Os 15 Benefícios do Morango Para Saúde!
5 (100%) 2 votes

Benefícios do Morango que poucas pessoas conhecem. Além do mais cuidar da pele é um ótimo Benefício do Morango. Além do mais, o Morango é um desses manjares dos deuses que apenas a natureza é capaz de produzir. Costuma-se dizer que as coisas mais ricas ou prazerosas são também as agradáveis, também são aquelas que costumam ser mais proibidas. Não é assim no caso dos morangos, uma fruta que além de ser deliciosa tem inúmeros Benefícios Para a Saúde.

Uma xícara de Morangos sozinhos, com suco de laranja, misturado com outras frutas… O Morango pode ser tomado de mil formas e de todas é igualmente rico. Claro, se você consumir sozinho, deve saber que por si só o Morango é uma fruta capaz de oferecer grandes benefícios para o nosso organismo e a nossa saúde.

Os morangos que hoje são cultivados em todo mundo, são um bom exemplo de acertada simbiose entre dois mundos de um e outro lado do atlântico. Os exploradores europeus introduziram em seu continente variedades do Morango americano e fizeram uma hidro com as variedades do velho mundo.

Strawberry

 

Propriedades do Morango:

O morango e uma das frutas mais pobre em calorias abaixo do próprio melão ou melancia. E seu conteúdo em proteínas, gorduras e sódio  muito baixo. Os nutrientes mais importantes dos morangos são os açucares com uma quantidade moderada que chega apenas a 5% de seu peso a vitamina C, os folatos, potássio e o ferro. Agora Veja, Os 25 Benefícios do Morango Para Saúde:

A cor do morango deve -se a uns pigmentos vegetais conhecidos como antocioninas similares aos bioflavanoides. As antocioninas presentes em certas frutas como Morango atuam como poderosos antioxidantes, além de  reduzir a síntese do colesterol no figado.moprango-morango

1. Benefícios do Morango Para Cuidar e Melhorar a Pele:

Outra grande vantagem do Morango, ele previne o envelhecimento da pele, além de muitas outras vantagens. Depende de como é usado, você pode aproveitar o Morango para realizar numerosos tratamentos de pele, que vão desde soluções para eliminar as olheiras, tratamentos esfoliantes, realizar clareamentos de pele, etc. Inclusive também se costuma utilizar como ingrediente em tratamentos contra a acne.

||→ Leia Agora!  Os 25 Benefícios do Noni Para Saúde

2. Benefícios do Morango Melhora as Defesas e o Sistema Imunológico:

Antes já mencionamos muitas das vitaminas que incorpora o Morango, e também fizemos menção ao fato de que uma das suas principais contribuições era a de vitamina C. Esta é uma das vitaminas mais importantes, já que está relacionada com numerosas funções do metabolismo e hormonais, além de ser básica para as nossas defesas e sistema imunológico.

Para ilustrá-lo com números, podemos dizer que uma simples xícara de Morangos contém a vitamina C que uma pessoa precisa ao longo do dia.

3. Benefícios do Morango por Fornece Energia e Bom Humor:

Outra das vitaminas que fornece o Morango é a vitamina B1, que é um dos principais transformadores de energia do corpo humano. Na verdade, a vitamina B1 é chamada de “vitamina da energia” ou a “vitamina do bom humor”.

Portanto, consumir Morangos ajuda a manter o corpo em forma e também melhora a nossa pele ou cabelo e a conseguir as vitaminas necessárias para o nosso organismo. Também nos ajuda a estar de bom humor e ter a energia necessária para o dia a dia!

4. Benefícios do Morango por Muito Rico em Nutrientes:

Aqui já entram os gostos, mas estamos certos de que é difícil encontrar pessoas que não gostam de Morangos. Seu fresco e doce sabor faz com que sejam um prazer para o paladar. E desfrutar de comer algo tão gostoso como o Morango, não pode ser nada além de bom para a nossa saúde mental.

Claramente podem ser incluídos em receitas muito variadas. Claro, você sempre pode combinar os Morangos com outro tipo de frutas que te fornecem outros tipos de vitaminas, como bananas, laranjas, cerejas, etc.

 

5. Benefício do Morango Para Saúde do Coração:

O morango possui uma quantidade boa de potássio, que age dilatando os vasos sanguíneos. Isso acaba reduzindo a ação do sódio no organismo. Além disso, a fruta contém magnésio, que apresenta um efeito relaxante nos músculos que fazem parte dos vasos sanguíneos, minimizando as chances de ocorrer um infarto.

6. Benefício do Morango Para Proteger o Cérebro:

A cor avermelhada da fruta morangos é resultado da presença das antocianinas, substâncias que inibem o surgimento dos radicais livres. Por isso, essa fruta pode contribuir para a saúde cerebral, ajudando a prevenir a perda da memória.

||→ Leia Agora!  Os 11 Benefícios do Urucum Para Manter a Saúde em Dia!

