Os Benefícios do Óleo de Girassol são fundamentais para manter uma boa saúde. Pois, o  Óleo de Girassol, também conhecido como’ Surajmukhi tel’ (Hindi) é um óleo não volátil extraído das sementes de girassol. É comumente usado como óleo de cozinha, bem como em formulações cosméticas, devido às suas propriedades emolientes. Aqui você aprenderá muitos benefícios do óleo de girassol e seu valor nutricional.

O Óleo de Girassol é saudável? Sua composição nutritiva faz com que seja um dos óleos mais saudáveis ​​para consumo, bem como aplicação na pele e no cabelo. O principal componente do Óleo é o ácido linoleico. Seus outros componentes incluem ácido oleico e ácido palmítico. Além destes, contém lecitina, carotenoides, tocoferóis e quantidades apreciáveis ​​de vitamina A, vitamina D e vitamina E.

Benefícios do Óleo de Girassol

Valor Nutricional do Óleo de Girassol:

O Óleo de Girassol é considerado um dos óleos mais saudáveis ​​devido à sua variedade de nutrientes para melhorar a saúde. Este óleo é rico em vitamina E, vitamina B1, vitamina B5, vitamina B6 e vitamina C, além de minerais como cobre, fósforo, zinco e magnésio. Folato, potássio, cálcio, riboflavina, ferro e niacina encontrados no Óleo fazem dele uma escolha extremamente saudável, com vários benefícios à saúde.

1. Benefícios do Óleo de Girassol Para a Saúde Cardiovascular:

O Óleo de Girassol é rico em vitamina E e pobre em gordura saturada. Além disso, é rico em certos fitoquímicos como colina e ácido fenólico que são benéficos para o coração . Ele também contém gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, juntamente com vitaminas que o torna um dos óleos mais saudáveis ​​para o consumo.

Os Óleo com elevado teor de oleico contêm 80% ou mais de gorduras monoinsaturadas. Assim, o Óleo ajuda na redução de doenças cardiovasculares e chance de ataque cardíaco.

2. Benefícios do Óleo de Girassol Para Prevenir Artrite:

O Óleo é a solução definitiva para aqueles que se preocupam com o desenvolvimento de artrite. O Óleo ajuda na prevenção da artrite reumatoide.

3. Benefícios do Óleo de Girassol no Combate a Asma e Câncer de Cólon:

O Óleo contém mais vitamina E do que qualquer outro óleo de cozinha. Assim, incorporando este óleo em sua dieta fornece proteção contra asma e câncer de cólon.

4. Benefícios do Óleo de Girassol Para Prevenir o Câncer:

Os carotenoides encontrados no Óleo ajudam na prevenção de câncer de pulmão, pele e útero. Além disso, eles fornecem uma boa fonte de vitamina A e ajudam na prevenção da catarata.

5. Benefícios do Óleo de Girassol Para Diminuir o Colesterol:

As gorduras saturadas encontradas em outros óleos são difíceis de quebrar completamente durante o metabolismo. Consequentemente, eles são transportados para diferentes partes do corpo pelo sangue e são depositados, aumentando assim os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim). Isso causa problemas de saúde como embolia, aterosclerose, dores articulares e defeitos congênitos.

6. Benefícios do Óleo de Girassol Para Combater os Radicais Livres:

O Óleo de Girassol age como um antioxidante, pois é rico em vitamina E ou tocoferóis que ajudam a neutralizar os radicais livres causadores de câncer. Os radicais livres danificam as células e o sistema imunológico.

7. Benefícios do Óleo de Girassol Para a Saúde do Corpo:

O Óleo de Girassol também contém proteínas, que são vitais para a construção e reparação de tecidos e a produção de hormônios e enzimas. Nosso corpo requer grandes quantidades de proteínas. Como o corpo não armazena proteínas, elas precisam ser consumidas, e o Óleo atende a esse requisito.

8. Benefícios do Óleo de Girassol Para Prevenir Infecção Infantil:

O Óleo de Girassol é útil na redução do risco de infecção em bebês prematuros com baixo peso ao nascer. Os bebês são mais propensos a sofrer de infecções por causa do sistema imunológico subdesenvolvido e órgãos como a pele. O Óleo age como uma barreira protetora e previne essa infecção.

9. Benefícios do Óleo de Girassol Para a Saúde do Sistema Nervoso:

O teor de vitamina B do Óleo promove um sistema nervoso saudável, boa digestão e é uma excelente fonte de energia.

Benefício do Óleo de Girassol

10. Benefícios do Óleo de Girassol Para Reduzir Problemas Cardíacos:

O Óleo de Girassol contém selênio, que é benéfico na redução do risco de problemas cardíacos e degradação hepática. Um alto nível de selênio no sangue também é fundamental para reduzir o risco de câncer de pulmão e pele.

11. Benefícios do Óleo de Girassol Para Melhorar a Saúde da Pele:

O Óleo é extremamente rico em vitamina E, em comparação com outros produtos para a pele, como óleo de amêndoa ou manteiga de karité. A vitamina E é essencial para prevenir danos às células da pele pela luz ultravioleta ou UVA do sol. A vitamina E melhora a aparência e saúde da sua pele, evitando cicatrizes e suavização das rugas existentes.

12. Benefícios do Óleo de Girassol Para Tratar Acne:

O Óleo também é rico em vitamina A, vitamina C e vitamina D e carotenoides saudáveis ​​e ceras que formam uma barreira protetora na pele. Assim, este óleo é eficaz no tratamento da acne. Sendo excepcionalmente leve e não oleosa, é absorvida pela pele facilmente, sem entupir ou bloquear os poros. Sua gama de vitaminas e ácidos graxos agem como antioxidantes para regenerar as células da pele e ajudar a pele a se livrar das bactérias causadoras da acne .

Os 12 Benefícios do Óleo de Girassol Para Saúde
4.8 (95.38%) 91 votes

Recomendados Para Você: