Os Benefícios do Salak são muitos e variados. Perder Peso de forma saudável é o maior Benefício do Salak que a maioria dos consumidores da fruta almejam. O Salak é também conhecido como fruta-cobra devido à sua casca escamosa. É originário da Indonésia e cresce em conjuntos de dez a quinze frutos, na base de um tipo de palmeira. Tem uma dimensão e forma semelhantes às do figo.

beneficio do salak

A polpa do Salak é de um branco amarelado ou rosado e é firme. Dentro da polpa está um caroço grande, não comestível. O seu sabor é agridoce e semelhante ao do ananás. A textura é idêntica à de uma maçã e varia entre muito seca e quebradiça e humida e crocante.

No seu exterior é escamosa, de cor marrom-avermelhada, áspera e com uma espécie de “grampo”; no seu interior é bastante particular também, de sabor similar ao abacaxi, doce e um tanto amarga ao mesmo tempo, mas mais crocante.

Sua árvore é uma palmeira compacta de porte baixo, com até 5 metros de altura, que inicia a produção nos primeiros anos após o plantio. O tronco e ramos tem espinhos. Folhas: longas, com longos pecíolos. Flores: numerosas, masculinas e femininas são produzidas em plantas diferentes, em racemos pequenos.

Frutos: produzidos em cachos, tem de 2,5 a 7 cm de comprimento e 3 a 8 cm de diâmetro, com escamas salientes na casca de cor marrom-escura, brilhante e atrativa. Na parte interna, após remoção das escamas, há uma polpa translúcida, esbranquiçada e amarelada sucosa.

Valores Nutricionais do Salak:

Embora o sabor desta fruta seja semelhante ao do abacaxi e tenha um ar aos cítricos que você já conhece, sua textura e umidade particular te farão experimentar um mundo novo de sensações se você tem a oportunidade de experimentá-lo.

Além da sua aparência tão especial e seu sabor inovador, o Salak possui valores nutricionais benéficos para o seu organismo, contém taninos, flavonoides, vitamina C, cálcio e fósforo, entre outros. O que o torna um fruto muito completo. Veja Também os Benefícios do Salak Para Saúde:

Benefícios do Salak Para Saúde:

1. Benefícios do Salak Para Saúde Cardiovascular:

O Salak possui uma alta quantidade de potássio, que faz com que o coração saudável. Alta quantidade de antioxidantes e minerais manter a função de sistema cardiovascular adequadamente e ajuda na regulação da água no corpo.

2. Benefício do Salak na Perda de Peso:

Devido ao alto teor de fibras e teor de antioxidantes presentes nesta fruta, ela é muito procurada para dietas de controle de peso. Ele contém cálcio e carboidratos que fornecem energia e resistência necessárias para o corpo.

3. Ajuda a Fortalecer o Intestino:

Este esta entre os principais Benefícios do Salak. Sendo rico em fibras e vitaminas ajudam na calmante dores de estômago, movimentos intestinais irregulares, flatulência e outros problemas relacionados com a indigestão ou diarreia. Sua casca contém compostos que podem tratar diarreia rápido.

4. Benefícios do Salak Para o Reparo Celular:

O fósforo presente no Salak contribui para o processo de reparo e manutenção de várias células do corpo. Ele assegura que elas se desenvolvam apropriadamente e se mantenham ativas.

Essa contribuição provém principalmente do auxílio para criação de proteínas e do incentivo para que hormônios corretos reajam de acordo para estimular a atividade metabólica.

5. Benefício do Salak Contra Inflamações na Gengiva:

Os proantocianidinas, flavonoides presentes no Salak, têm atividade anti-inflamatória e podem efetivamente inibir a invasão de doenças da gengiva causadas por bactérias.

Esta afirmação vem de pesquisadores canadenses. Segundo eles, estes flavonoides presentes na fruta podem agir não só na prevenção de doenças da gengiva, mas podem ser utilizados para tratar doenças infecciosas da boca.

salak

6. Ajuda a Controlar o Diabetes:

A pele de desta fruta quando feitas em um chá ajuda na regeneração de células no pâncreas que controlam a diabetes. Ele também contém esferostilbite que é um agente de abaixamento de glicose no sangue que ajuda a controlar a diabetes.

7. Benefícios do Salak Para Saúde do Coração:

Este é mais um dos ricos Benefícios do Salak, por ser rico em flavonoides. Alguns estudos mostram que a ingestão de flavonoides está inversamente relacionada a doenças do coração. Eles podem inibir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade e, por conseguinte, reduzir o risco de desenvolvimento de aterosclerose.

