Cálcio – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência

Cálcio – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência que todos precisam conhecer. Além disso, O Cálcio desempenha um papel importantíssimo na manutenção dos nossos ossos e outros tecidos calcificados. Ele representa de 1 a 2% do nosso peso total. Mais que 99% do Cálcio corporal é encontrado em nossos ossos e dentes.

calcio

O 1% restante é encontrado no sangue, fluidos corpóreos, músculos, etc. Tem papel determinante na contração dos músculos, relaxamento e contração de artérias, transmissão nervosa, secreção hormonal, formação de colágeno, etc.

Para que o Cálcio seja absorvido de forma eficiente é importante que seja ingerido sem alimentos que contenham cafeína ou ferro, pois estes nutrientes impedem a fixação do Cálcio nos ossos. Os fitatos e oxalatos presente em muitos vegetais como o feijão ou o espinafre também impedem a absorção do Cálcio: daí a importância em ingerir alimentos ricos em Cálcio da forma mais variada possível.

O que é Cálcio:

O Cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, além de ser muito importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.

Por ser muito utilizado pelo organismo, é essencial que este mineral seja ingerido em quantidades adequadas, especialmente durante a infância, pois é nesta fase da vida que se formam os ossos e os dentes, que no futuro poderão funcionar como uma reserva de Cálcio em casos de deficiência.

Fontes de Cálcio:

Listamos abaixo, os principais alimentos fontes desse importante mineral:

  • Iogurte desnatado
  • Leite desnatado
  • Iogurte integral
  • Leite integral
  • Queijo cottage
  • Sardinha sem pele
  • Iogurte de soja
  • Caruru
  • espinafre
  • Tofu
  • Castanha-do-pará
  • feijão de soja cozido
  • Sorvete de creme
  • feijão cozido
  • Folhas de mostarda
  • Quiabo cozido
  • Ameixas secas
  • Brócolis cozidos

Agora que você já conhece as principais fontes desse mineral, confira também os Benefícios do Cálcio Para Saúde:

fontes de cálcio

Favorece a Saúde Óssea:

O Cálcio está envolvido no crescimento e na manutenção dos ossos, e juntamente com outros minerais essenciais, como a vitamina K e a vitamina D, é necessário para manter a densidade mineral óssea e para evitar ossos e fraturas fracos e quebradiços.

Facilita a Contração Muscular:

Este mineral ajuda na iniciação da contração muscular. Assim sendo, o mineral atua no ciclo “contração e relaxamento” que regula os batimentos cardíacos;

Regulariza os Batimentos Cardíacos:

Nosso coração é como uma “bomba de combustível” ele bomba o sangue para que ele circule por todo o nosso organismo. Este Mineral ajuda nessa contração muscular, ele ajuda nesse processo de contração e relaxamento que regula os batimentos cardíacos e faz o sangue circular.

Ajuda a Regular a Pressão Arterial:

Esse mineral está envolvido na regulação das funções cardíacas, devido ao seu papel na dilatação dos vasos sanguíneos e ao envio de sinais químicos nervosos do cérebro para o coração. E isso é importante para regular ritmos cardíacos, pressão sanguínea e circulação.

Combate Sinais e Sintomas da TPM:

O mineral também tem sido útil para aliviar os sintomas de TPM, incluindo inchaço, cólicas, dores de cabeça, sensibilidade mamária, dores musculares, fadiga e mau humor.

Os níveis desse mineral flutuam durante o ciclo menstrual, porque, à medida que os níveis de estrogênio aumentam, as concentrações do mineral caem. Portanto, o consumo desse mineral ajuda a equilibrar essa relação e a reduzir os sintomas dolorosos.

Ajuda a Limpar o Organismo:

O Cálcio ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, ele limpa o organismo deixando-o livre de células de gordura. De acordo com estudos, existe uma associação altamente significativa entre o consumo deste mineral e vitamina D e um menor risco de morte de pelo menos quinze tipos de câncer.

Destes, os estudos do câncer de cólon, reto, mama, gástrico, endometrial, renal e ovariano exibem uma relação inversa significativa entre a incidência de câncer e a ingestão oral de Cálcio.

Estudos experimentais mostraram que o mineral tem efeitos anticancerígenos devido à sua participação na regulação da proliferação celular, na diferenciação celular e na indução de morte celular (apoptose) em células cancerosas.

Ajuda a Combater a Osteoporose:

Quando há a deficiência deste mineral no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. A ingestão de Cálcio faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Combate a Diabetes:

A vitamina D e o Cálcio consumidos em conjunto podem apresentar benefícios na otimização do metabolismo da glicose e na prevenção da diabetes de acordo com estudos. Os dois juntos podem ter efeitos diretos sobre as células pancreáticas que controlam a secreção de insulina e, portanto, os níveis de açúcar no sangue.

Ele é um componente essencial dos processos celulares que ocorrem em tecidos sensíveis à insulina, como músculo esquelético e tecido adiposo.

Facilita a Coagulação Sanguínea:

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras proteínas , este mineral tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

Favorece a Saúde Dental:

O Cálcio é armazenado parcialmente nos dentes e é necessário para a saúde e manutenção dos dentes. Ele pode ajudar a defender contra a cárie dentária e tem sido correlacionado com o aumento da saúde dental por razões semelhantes que protege os ossos.

Qual é a Recomendação Diária de Cálcio?

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que a ingestão diária alcance os 1000 mg por dia para o adulto saudável. A suplementação deste mineral é aconselhada em casos especiais de carência ou doença e deve ser prescrita e orientada pelo médico endocrinologista, ortopedista ou nutricionista.

Sinais de Deficiência de Cálcio:

A redução do Cálcio intestinal absorvido faz com que a concentração deste mineral ionizado circulante diminua, provocando o aumento da síntese e libertação de paratormônio. Ele atua em 3 órgãos para restaurar a concentração normal de Cálcio circulante.

  • No rim, aumenta a reabsorção de Cálcio.
  • No intestino atua para aumentar a formação de vitamina D.
  • Nos ossos, induzindo a reabsorção de Cálcio e liberando-o na circulação.

Caso não haja a normalização do consumo deste mineral, a evolução deste quadro é a osteoporose.

benefícios do cálcio

Efeitos Colaterais Colaterais do Cálcio:

Aumento deste mineral por um período limitado de tempo normalmente não causa efeitos colaterais. No entanto, receber quantidades mais elevadas de Cálcio durante um longo período de tempo aumenta o risco de pedras nos rins em algumas pessoas. Aqueles que não recebem o Cálcio suficiente ao longo de um longo período de tempo podem desenvolver osteoporose (desbaste do tecido do osso e perda de densidade do osso ao longo do tempo). Outras doenças também são possíveis.

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