7. Benefícios do Morango por Conter Ação Anti-flamatório:

A quercetina, um tipo de flavonoide presente no Morango, apresenta ação anti-inflamatória, protegendo o organismo contra alergias, resfriados e urticárias. Inflamações no intestino também são prevenidas com o consumo da fruta ou então do extrato em pó. De acordo com pesquisadores, esses benefícios decorrem por conta da presença do ácido salicílico, que possui um efeito similar ao ácido acetilsalicílico, que é responsável pelo princípio ativo da aspirina.

8. Benefício do Morango na Perda de Peso:

O Morango apresenta uma quantidade pequena de calorias em sua composição e também contém substâncias que queimam gorduras, o que o torna um alimento termogênico. Outro fator que favorece o emagrecimento é que o Morango ajuda na produção de hormônios que fazem com que o apetite seja controlado.

9. Benefício do Morango Para Saúde:

O Morangos possui potássio, nutriente que contribui para o controle da pressão ocular, favorecendo assim a saúde dos olhos. Outro fator benéfico é a ação antioxidante, que previne certas doenças nos olhos, como a degeneração macular.

Essa enfermidade pode levar até mesmo a uma perda da visão, o que pode ser evitado com a redução dos radicais livres ocasionada pela ingestão da fruta.

10. Benefício do Morango Para o Sistema Imunológico:

Como o Benefícios do Morango é uma fruta rica em vitamina C, faz com que as células que defendem o organismo sejam ativadas. Por esse motivo, trata-se de uma fruta que previne e trata resfriados.

Outros nutrientes também agem com essa finalidade e podem ser ingeridos na forma de suplementos feitos a partir do Morango.

11. Benefícios do Morango por Ajudar na Memória:

As antocianinas são antioxidantes responsáveis pela coloração das frutas vermelhas (Morango, amora, cereja, framboesa, cranberry…), e que, em parceria com os flavonoides, combatem a degeneração das células do corpo.

“Um estudo realizado em Boston, nos Estados Unidos, comprovou que consumir essas frutas de duas a três vezes por semana atrasa a perda de memória e conserva a capacidade de percepção, principalmente em mulheres”, diz Marcela Voris, nutróloga na Haute Dermatologia e Estética (SP).

12. Benefícios do Morango Para Tratar o Diabetes:

Essa fruta age no controle da glicose no sangue, por conta da presença de polifenóis, principalmente o elagitanino. Esse composto faz com que a produção de polissacarídeos seja inibida, o que resulta da diminuição da glicose que seria lançada na corrente sanguínea. O efeito ocorre com o consumo de cerca de 2 a 3 poções de Morangos semanalmente.

||→ Leia Agora!  Os 15 Benefícios do Oxicoco Para Saúde

13. Benefícios do Morango Para Arteriosclerose:

Graças a sua grande capacidade antioxidante e de neutralização dos radicais livres, os morangos são especialmente eficazes para evitar a arteriosclerose (pois de colesterol nas paredes das artérias com posterior endurecimento e estreitamento). Contribui para isso, também, sua carência em gorduras em sódio os dois principais inimigos da saúde arterial.

O consumo habitual de morango contribui para prevenir a arteriosclerose e evita sua progressão. Excesso do ácido úrico, os morango são diuréticos (aumentam a produção de urina) e facilitam a eliminação de ácido úrico com a  urina devido ao seu efeito alcalinizante

14. Benefícios do Morango Para Prisão de ventre:

Devido sua riqueza em fibra vegetal do tipo salvável, os morangos facilitam o transito intestinal. Os morangos descongestionam a circulação venosa so sistema portal (veias do ventre) e por isso são recomendáveis em casos de hemorroidas, ascite.

Morango Como Consumir?

O ideal é consumir o Morango in natura, evitando cortar ou triturar a fruta. Isso porque, quando entra em contato com o oxigênio, uma parte das substâncias com efeito antioxidante da fruta acabam se perdendo.

Cozinhar os Morangos também deve ser evitado, pois isso faz uma parte significativa da vitamina C se perca. Ao tomar o suco de Morangos, o recomendado para aproveitar melhor os nutrientes é consumir imediatamente. Veja Agora Como Consumir o Morangos:

Receitas Com Morango:

Mousse de Morango:

mousse morango receitas

Essa sobremesa de morangos é fácil de fazer e combina com qualquer ocasião.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de Morango
  • 1 envelope de gelatina vermelha sem sabor
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo:

  • Coloque a gelatina na água para dissolver e, em seguida, coloque no micro-ondas por 30 segundos.
  • Bata no liquidificador todos os ingredientes e depois coloque a mistura em uma forma refratária.
  • Deixe na geladeira por algumas horas e, se desejar, decore com pedaços de Morangos ou Morangos inteiros.