Benefícios da Bétula – Propriedades e Para que Serve!
5 (100%) 10 votes

Os Benefícios da Bétula são de suma importância para saúde. No entanto, Prevenir e Combater a Insônia é um Benefício da Bétula que muitos procuram diariamente. A Bétula, de nome científico Bétulas pendula, é a denominação de um gênero de árvores da família das Betuláceas, a qual pertence também a aveleira. Natural da Ásia e Europa, a Bétula é uma árvore pequena ou de porte médio, com características de climas temperados do hemisfério norte, possuindo folhas alternas e simples, que podem ser lobadas ou dentadas, e o seu fruto é uma pequena sâmara.

Devido às suas propriedades, a planta, também popularmente conhecida como  vidoeiro, pode ser utilizada como planta medicinal. A Bétula é uma árvore cujo tronco é coberto por uma casca branco-prateado, que pode ser utilizada como planta medicinal devido as propriedades que possui.

beneficio da betula

As folhas dela podem ser utilizadas como remédio caseiro para uretrite, reumatismo e psoríase. A planta contém uma substância resinosa, a betulalbina, e um ácido aromático, o ácido betulábico. A bélula cresce em toda parte, contentando-se com solos áridos e se adapta a todos os climas.

A sua madeira é empregada em marcenaria e para calefação, mas produz pouco calor, por se tratar de madeira branca. Produz um carvão leve com que se fabricam lápis para desenho. Os ramos da planta servem para o fabrico de vassouras. Da casca se extrai resina que se utiliza em archotes.

Os lapões e os suecos comem a sua segunda casca que é nutritiva e também serve para fabricar uma cerveja caseira bastante agradável ao paladar.

Propriedades da Bétula:

As Bétulas apresentam uma série de propriedades medicinais, incluindo a sua ação antirreumática, depurativa, antisséptica, anticonvulsiva, diurética, cicatrizante, sudorífica, anti-seborreica, laxante, tônica, anti-inflamatória, antioxidante e estimulante digestiva.

Esta planta continua sendo estudada, pois há indícios de que a mesma também teria um potencial anticancerígeno. Dentre os constituintes da planta, estão os flavonoides (derivados da quercetina), taninos, óleo essencial e saponinas. Veja Também os Benefícios da Bétula Para Saúde:

Benefícios da Bétula Para Saúde:

1. Benefícios da Bétula Contra Infecções no Corpo:

As suas Folhas podem ser consumidas na forma de um chá para ajudar a estimular o sistema imunológico do corpo. As Folhas de Bétula contêm propriedades antivirais e antibacterianas que ajudam a proteger o corpo contra a infecção e também aceleram a recuperação de qualquer infecção que você possa ter.

||→ Leia Agora!  Os 15 Benefícios do Leite de Camelo Para Saúde

2. Benefício da Bétula Contra a Insônia:

Como muitos chás de ervas, o chá das Folhas de Bétulas podem ajudar a promover uma boa noite de sono se você beber um copo ou dois antes da hora da cama.

3. Combate Inflamações:

Este é um rico Benefício da Bétula. As suas folhas são antibacterianas e, em conjunto com as propriedades diuréticas, é eficiente para eliminar toxinas do organismo e purificar o sangue, aliviando infecções, inflamações e dores.

4. Benefícios da Bétula Para Melhorar a digestão:

Ela trata os problemas digestivos como arrotos, gases, vômitos, facilita a digestão. Algumas pessoas quando estão nervosas, ficam com dor de estômago, a Bétula ajuda a aliviar essas dores da indigestão associada à tensão nervosa. O efeito sedativo e ansiolítico da Bétula pode auxiliar, amenizando sintomas gástricos e facilitando a digestão.

5. Benefício da Bétula Contra Cólicas Menstruais:

As Bétulas possuem ação anti-espasmódica o que faz com que as cólicas diminuam muito nesse período, para as cólicas intestinais ela proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, e por isso ajuda a aliviar este problema.

betula

6. Melhora a Cicatrização de Feridas:

Este é mais um dos Benefícios da Bétula que não poderia ficar de fora. Esta planta costuma ser utilizada, ainda, para curar e aliviar queimaduras, contusões, feridas e eczemas. Durante o banho, ela pode auxiliar no tratamento de erupções cutâneas e na cicatrização de machucados.

7. Benefícios da Bétula Para Limpar o Sangue:

Além de ajudar a melhorar a saúde renal, as habilidades de desintoxicação das Folhas de Bétula podem ajudar a limpar o sangue. Regularmente beber chá das suas Folhas pode ajudar a eliminar toxinas e impurezas do suprimento de sangue.

||→ Leia Agora!  Os 18 Benefícios do Suco de Marmelo Para Saúde!

