13 Benefícios do Óleo de Patchouli: Usos e Efeitos Colaterais!

Os Benefícios do Óleo de Patchouli são excelentes. No entanto, melhorar a saúde da pele é o Benefício do Óleo de Patchouli que muitos procuram. O Óleo de Patchouli é destilado a partir das folhas e flores frescas ou secas de várias espécies de Pogostemon, um gênero de ervas tropicais conhecidas por suas folhas aromáticas, pertencentes à família das hortelã-pimenta.

Originário do Sudeste Asiático, o nome comum de Patchouli significa simplesmente “folhas verdes” na língua nativa (tâmil), possivelmente devido ao uso tradicional das folhas como vegetais naquela região. Esta erva é agora cultivada em muitas áreas tropicais exclusivamente para a produção de Óleo de Patchouli.

Óleo de Patchouli

O Óleo de Patchouli é único porque melhora com a idade. O óleo tem sido um elemento básico na indústria de perfumes há muito tempo e tem um histórico de ser usado como um repelente de insetos natural . O aroma distintamente almiscarado e terra era muito popular com a cultura hippie dos anos 60. Agora está se tornando cada vez mais procurado pelos seus usos terapêuticos abrangentes também.

O Óleo de Patchouli é adstringente, anti-séptico, anti-inflamatório, antidepressivo e levemente sedativo. Verificou-se ser eficaz no alívio da ansiedade e depressão, e produz um estado mental positivo. Pode tratar vários problemas de pele, incluindo feridas e infecções. Tem propriedades fungicidas e inseticidas também.

O Óleo de Patchouli tem importância comercial, além de seu uso na indústria de perfumes. O óleo é utilizado como agente aromatizante no processamento de alimentos e como ingrediente ativo em muitos desinfetantes, inseticidas e repelentes de insetos.

Os constituintes do Óleo de Patchouli, como o patchoulene alfa e beta, o guaieno, o cariofileno, o álcool patchouli, o norpatchulenol e o pogostol, são responsáveis ​​por seu amplo uso.

Aqui estão as razões pelas quais cada casa, incluindo a sua, deve realmente ter uma garrafa de óleo de patchuli – apenas certifique-se de que ela seja 100% pura, livre de aditivos e adulterantes. Veja Agora os Benefícios do Óleo de Patchouli que Você Desconhece:

Benefícios do Óleo de Patchouli que Você Desconhece:

1. Benefícios do Óleo de Patchouli Para Saúde Bucal:

A ação antimicrobiana do Óleo de Patchouli pode derrubar as populações bacterianas responsáveis ​​pelo mau hálito e pela doença gengival. O efeito antiinflamatório também tem um papel a desempenhar, porque as gengivas inflamadas tendem a se soltar dos dentes, comprometendo sua estabilidade.

Também dá aos patógenos acesso às raízes dos dentes e aos maxilares. Isso pode, eventualmente, corroer os ossos, levando à perda prematura dos dentes. A qualidade adstringente do Óleo de Patchouli pode reduzir a inflamação, retirando os fluidos do tecido inchado e apertando-o sobre a mandíbula e ao redor dos dentes.

Fazer gargarejos com o óleo é uma forma de promover a saúde bucal, mas você também pode usá-lo como tinta de gengiva, massageando-o em boa medida.

2. Combate Fungos e Bactérias:

Este é outro dos excelentes Benefícios do Óleo de Patchouli. A propriedade anti-fúngica do Óleo de Patchouli torna eficaz contra uma série de infecções fúngicas comuns. Você pode adicionar 2-3 gotas de Óleo de Patchouli a uma colher de chá de azeite para fazer uma tinta ungueal antifúngica.

Mergulhe um cotonete algodão na mistura e aplique 2-3 vezes ao dia para se livrar do fungo unha. Da mesma forma, um banho de pé com 5-10 gotas de Óleo de Patchouli e um punhado de sal marinho adicionado à água morna pode eliminar o pé de atleta.

Coloque bolas de algodão embebidas em Óleo de Patchouli dentro dos sapatos. Além disso, lave as meias em água com o óleo essencial. O mesmo organismo que causa esta doença pode se espalhar para axilas, virilha e outras áreas onde o suor se acumula.

Aplique o Óleo de Patchouli diluído com quantidade igual de azeite e deixe-o permanecer por trinta minutos antes do banho. Esta fórmula anti-fúngica pode ser usada em patches de micose também.

3. Benefícios do Óleo de Patchouli Contra Pedras nos Rins:

O efeito diurético do Óleo de Patchouli aumenta a produção de urina. Combinado com a ingestão suficiente de água, ele pode protegê-lo de pedras nos rins e pedras da vesícula biliar que se desenvolvem devido ao acúmulo de sais.

O aumento da produção de urina ajuda a dissolver sais indesejados, incluindo sais biliares e cristais de ácido úrico. Os últimos tendem a se acumular nas articulações, causando uma condição dolorosa chamada gota. Micção freqüente e abundante ajuda a expulsar esses sais e outras toxinas do corpo.

4. Combate o Odor Corporal:

O Óleo de Patchouli tem um cheiro forte e distinto que algumas pessoas acham espiritualmente edificante, enquanto outros o consideram avassalador ou mesmo repulsivo. Este óleo essencial é amplamente utilizado na indústria de perfumes, não só pela sua fragrância doce-almiscarada, mas porque se adapta bem a várias combinações, especialmente com óleos essenciais de cedro e gerânio.

Você pode fazer suas próprias fragrâncias de assinatura por tentativa e erro. Misture algumas gotas de Óleo de Patchouli no banho com água ou use-o em frascos de spritz como um spray para o corpo pós-banho misturado com um óleo transportador.

O segredo deste que um dos melhores Benefícios do Óleo de Patchouli é usar o óleo com moderação para que o cheiro não se torne nauseante. Misture em água morna e use como gargarejo para afastar o mau hálito.

5. Benefícios do Óleo de Patchouli Contra a Impotência:

O Óleo de Patchouli tem um efeito afrodisíaco que, combinado com suas propriedades de aliviar o estresse e melhorar o humor, pode ajudar a mitigar a frigidez, a disfunção erétil e a impotência, que muitas vezes resultam da ansiedade e de outros problemas psicológicos.

O Óleo de Patchouli é conhecido por ter propriedades reguladoras de hormônios também. Provavelmente estimula a produção dos hormônios sexuais estrogênio e testosterona, uma vez que o efeito de aumento da libido se aplica tanto a homens quanto a mulheres. Difundir o óleo no quarto pode ser a coisa certa para adicionar uma faísca aos relacionamentos.

6. Combate Infecções:

Sem sombra de dúvidas este também é um dos principais Benefícios do Óleo de Patchouli. O Óleo de Patchouli é amigo da pele, protegendo-o de infecções. Misture 5-10 gotas em água para fazer uma solução anti-séptica natural para lavar cortes e feridas.

Não só previne infecções, mas acelera o processo de cura, graças à sua capacidade de ajudar a regenerar as células da pele. É especialmente bom para o tratamento de acne e catapora, uma vez que evita cicatrizes.

Misture 2-3 gotas de Óleo de Patchouli em uma colher de óleo de coco para fazer uma pomada rápida para queimaduras e furúnculos. Aplique uma pequena quantidade do óleo essencial em cortes e arranhões para protegê-lo de possíveis infecções. Mergulhe um cotonete no óleo e toque no local das picadas de insetos.

7. Benefícios do Óleo de Patchouli Para Repelir Insetos:

Este é um dos Benefícios do Óleo de Patchouli mais antigos e originais. As folhas secas foram usadas pelos chineses para proteger suas preciosas sedas do ataque de traças. O Óleo de Patchouli é um ingrediente comum em muitos sprays repelentes de insetos, incensos e loções para a pele. Verificou-se ser eficaz contra formigas , pulgas, piolhos, percevejos, moscas e mosquitos .

Quando você viaja ou acampa, você pode tecer um envelope de proteção ao seu redor com algumas gotas de Óleo de Patchouli aplicado nas colunas da cama, na roupa de cama, nos pés e nos pulsos. Isso evitará percevejos, mosquitos e outros insetos voadores e mordedores.

Quando você faz festas ao ar livre no verão, use algumas gotas em vários difusores estrategicamente colocados. Se o cheiro almiscarado de Patchouli não for exatamente do seu agrado, adicione algumas gotas de óleo de limão, laranja ou gerânio.

Você pode até querer fazer o seu próprio spray repelente de insetos, o que torna muito mais fácil de usar quando você quer dar um passeio pela floresta ou participar de outras atividades ao ar livre quando os insetos estão fora. É fácil de fazer e não cheira mal ou vem com os efeitos nocivos de um spray DEET.

Basta combinar o seguinte em um frasco de spray e você terá seu próprio repelente de insetos:

  • 10 gotas de Óleo de Patchouli
  • 10 gotas de óleo essencial de grapefruit
  • 6 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 6 gotas de óleo essencial de cravo
  • 4 gotas de um óleo transportador como óleo de amêndoa ou óleo de girassol

8. Aliviar a Febre:

De acordo com várias pesquisas recentes este é um dos Benefícios do Óleo de Patchouli que tem sido bastante estudado. Um chá de ervas com folhas de patchouli é um remédio tradicional para o resfriado comum e a febre.

No entanto, difundir o Óleo de Patchouli pode ser tão eficaz quanto ingerir o Patchouli na forma de chá, especialmente no caso das infecções das vias aéreas superiores. Seu efeito antiinflamatório também contribui para a cura.

Uma vez que infecções e inflamações são causas comuns de febre, atacar na raiz é obviamente o caminho certo para enfrentá-la.

(O Óleo de Patchouli nunca deve ser usado internamente sem a supervisão de um profissional de saúde, já que esse óleo essencial é conhecido por ter efeitos tóxicos em alguns casos).

9. Benefícios do Óleo de Patchouli Contra Celulites:

O Óleo de Patchouli é comumente utilizado em práticas como a massagem anticelulite e a luta contra a retenção de água. Basta esfregá-lo (quando combinado com um óleo transportador) suavemente em sua pele, onde você sofre de celulite.

