Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Cálculos Renais – o que é, causa e Tratamento Natural

Como este nome designa-se a precipitação ou cristalização de resíduo contido na urina, ou, em outras palavras, a formação de cristais (areias ou pedras) nos rins (cálculos renais, cálculos nefríticos, litíase renal, nefrolitíase). Conforme a situação e o tamanho do cálculo, a dor pode tornar-se insuportável, localizando-se na região lombar e irradiando-se para frente. Pode haver sangue na urina, quando esta apresenta-se rosada.

Causas:rins

Uma causa alimentar comum é a ingestão excessiva de cálcio e ácido oxálico. O excesso de proteína na dieta é outro fator de cálculo renal. Podem favorecer o aparecimento de cálculos: muita carne, pescado, queijo, chocolate, miúdos, figado, rins, vísceras, leite, iogurte, amendoim, legumes secos, feijão, grão-de-bico, lentilha. Muita proteína exige, no metabolismo, aumento de cálcio no sangue. Resultado: maior propensão a cálculos. Sabe também no sangue o ácido úrico e o fosforo. Uma dieta vegetariana, adequadamente balanceada, é, por esse motivo, muito benéfica na prevenção.

Sugestões Naturais:

Hortaliças: Agrião — O agrião tem sido usado, com bons efeitos, nas enfermidades dos rins, pois atua como tônica para esses órgãos, limpando-os das areias e das pedras. Tomar meia xícara de suco de agrião em jejum (diluído em água, meio a meio). O ardor na urina pode indicar a necessidade de diluir mais este suco e concentra-lo paulatinamente. Aliás, é recomendável começar com doses bem pequenas e bem diluídas, e aumentar aos poucos. Gestantes não podem empregar esta receita natural. Tomar uma ou 2 xícaras pequenas ao dia. Usar 1/3 ou 1/4 de água, a principio.

Abóbora– Fazer refeições em que predomine a abóbora. Exemplo: saladas cruas, legumes cozidos e abóbora.

Frutas:

Melancia e melão — Passar dois dias tomando suco de melancia de duas em duas horas, e dois dias com o suco de melão, também de duas em duas horas.calculos

Plantas:

Cavalinha, quebra-pedra, cabelo de milho e folha de abacateiro (misturados). Dose: de quatro a seis colheres, das de sopa, das plantas picadas para um litro de água, de 3 a 5 xícaras por dia.

Tomar, durante um dia inteiro, um copo grande de água de coco ou suco de melancia a cada 3 horas. Tomar, a partir das 6 h até as 18 h, uma colher, das de sopa, de azeite de oliva puro (utilizar a melhor marca possível), de 15 em 15 minutos – 4 colheres por hora, e 48 durante as 12 horas. No mesmo dia, por volta das 20 h , tomar um copo pequeno de chá digestivo composto de boldo, camomila e alecrim.

Importante: Consultar um médico, pois, conforme a localização e o tamanho do cálculo, seu deslocamento ao uso de chás ou tratamentos diuréticos poderá provocar enorme desconforto. Poderá ser necessário litotripsia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.