Os 30 Benefícios do Óleo de Gerânio Para Saúde
5 (100%) 10 votes

Os Benefícios do Óleo de Gerânio são de suma importância para todos. No entanto, um Benefício do Óleo de Gerânio para saúde das mulheres é o alívio e conforto que ele proporciona contra os sintomas da TPM. O Geranium é (Pelargonium roseum Willd) uma planta perene que cresce em climas subtropicais e tropicais.

Para a produção de óleo essencial de gerânio cultivadas no Congo, Egito, ea maioria dos outros países do Norte de África, bem como a Espanha, França, Itália, China, Índia e Rússia.

oleo de geranio

Óleo de Gerânio é obtido por destilação a vapor das partes verdes das plantas aromáticas, especialmente nas folhas. Para produzir 1 kg de óleo essencial deve ser reciclado 300-500 kg de matéria-prima. O gerânio (Geranium spp) é um gênero de plantas com flores que possuem propriedades medicinais.

O gerânio de nome comum inclui as espécies Geranium maculatum, Geranium robertianum (erva-de-São-Roberto), Geranium macrorrhizum (gerânio-de-raiz-grande), Geranium viscossimum (variedade protocarnívora da erva), Geranium caespitocum, Geranium bicknelli, Geranium richardsonii e mais de outras 400 espécies, que são encontradas na maior parte em regiões temperadas do planeta, principalmente no leste do Mediterrâneo. Pertence à família Geraniaceae.

O Óleo de Gerânio traz benefícios para o corpo e a mente. É encontrado com facilidade no Egito, Marrocos, Madagascar e África do Sul. Por aqui, muita gente ainda desconhece o produto, que também recebe o título de ‘óleo da mulher’.

O óleo vegetal é retirado da planta Pelargonium graveolens, popularmente chamada de gerânio. Suas propriedades podem ser aproveitadas em forma de massagem, gargarejo, banho, aroma e compressas. Tudo para equilibrar emoções, tratar a pele e saúde bucal, entre outras vantagens.

Propriedades do Gerânio:

Encontrado principalmente na África do Sul, Madagascar, Egito e Marrocos, o Óleo de Gerânio tem propriedades antissépticas, antidepressivas, diuréticas e age como bactericida. Considerado por alguns médicos como o “óleo da mulher” por conter hormônio natural, o óleo ajuda a hidratar a pele, relaxar e ainda combate os sintomas da TPM e da menopausa e seu aroma é floral, forte e intenso, semelhante ao cheiro das rosas.

Quando usado na aromatização de ambientes, tratamentos corporais ou escalda-pés, o óleo transmite benefícios físicos e mentais, ajudando a relaxar e a alcançar estabilidade emocional, além de agir em todo o órgão reprodutor feminino e em distúrbios circulatórios. Então, veja agora detalhadamente os Benefícios do Gerânio Para Saúde:

Benefícios do Gerânio Para Saúde:

1. Benefícios do Óleo de Gerânio Contra Depressão:

Também conhecido como óleo da coragem, o Óleo de Gerânio dá estímulo para tomar atitudes e enfrentar os desafios do dia a dia. Quando combinado com lavanda e bergamota, reduz o estresse e acalma a mente, ajudando nos processos de síndrome do pânico e depressão.

2. Benefício do Óleo de Gerânio Contra Sinais da TPM:

Encontrado principalmente na África do Sul, Madagascar, Egito e Marrocos, o Óleo de Gerânio tem propriedades antissépticas, antidepressivas, diuréticas e age como bactericida. Considerado por alguns médicos como o “óleo da mulher” por conter hormônio natural, o óleo ajuda a hidratar a pele, relaxar e ainda combate os sintomas da TPM e da menopausa e seu aroma é floral, forte e intenso, semelhante ao cheiro das rosas.

3. Promove a Saúde do Coração:

Este está entre os principais Benefícios do Óleo de Gerânio por possuir efeitos indiretos sobre o nosso sistema gastrointestinal e sistema cardiovascular. À medida que aumenta a urina, o nosso procedimento de digestão fica melhor e nenhum gás se acumula no intestino. Da mesma forma, reduz o nível de sódio em nosso corpo, o que mantém a nossa pressão arterial normal.

||→ Leia Agora!  Os 12 Benefícios do Óleo de Jojoba Para Acnes

4. Benefícios do Óleo de Gerânio Para Elevar a Auto Estima:

Outra vantagem atribuída ao Óleo de Gerânio é a capacidade de elevar a autoestima feminina, fazendo com que a mulher tenha mais amor-próprio, atitude para vencer os desafios diários e vontade de conquistar seus objetivos. Não é à toa que alguns o chamam de ‘óleo da coragem’.

oleo de geranio beneficio

5. Benefício do Óleo de Gerânio Contra a Síndrome do Pânico:

O Óleo de Gerânio, quando misturado com lavanda e bergamota, ainda auxilia na redução do estresse, acalma a mente e, portanto, é aliado contra depressão e síndrome do pânico.

