15 Sintomas de Câncer Colorretal Que Você Nunca Deve Ignorar!

O Câncer Colorretal é o terceiro câncer mais comum em todo o mundo, sendo responsável por 9% de todas as incidências de câncer e a quarta causa mais comum de morte. É um pouco mais comum nos homens.

Até recentemente, pensava-se que o Câncer Colorretal afetou principalmente pessoas com mais de 50 anos. No entanto, sabemos agora que a incidência de câncer está diminuindo em pessoas com mais de 50 anos, mas elas estão aumentando na população mais jovem.

Cancer colorretal

Como o câncer é frequentemente detectado na geração mais jovem somente após atingir um estágio avançado, o conhecimento sobre os Sintomas do Câncer Colorretal e os fatores de risco podem fazer toda a diferença.

Causas do Câncer Colorretal:

Os pesquisadores encontraram vários fatores que podem aumentar o risco do Câncer Colorretal de uma pessoa, mas ainda não está claro como esses fatores podem causar esse câncer.

Existem atualmente, alguns progressos na compreensão de como certas mutações no DNA podem fazer com que células normais se tornem cancerígenas. O DNA contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todas as células.

Normalmente, as pessoas se parecem com seus pais, porque eles são a fonte de seu DNA. Entretanto, o DNA também pode influenciar o risco de desenvolver certas doenças, como alguns tipos de câncer.

O Câncer Colorretal é silencioso na maioria dos casos, com câncer à espreita em qualquer lugar ao longo do comprimento de 1,5 a 2,5 metros do cólon ao reto. Não apresenta sintomas indicadores nos estágios iniciais. Isto é o que torna a detecção essencial.

Sintomas de Câncer Colorretal:

1. Mudança nos Hábitos Intestinais:

Você pode notar uma mudança nos hábitos intestinais, que podem durar mais do que algumas semanas. Você pode sentir que seu intestino não foi completamente esvaziado. Você pode tentar passar fezes várias vezes ao dia, mas é improvável que isso o liberte da sensação.

2. Mudança no Movimento do Intestino:

Pode evacuar fezes aquosas como com diarreia. Ou você pode ter dificuldade em passar as fezes como na constipação. Freqüentemente, episódios de diarreia e constipação podem se alternar.

3. Fezes Estreitas:

As fezes podem diminuir devido a bloqueios no cólon e no canal retal.

4. Sangue e Muco nas Fezes:

Se você não tem hemorróidas ou distúrbios intestinais irritáveis, a presença de sangue persistente nas fezes ou no vaso sanitário após uma evacuação exige um check-up.

Sangue vermelho brilhante pode indicar câncer no reto ou na última parte do cólon, enquanto fezes escuras ou pretas indicam um câncer maior no cólon. Também pode haver muco.

Alguma quantidade de muco nas fezes não é incomum. Mas uma quantidade persistentemente grande de muco nas fezes, juntamente com sangue ou alterações nos hábitos intestinais, indica uma infecção ou inflamação. Seu corpo produz muito muco para se curar.

5. Dor Abdominal, Distensão e Náusea:

Você pode experimentar obstrução intestinal, que causa dor, desconforto, inchaço, náusea e vômito depois de comer. Os sintomas podem estar presentes em cada refeição por algumas semanas.

Isso, por sua vez, reduz o apetite e a ingestão de alimentos, o que causa fraqueza, fadiga e perda de peso.

Sintomas de Câncer Colorretal Avançado:

Muitas pessoas com Câncer Colorretal Avançado não têm quaisquer sintomas nos estágios iniciais da doença. Quando os sintomas aparecem, eles podem variar, dependendo do tamanho e localização do câncer no seu intestino grosso. Os sintomas mais comuns são (1 a 4):

  • Uma mudança em seus hábitos intestinais, incluindo diarreia ou constipação
  • Fezes pastosas de cor escura
  • Fezes afiladas (em fita)
  • Sangramento retal ou sangue nas fezes
  • Desconforto abdominal persistente, como cólicas, gases ou dor
  • Sensação de que o seu intestino não esvazia completamente
  • Fraqueza ou fadiga
  • Perda de peso inexplicável
  • Náuseas e vômito
  • Sensação dolorida na região anal, com esforço ineficaz para evacuar.

Ao notar quaisquer Sintomas de Câncer Colorretal, tais como sangue nas fezes ou uma alteração persistente nos hábitos intestinais, marcar uma consulta com seu médico.

