Os 12 Benefícios do Kino Para Saúde
5 (100%) 23 votes

Os Benefícios do kino podem ser muito úteis para o tratamento de vários problemas, além do que, o kino, também conhecido como kiwano, pepino “chifrudo” africano, melão “chifrudo” africano ou melão gelatina (jelly melon), é originário do continente africano, sendo cultivado também nos Estados Unidos, Israel e, mais recentemente, na Europa. Em nosso país, o cultivo da fruta ainda é pequeno, motivo pelo qual a fruta ainda é pouco conhecida.

Benefícios do Kino

O kino, maduro, tem casca amarela e sabor estranho – dizem os que já o provaram que lembra algo entre pepino, kiwi e banana e se acentua no sabor banana quando é colhido maduro.

Esta é uma planta nativa do deserto do Kalahari, na África Austral (Angola, Botswana, Namíbia e África do Sul).

A fruta lembra um pequeno melão oval, com casca rugosa e espinhuda, polpa gelatinosa, amarelo esverdeada e sementes esbranquiçadas (lembram as do pepino). Por dentro, quando aberto, lembra um maracujá ou romã.

Sua polpa é consumida crua, fresca. Seu consumo é preferencialmente como sobremesa mas, nada impede de que seja usada para compor pratos cozidos ou assados.

O kino colhido em estado selvagem é muito amargo pois contêm cucurbitacinas – tem toxicidade para os mamíferos, causa vômitos, cólicas e diarreias – mas, as variedades cultivadas não são tóxicas nem amargas.

Esta é uma fruta que estraga na geladeira mas, se a temperatura ambiente está entre os 20º e os 24º C, ela permanece boa, na fruteira, durante meses.

Valor Nutricional do Kino:

O kino é rico em vitaminas A e C, em fibras, potássio, ferro e cálcio e possui poucas calorias (aproximadamente 25 em uma porção de 100 gramas).

Os benefícios proporcionados pela fruta são muitos, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico, o auxílio no processo de emagrecimento e no equilíbrio da flora intestinal.

O kino é considerado refrescante, digestivo e um isotônico natural, por possuir baixos teores de sódio e altos teores de potássio.

Pela quantidade considerável de fibras que ele contém, a fruta proporciona uma maior sensação de saciedade e possui efeito laxante, auxiliando na perda de peso. Então, confira a seguir os benefícios do

||→ Leia Agora!  → Os 11 Benefícios do Abiu Para Saúde e Beleza!

1. Auxilia nos Processos Metabólicos:

Devido à alta concentração de zinco presente em sua composição, o kino também pode ser o alimento ideal para melhorar o funcionamento do metabolismo e a produção de proteínas, fatores cruciais para ajudar na cicatrização de feridas e, ainda, reparação dos nossos órgãos, vasos sanguíneos e tecidos.

Além disso, por conter também boas quantidades de vitamina C aliadas ao zinco, como o ácido ascórbico, consumir a fruta também pode estimular uma maior produção de colágeno, outra substância importante para a reparação e crescimento de processos no organismo.

2. Combate o Envelhecimento Precoce:

A vitamina C é outro componente do kino que combate a ação dos radicais livres nas células, além de protegê-las contra toxinas. Como vimos lá em acima, os radicais livres promovem o envelhecimento precoce, uma ação também executada pelas toxinas.

Assim, pelo fato de um kino ser composta por 11 mg de vitamina C, que corresponde a 18% da ingestão diária recomendada pela Food and Drug Administration (FDA, Administração de Alimentos e Drogas, órgão de saúde dos Estados Unidos), podemos concluir que a fruta é importante para combater o envelhecimento precoce.

3. Benefícios do Kino Como Fonte de Fibras:

Por ser rico em fibras, o kino dá uma forcinha para o processo digestivo do organismo. Isso porque elas estimulam os movimentos peristálticos de órgãos do sistema digestivo que são fundamentais para que a digestão aconteça adequadamente, garantindo que o bolo alimentar chegue ao estômago e que o bolo fecal seja eliminado pelo corpo.

As fibras também contribuem com a normalização dos movimentos intestinais, o que previne cólicas, inchaço, prisão de ventre, úlceras gástricas e até mesmo câncer de cólon.