10. Melhora o Humor:

Este é um dos principais Benefícios do Óleo de Patchouli. O cheiro verde e amadeirado deste óleo pode elevar seu humor, afastar a ansiedade, pensamentos de desespero, lembranças traumáticas e fadiga mental. O óleo é um antidepressivo eficaz e é amplamente utilizado na aromaterapia para ajudar as pessoas a superar um sentimento de perda e desespero.

O óleo precipita uma sedação leve, que muitas vezes é útil para aliviar a dor aguda e a tristeza. A difusão do óleo é suficiente para colher os efeitos de melhora do humor, porque quando os vapores são inalados, os agentes voláteis são absorvidos diretamente na corrente sanguínea através das membranas mucosas.

Eles podem estimular a produção de neurotransmissores serotonina e dopamina associados a sentimentos positivos. Coloque 4-5 gotas de Óleo de Patchouli em um difusor ou use 2 gotas cada de óleos de Patchouli e Limão .

11. Benefícios do Óleo de Patchouli Para Saúde Capilar:

O Óleo de Patchouli tem sido chamado de “ameaça tripla” para problemas do couro cabeludo, graças às suas propriedades adstringentes, anti-sépticas e fungicidas. Todos os três são excelentes para o tratamento de condições do couro cabeludo, como caspa, eczema e psoríase.

Se você estiver coçando a cabeça muito, literalmente, não figurativamente, também pode acelerar a cicatrização dessas pequenas feridas para prevenir a infecção enquanto acalma a inflamação . Também inibe o crescimento de fungos para tratar de problemas como tinea e ringworm.

O Óleo de Patchouli pode até mesmo tratar ou prevenir a perda de cabelo, devido à sua rica quantidade de propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas, que o torna benéfico para o tratamento de infecções do couro cabeludo que podem levar à perda de cabelo.

Uma das melhores maneiras de utilizar o Óleo de Patchouli para cuidar dos problemas do couro cabeludo é fazer um esfoliante no couro cabeludo. Combine 2 gotas de óleo essencial de patchouli com uma colher de chá de bicarbonato de sódio e um níquel para um quarto de xampu sem sulfato, dependendo do comprimento do seu cabelo.

Misture bem e, em seguida, aplique-o ao seu couro cabeludo, massageando-o suavemente, usando um movimento circular. Se você tem caspa, misture o Óleo de Patchouli com um óleo transportador, como óleo de oliva, coco ou amêndoa, e massageie suavemente no couro cabeludo. Deixe por pelo menos 30 minutos antes de enxaguar.

12. Previne Inflamações:

Este também é um dos principais Benefícios do Óleo de Patchouli. As propriedades anti-inflamatórias deste óleo são úteis na cicatrização de feridas, resolvendo reações alérgicas e aliviando o inchaço e o prurido associados a doenças da pele, como eczema e psoríase.

Mas o efeito anti-inflamatório não se restringe à pele. Pode reduzir a inflamação específica e geral no corpo também, como no caso da artrite e da síndrome do intestino irritável.

A inflamação crônica é agora considerada um grande risco para a saúde, uma vez que aumenta o risco de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. É por isso que a difusão de óleos essenciais anti-inflamatórios como o Patchouli pode contribuir para a saúde geral.

13. Benefícios do Óleo de Patchouli Contra o Envelhecimento:

Vimos como o Óleo de Patchouli pode prevenir infecções da pele e curar rapidamente ferimentos sem deixar cicatrizes. Também pode manter a pele suave e flexível, resistindo à formação de rugas finas.

Benefícios do Óleo de Patchouli

Misture algumas gotas de Óleo de Patchouli no seu óleo de massagem regular ou óleos transportadores, como o óleo de jojoba, para prevenir rugas e proteger contra os efeitos do envelhecimento.

É excelente para o cuidado do cabelo também. Esfregue 5-6 gotas de Óleo de Patchouli misturado com óleo de coco no couro cabeludo antes de lavar o cabelo. Isso ajuda a controlar queda prematura de cabelo e caspa.

Efeitos Colaterais e Contraindicações do Óleo de Patchouli

O Óleo de Patchouli é geralmente reconhecido como seguro para aplicação tópica (com óleo transportador) e para uso em difusores. O uso excessivo deve ser evitado, no entanto, uma vez que pode precipitar forte sedação, letargia e perda de apetite.

Tal como acontece com a maioria dos óleos essenciais, o uso de Óleo de Patchouli não é recomendado para mulheres grávidas ou amamentando. Se você estiver tomando medicamentos prescritos, consulte o seu médico sobre possíveis interações medicamentosas antes de usar o Óleo de Patchouli.

13.

13 Benefícios do Óleo de Patchouli: Usos e Efeitos Colaterais!
4.8 (95.07%) 211 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
Clarear os Dentes
Ele Aplicou Isto em Seus Dentes e Eles Ficaram Branquinhos!
DMCA.com Protection Status