Complicações Possíveis do Câncer Colorretal:

As complicações ligadas diretamente ao câncer de cólon envolvem (1 a 4):

  • Obstrução do cólon
  • Recidiva da doença após tratamento
  • Disseminação do câncer para outros órgãos ou tecidos (metástase)
  • Desenvolvimento de um segundo câncer de cólon.

Outras complicações do câncer de cólon podem advir do procedimento cirúrgico de remoção do tumor. Dentre elas, podemos citar:

Infecções:

Hérnia intestinal Hemorragias, isquemia e necrose (por obstrução de artérias e vasos)
Perfuração intestinal.

Cancer colorretal tratamentos

Qual o Diagnóstico do Câncer Colorretal:

O diagnóstico do Câncer Colorretal é feito por meio da análise dos sintomas e de alguns exames. Os exames mais utilizados são a colonoscopia, sigmoidoscopia flexível, enema opaco com duplo contraste, colonoscopia virtual, exame de sangue oculto nas fezes, imunoquímico fecal e DNA das fezes.

Qual o Tratamento Câncer Colorretal:

Após o diagnóstico confirmado de Câncer Colorretal, é necessário iniciar o tratamento do problema. Quando atinge o cólon, a terapia inicial é normalmente cirúrgica para a retirada da parte do intestino que foi afetada, assim como os nódulos linfáticos.

Após a cirurgia, pode ser recomendada radioterapia ou radioterapia associada à quimioterapia. Esse procedimento é feito para diminuir as chances de retorno do tumor. Quando o câncer está localizado no reto, a cirurgia normalmente é feita após o tratamento com quimioterapia e radioterapia.

Como Prevenir o Câncer Colorretal:

Atualmente, a prevenção para evitar o Câncer Colorretal é baseada em fatores de risco modificáveis, como dieta e tabagismo, e campanhas de diagnóstico precoce entre a população acima dos 50 anos, ou abaixo dessa idade, se por história pessoal.

Ou parentes estão sendo expostos a um risco aumentado de desenvolver Câncer Colorretal.

Pesquisas médicas sugerem que dietas com baixo teor de gordura e com alto teor de fibras, frutas e vegetais podem reduzir o risco de desenvolver esse tipo de câncer.

Da mesma forma, é aconselhável não fumar e não beber álcool , pois seu consumo aumenta o risco de sofrer de pólipos precursores de câncer colo-retal.

Finalmente, é aconselhável realizar alguma atividade física e manter hábitos de vida saudáveis, pois a vida sedentária e a obesidade favorecem a retenção intestinal e o risco dessa doença.

Tratamento do Câncer Colorretal:

Uma vez confirmada a localização e o estágio de extensão, os Tratamentos de Câncer Colorretal mais comuns utilizados são:

Cirurgia:

A cirurgia geralmente é o tratamento principal se o tumor não puder mais ser completamente ressecado por uma simples colonoscopia.

É realizado sob anestesia geral e envolve a ressecação do segmento do cólon em que o tumor se encontra.

Cancer colorretal sintomas

A ressecação pode ser feita por meios convencionais ou pela cirurgia paparoscópica, produzindo danos mínimos no paciente e com maior tempo de pós-operatório.

Quimioterapia:

A quimioterapia pode ser aplicado como um adjunto de cirurgia, ou como tratamento único em estádios avançados para melhorar os sintomas e prolongar a sobrevivência do paciente.

Radioterapia:

A radiação não é sempre indicado, mas em alguns casos, utilizados para reduzir o tumor antes da cirurgia ou após a prevenção de recaídas.

Como tratamento paliativo, a radioterapia é eficaz no controle da dor e, nesses casos, é geralmente administrada isoladamente, sem quimioterapia.

O Tratamento Para Câncer Colorretal pode ser complementado com a administração de medicamentos seletivamente direcionados à célula tumoral, os chamados medicamentos-alvo e anticorpos monoclonais, mas sua indicação deve ser avaliada em cada caso específico.

15 Sintomas de Câncer Colorretal Que Você Nunca Deve Ignorar!
4.7 (94.89%) 235 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
Beba Isso Ás 8 da Manhã e Elimine Toda a Gordura da Barriga!
Beba Isso Ás 8 da Manhã e Elimine Toda a Gordura da Barriga!
DMCA.com Protection Status