6. Previne o Alzheimer:

Este é outro grande Benefício do Óleo de Gerânio, ele pode fazer nossas células microgliais ativa e facilitar a liberação de óxido nítrico. Sendo um fator pró-inflamatória potente, ele pode reduzir a inflamação nas células do nosso cérebro e manter a degeneração neural na baía. Portanto, podemos prevenir distúrbios neurais fatais como demência, doença de Alzheimer.

7. Benefícios do Óleo de Gerânio Para Saúde Mental:

Ao utilizar o Óleo de Gerânio para aromatizar ambientes, tratar o corpo ou durante um bom escalda-pés, é possível aproveitar seus benefícios físicos e mentais. Uma ajuda e tanto na busca da estabilidade emocional.

8. Benefício do Óleo de Gerânio Para Saúde Feminina:

Quando usado na aromatização de ambientes, tratamentos corporais ou escalda-pés, o óleo transmite benefícios físicos e mentais, ajudando a relaxar e a alcançar estabilidade emocional, além de agir em todo o órgão reprodutor feminino e em distúrbios circulatórios.

9. Ajuda a Estimular as Glândulas Endócrinas:

Esse sem sombra de dúvidas, não pode ficar dos principais Benefícios do Óleo de Gerânio. Ele pode ser usado como um tônico para estimular as glândulas endócrinas e normalizando a secreção de hormonas. Também pode regularizar as funcionalidades de diferentes sistemas internos para manter a quantidade padrão de ácido, bílis e enzimas no nosso corpo

10. Benefícios do Óleo de Gerânio Contra Infecções:

Óleo de Gerânio é anti-bacteriana, anti-fúngica e anti-séptico por natureza. Ele evita os ataques de bactérias e fungos sobre as nossas feridas e lesões e protege os de infecções em desenvolvimento

11. Benefício do Óleo de Gerânio na Aromaterapia:

Na aromaterapia, os efeitos do Óleo de Gerânio são ligados à perda de peso e à alimentação. Tudo indica que o produto ajuda a manter o foco na dieta e conseguir emagrecer de maneira consistente.

12. Ajuda a Regular o Odor Corporal:

Esse rico Benefício do Óleo de Gerânio é mais um dos preferidos das mulheres. Por tem um aroma agradável, atraente e de longa duração. Assim, ele é amplamente utilizado como um desodorizante para regular a transpiração e odor corporal.

13. Benefícios do Óleo de Gerânio Para Hidratar a Pele:

O Óleo de Gerânio pode ser utilizado para hidratar e devolver o viço à pele, principalmente nas épocas mais frias. Para isso, basta aplicar o produto puro ou junto com cremes neutros de sua preferência.

||→ Leia Agora!  Os 12 Benefícios do Óleo de Girassol Para Saúde

14. Benefício do Óleo de Gerânio Contra Vícios:

Quer potencializar sua alimentação saudável e a prática de exercícios para reduzir os números na balança? Uma dica é misturar Óleo de Gerânio e óleo de menta. Uma dupla que também serve para dar uma forcinha no controle de vícios (álcool, cigarro e drogas).

beneficios do oleo de geranio

15. Combate Vermes Intestinais:

Mais um para lista dos muitos Benefícios do Óleo de Gerânio. Suas propriedades vermífugos são extremamente benéficas para as crianças (às vezes adultos também). Ele pode ajudá-los a se livrar de vermes intestinais.

16. Benefícios do Óleo de Gerânio no Aumento da Imunidade:

Devido aos seus efeitos antimicrobianos, o Óleo de Gerânio funciona como um reforço da imunidade . Ele fortalece as células de defesa do nosso corpo, para que possamos lidar com vários interno, bem como desafios tóxicos externos com sucesso.

17. Benefício do Óleo de Gerânio Contra Hemorragias:

O Óleo de Gerânio é uma substância anti-hemorrágico excelente. Ele pode colocar um fim à hemorragia nas maneiras de duas vezes. Sendo um adstringente, que impede o fluxo normal do sangue através da contratação de nossas artérias e veias.

Por outro lado, as propriedades hemostáticas tornar o processo de coagulação mais rápida, facilitando assim o coágulo de sangue. Ambos são úteis na cura de feridas e evitar infecçõe

18. Para Saúde da Pele:

Este também estar entre os principais Benefícios do Óleo de Gerânio. Devido seus efeitos positivos profundos em várias doenças de pele como acne, erupções cutâneas, eczema, dermatite, infecções fúngicas, etc. A melhor coisa sobre o óleo essencial de gerânio é que ele é um Cicatrizante. Assim, ele pode ajudar cicatrizes desaparecer gradualmente e fazer o nosso impecável pele.

19. Benefícios do Óleo de Gerânio Para Aumentar o Metabolismo:

Os pesquisadores provaram que o Óleo de Gerânio tem propriedades cytophylactic. Ele é capaz de impulsionar o nosso metabolismo, o que é essencial para manter a saúde, bem como o crescimento das células do nosso corpo e células reprodutivas. Geranium também desempenha no papel importante na recuperação das nossas novas células por reciclagem dos mortos .

20. Benefício do Óleo de Gerânio Para Eliminar Toxinas:

Este óleo também é amplamente conhecido por suas propriedades diuréticas. Ele facilita a perda de urina da nossa bexiga urinária. Como resultado, vamos nos livrar de uma série de materiais tóxicos e elementos em excesso como sódio, ácido, bile, gordura, água, etc

Veja Mais Benefícios do Óleo de Gerânio:

  • Um número de condições respiratórias como a dor de garganta, infecções do nariz, etc, podem ser tratados com sucesso com o Óleo de Gerânio.
  • As propriedades adstringentes do Óleo de Gerânio também são muito vantajosos para a pele. Nossos contrações musculares se significativamente potenciado com estes. Consequentemente, temos um olhar firme e tonificada.
  • O Óleo de Gerânio é um limpador natural. Pode ser usada diretamente sobre a pele para limpeza ou adicionado à água para o banho. Você pode ter uma pele radiante brilhando em ambos os sentidos.
  • Devido suas propriedades antioxidantes o Óleo de Gerânio também ajuda a combater a ação dos radicais livres.
  • Combate o ataque de bactéria e fungos nas feridas da pele.
  • O Óleo de Gerânio também é amplamente conhecido por suas propriedades diuréticas. Ele facilita a perda de urina da nossa bexiga urinária.
  • Uma crença popular afirma também que os gerânios brancos afastam as cobras.
  • Como as contrações dos nossos músculos e tecidos são aumentados com o Óleo de Gerânio, que não sofrem de flacidez prematura. Nossa pele facial fica apertado e sem rugas ou linhas finas são vistos. Em suma, podemos combater eficazmente a vários sintomas anti-envelhecimento.
  • É uma solução perfeita tanto para o cabelo seco e oleoso. Ele pode equilibrar o óleo em nosso couro cabeludo e cabelo de modo que cada um dos nossos fios de cabelo fica vitalizado e parece saudável. Ele funciona em glândulas sebáceas presentes em nosso couro cabeludo e regula a secreção de sebo. Como resultado, temos cabelos lisos e sedosos.
  • O Óleo de Gerânio pode ser misturado com xampu normal para dar ao cabelo um aroma floral mágico.
||→ Leia Agora!  Manganês – O que é, Benefícios, Fontes e Deficiências!

Como Fazer o Óleo de Gerânio?

  • Para fazê-lo coloque em um gel neutro, duas gotas de gerânio, duas de grapefruit e duas de essência de pau rosa. Misture bem e passe diariamente no corpo para que sua sinergia esteja equilibrada e positiva.
  • Para obter efeito relaxante, aplique o gel sobre a pele acompanhado de uma massagem terapêutica nas regiões do corpo que mais acumulam estresse e onde houver dores musculares.
  • No combate das inflamações e infecções, celulites, pele ressecada e acnes, aplique o óleo sobre o local afetado.

Como usar o Óleo de Gerânio?

  • Para fins terapêuticos, o gerânio é utilizado em forma de óleo ou folhas secas.
  • Para tratar problemas de pele: Aplique o Óleo de Gerânio sobre a pele para combater inflamações como eczemas, acnes, queimaduras, fungos, estrias e celulites. Este processo também serve para melhorar a aparência da cútis: basta aplicar sobre a pele ressecada.
  • Relaxante: Aplique o óleo sobre a pele, geralmente com uma massagem terapêutica nas regiões do corpo que mais acumulam estresse e tensão. Esse processo também é indicado para reduzir as dores musculares.
  • Para tratar problemas gastrointestinais: Para diminuir os sintomas de diarreia e hemorragias internas, adicione as folhas secas de gerânio a uma xícara de água fervente.

beneficio do oleo de geranio

Contra-indicações do Uso do Óleo de Gerânio:

  • Não utilize para uso interno para crianças menores de 6 anos.
  • Óleo de Gerânio não é recomendado para ser usado por mulheres grávidas ou amamentando.
  • Não use gerânio por um longo tempo (não mais do que 2-3 semanas), dadas as suas propriedades anticoagulantes expressas ea capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue.
  • Nunca tome com o estômago vazio!
  • O Óleo de Gerânio estimula a secreção de estrogênio, por isso não deve ser tomado em simultâneo com a contracepção.
  • O Óleo de Gerânio pode aumentar a sensibilidade da pele à luz solar.
  • Verifique o sabor de tolerância individual.