8. Benefício da Bétula Contra Dores de Cabeça:

Alguns estudos apontam que a Bétula ajudaria a reduzir a pressão arterial porque proporciona uma vasodilatação leve dos vasos sanguíneos periféricos fazendo com que as dores de cabeça diminuam.

9. Promove a Saúde Renal:

Esse sem dúvidas é um importante Benefício da Bétula. As suas folhas possuem ação diurética e, por isto, esta planta também entra na composição do chá diurético à base de plantas ou chá herbal para tratar os rins e bexiga.

10. Benefícios da Bétula Contra a Diarreia:

Beber alguns copos de chá feito com as Folhas de Bétula e a casca da Bétula pode ajudar a estimular seu sistema digestivo e melhorar a digestão geral. Devido à sua natureza anti-inflamatória, as suas são altamente eficaz para aliviar o distúrbio digestivo. O chá das Folhas de Bétulas podem ser usados para aliviar queixas digestivas comuns como cãibras, dor abdominal, inchaço e diarreia.

11. Combate o Colesterol Ruim:

Algumas pesquisas mostram que sua ação antioxidante ajudaria a diminuir os níveis do colesterol ruim, LDL prevenindo as doenças cardiovasculares.

12. Benefício da Bétula Contra o Reumatismo:

Ela é eficaz no alívio da dor e desconforto causado pelo reumatismo. Pode ser aplicada em compressas no local diariamente, ajudando a aliviar as dores e outros sofrimentos dolorosos.

Mais Benefícios da Bétula:

  • Devido às suas propriedades medicinais, a Bétula é indicada como complemento no tratamento de cólicas renais, uretrite, icterícia, edemas, cistite, dores musculares, psoríase, para prevenir cálculos urinários e renais, irritação da pele, reumatismo, gota, calvície e caspa.
  • Age como aspirina natural, reduzindo a dor e facilitando a respiração de quem tem tosse, porque contém uma substância chamada metil salicilato.
  • As bétulas possuiem cor verde intensa e aroma característico da planta. É empregado ainda no combate à sensação de aspereza da pele devido problemas como eczema e psoríase.
  • Tanto é que a planta vem sendo estudada ao longo dos anos – e existe chance de ela possuir um potencial anticancerígeno.
  • As bétulas costumam ser utilizadas, ainda, para curar e aliviar queimaduras, contusões, feridas e eczemas. No banho ela é capaz de tratar erupções cutâneas e ajudar no processo cicatrizante de machucados. Ainda no banho, a Bétula pode ser usada nos cabelos para combater a caspa. Tem utilidade também para o reumatismo, psoríase, limpeza de pele, acnes, congestão nasal e leucorreia.
  • Algumas das bétulas trazem recomendação de uso somente externo. E advertência para que o produto não seja aplicado em mucosas, olhos e feridas abertas.
||→ Leia Agora!  Os 12 Benefícios do Camarão Para Saúde

Como Usar a Bétula:

Para preparar o chá de Bétula leve ao fogo uma chaleira com um litro de água. Após levantar fervura, acrescente três colheres de chá desta planta. Quando estiver fervido, desligue o fogo, coe e adoce a gosto. A indicação de consumo deste chá é de duas a três xícaras ao dia, sempre antes das principais refeições.

Para usar no banho, basta realizar o mesmo procedimento, mas, quando desligar o fogo, deixe esfriar quase totalmente e enxague a região afetada.

Além de ser utilizada como chá, a planta também serve como ingrediente culinário: a partir de sua seiva, podem ser produzidos um vinagre medicinal, xarope doce e até mesmo cerveja. Também podem ser utilizados os talos secos da árvore para o preparo de farinha, e as suas folhas podem incrementar saladas.

Esta planta pode ser comprada em formato de óleo ou de planta seca, sendo encontrada em algumas lojas de produtos naturais.

beneficios da betula

Efeitos Colaterais da Bétula:

O uso da Bétula pode desencadear reações alérgicas e o contato com a resina que a árvore produz pode causar irritação em peles sensíveis. Neste caso, a recomendação é de suspensão imediata do uso da planta. A planta é contraindicada para mulheres grávidas e para pessoas com casos de doenças cardíacas, doenças renais e hemofílicos.

Lembre-se de sempre consultar um médico de sua confiança para ter a certeza de que determinado medicamento (inclusive o natural!) realmente pode ser utilizado no seu caso específico.