Muitas pesquisas apontam que a causa pela qual a incidência de doenças cardíacas pode ser menor entre os franceses, pois eles estão entre os povos que mais consomem esta fruta.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition confirmou pesquisas anteriores sobre os Benefícios do Salak para a saúde cardiovascular. Os pesquisadores descobriram que a ingestão desta fruta pode reduzir a pressão arterial e ter efeitos significativamente benéficos no equilíbrio dos níveis de colesterol LDL e HDL.

8. Benefício do Salak Para Saúde Dental:

O cálcio presente no Salak é um elemento importante para manter os ossos da mandíbula saudáveis ​​e mantém os dentes no lugar. No entanto, o cálcio requer fósforo para o máximo benefício do fortalecimento ósseo.

Os dentes das crianças requerem cálcio e fósforo adequados para formar uma estrutura rígida no crescimento. O cálcio dá um osso de mandíbula saudável e protege contra qualquer quebra dentária.

Bactérias e tártaro não prosperam facilmente em boas condições de saúde bucal.

9. Ajuda a Favorecer a Saúde dos Olhos:

Este também é outro Benefício do Salak. O poderoso antioxidante beta-caroteno presente nesta fruta ajuda na cura de defeitos oculares como perto de visão. Uma parte regular de Salak em sua dieta pode ser um bom substituto de todos os remédios seguido para manter a boa saúde dos olhos.

Ela contém cerca de cinco vezes mais betacaroteno do que melancia e mangas.

10. Benefícios do Salak Para Eliminar Toxinas:

O fósforo presente nesta fruta desempenha um importante papel na saúde renal. Isso se deve à sua capacidade de assegurar a eliminação correta de toxinas dos rins através dos processos de urina e excreção.

Ao aumentar a quantidade e frequência de urina, o corpo é capaz de equilibrar seus níveis de ácido úrico, sais em excesso, água e até mesmo gordura, já que, de forma geral, 4% da composição da urina é gordura.

O fósforo contido no Salak incentiva o equilíbrio saudável de todos os fluidos e materiais que devem ser eliminados do corpo, ajudando, dessa forma, todos os sistemas a permanecerem saudáveis e livres de toxinas.

Veja no Vídeo Abaixo Outros Benefícios do Salak que Você Precisa Conhecer:

Veja Mais Benefícios do Salak Para Saúde:

  • Os flavonoides presentes no Salak também podem, segundo evidências preliminares, ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo em algumas áreas específicas do cérebro, melhorando o seu funcionamento, incluindo áreas que envolvem a função cognitiva.
  • O seu perfil rico em nutrientes que consiste em vitaminas e minerais vitais ajudam a manter as funções do corpo apropriadas.
  • Antioxidantes presentes na fruta ajudam no combate e prevenção de tumores cancerígenos.
  • O consumo regular de uma porção de Salak em sua dieta reduz o risco de formação de hemorroidas.
  • Salak é um fruto denso nutriente que ajuda a melhorar a saúde geral do corpo.
  • Estudos ligaram o consumo desta fruta não combate e prevenção de doenças como demência e Alzheimer.
  • Esta fruta também auxilia no processo de extração de energia ao estimular o processo de metabolismo de diferentes nutrientes.
  • A fruta também é chamado de “fruto da memória ‘. Por possuir alta quantidade de potássio e pectina melhora as funções cognitivas do corpo e melhora a memória.
  • Nutrientes presentes no Salak agem como um importante participante ou co-fator em várias reações químicas que tomam lugar no corpo.

beneficios do salak

Como Consumir o Salak:

A casca é fácil de retirar. Aperte a ponta do fruto e puxe-a para fora. O Salak come-se normalmente ao natural, mas também se pode acrescentar a saladas ou tartes.

Nos seus países de origem, o Salak é fermentado e transformado em vinho. Vinho esse, com teor alcoólico de aproximadamente 13%, semelhante ao do vinho feito a partir de uvas.

Como Cultivar o Salak:

​O gênero Salak compreende apenas 20 espécies, nativas da Malásia, Tailândia e Indonésia. É uma palmeira de tronco muito curto ou inexistentes, cujas folhas, com grandes espinhos, se estendem da base a até 6 metros de altura.

Germinação:

  • Mergulhe as sementes em água morna, e deixe-as descansando por 7 dias (troque a água diariamente para evitar o apodrecimento das sementes)
  • Use um vaso grande, de pelo menos 3 litros
  • Enterre as sementes aproximadamente o seu próprio tamanho (1 cm)
  • Matenha úmido e em local com aprox. 30˚C
  • Mistura ideal de solo: 50% perlita, 50% turfa ou fibra de coco
  • Germinação muito lenta: requer um mínimo de 2 a 4 meses para iniciar a germinação.
Os 20 Benefícios do Salak Para Saúde
4.8 (96.14%) 57 votes

Recomendados Para Você:

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.