O nutriente ainda é importante para a saúde do coração, ajudando a regular os níveis de colesterol no organismo, e ajuda também na regulação dos receptores de insulina, o que é útil para combater ou controlar o diabetes.

||→ Leia Agora!  Os 32 Benefícios da Manga Para a Saúde

4. Benefícios do Kino Para as Funções Cognitiva:

A vitamina E presente na fruta está associada ao retardo do surgimento de problemas como demência e a doença de Alzheimer. As variadas formas do nutriente encontradas no alimento ainda ajudam a manter a memória fresca.

5. Benefícios do Kino Como um Antioxidante:

A fruta também é dotada de alfatocoferol, que é uma forma de vitamina E que possui ação antioxidante.

O composto é importante para a saúde dos nervos e dos vasos sanguíneos e combate a ação dos radicais livres, que causam problemas como doenças do coração e câncer e promovem o envelhecimento precoce.

6. Benefícios do Kino Para o Emagrecimento:

Justamente por ser absolutamente rico em água, como citado acima, aliado ao fato de ser dotado de uma boa quantidade de fibras, o kino pode ajudar na perder peso.

Isso porque o alto teor de água e de fibras ajuda o organismo a se sentir saciado, tornando mais fácil o controle do apetite e a diminuição da quantidade de calorias que são consumidas em um dia.

Outra vantagem é que a fruta não é muito calórica – são 88 calorias encontradas a cada 100 g – ao mesmo tempo em que é nutritiva.

Obviamente, para emagrecer é necessário seguir uma alimentação saudável, equilibrada e controlada e praticar atividades físicas com frequência.

Comer somente o kino e não fazer nada disso não trará o emagrecimento, porém, incluir o alimento nesse contexto poderá auxiliar o processo de emagrecimento.

Kino

7. Mantém o Coração Saudável:

O kino tem níveis muito baixos de colesterol, e suas sementes são ricas em ácido linoleico, que tem ácidos graxos insaturados ômega-6.

Ele também contém o ácido oleico, que é importante para um coração saudável, uma vez que é mono-saturadas. Seus músculos cardíacos ganhar força e saúde com esta fruta gostoso.

8. Benefícios do Kino Para Melhorar a Digestão:

Devido ao seu alto teor de fibras, o kino, quando consumido de forma regular na alimentação, pode ajudar a melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

||→ Leia Agora!  Os 16 Benefícios da Jatrofa Para Saúde

Na prática, ingerir a fruta pode estimular o chamado movimento peristáltico e fazer uma limpeza no trato gastrointestinal, o que é essencial para manter o intestino regulado e, com isso, prevenir problemas como cólicas, prisão de ventre, inchaços, úlceras gástricas e até mesmo o câncer de cólon.

9. Benefícios do Kino Para a Saúde dos olhos:

Por ser fonte de vitamina A, o kino beneficia a saúde dos olhos. Isso porque o nutriente age como um antioxidante para os olhos e elimina os radicais livres que podem causar degeneração macular, enquanto previne ou retarda o desenvolvimento de cataratas.

10. Ajuda na Reparação do DNA:

Uma dieta rica em frutas e vegetais que contêm carotenóides, como o famoso beta-carotone, licopeno e luteína, pode ajudar na reparação e na proteção do DNA, diminuindo automaticamente no processo de envelhecimento das células.

11. Benefícios do Kino Contra o Estresse:

As pesquisas já apontaram a existência de compostos orgânicos no kino que atuam na regulação de hormônios do estresse. Assim, acredita-se que o consumo do alimento possa ser benéfico para quem sofre de estresse crônico.

12. Ajuda no Fortalecimento dos Ossos:

O kino também possui o mineral cálcio em sua composição, que é fundamental para a construção, fortalecimento e manutenção dos ossos do corpo. Ele também atua na prevenção do desenvolvimento de osteoporose.

Benefícios do Kino

Suco de Kino, limão e hortelã:

Ingredientes:

  • 1 kino
  • Suco de 2 limões
  • 400ml de água gelada
  • Folhas de hortelã
  • Açúcar a gosto
  • Gelo a gosto

Modo de Preparo:

  • No liquidificador bata a polpa do kino, o suco de limão, a água gelada, folhas de hortelã e açúcar.
  • Passe pela peneira e sirva com gelo.