixe repousar por cerca de dez minutos, em seguida coe e consuma. A dose indicada é de duas a três xícaras do chá ao dia.

jatoba

Contraindicações do Jatobá:

Atualmente, nenhuma das pesquisas indicou que o Jatobá tenha qualquer toxicidade. Um estudo destacou o leve efeito alérgico que a resina dos jatobás pode ter quando usada externamente. É importante só usar os jatobás se houver recomendação médica, ou você estará correndo riscos para sua saúde.

Os 15 Benefícios do Jatobá Para Saúde
4.8 (95.12%) 508 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
Eliminar a Gordura do Corpo em 4 Dias
Tome Isto Por 4 Dias e Elimine Até 5 KG de Gordura do seu Corpo!
DMCA.com Protection Status

Pin It on Pinterest