Frutas

Carambola Benefício e Faz Mau a Saúde

Carambola é uma fruta nutritiva, mas ela pode fazer mal à saúde, sabia? O Luis Carlos Leite enviou uma mensagem perguntando se a fruta é tóxica no caso de problemas renais. A resposta é “sim” e o Universo Jatobá te explica agora todos os motivos e cuidados.

A fruta é rica em vitaminas A, B e C. Além de cálcio, ferro, fósforo e antioxidantes, ela também ajuda a combater a febre e estimula o apetite. Mas, a carambola possui toxinas que atuam no sistema nervoso e que podem trazer danos para a saúde dos portadores de problemas renais. Veja qual é a diferença: quando uma pessoa normal ingere a fruta, a neurotoxina é absorvida pela digestão, filtrada pelo rim e excretada, sem nenhuma irregularidade. Entretanto, quando a situação é com alguém que já tenha problemas renais ou que tenha predisposição para isso, a absorção não acontece e as toxinas passam para o sangue e podem levar à morte.

Os efeitos podem surgir de duas a 12 horas depois da ingestão da fruta e vão depender da quantidade consumida, da predisposição do organismo, da quantidade de oxalato presente na fruta e também, do tipo da carambola. A toxina induz, ainda, a formação de cristais de oxalato de cálcio nos rins, as famosas pedras.

É bom lembrar que quanto mais doce e madura, menor será a quantidade do componente tóxico. Os principais sintomas são: soluços, vômitos, fraqueza muscular, insônia, distúrbios de consciência, agitação e convulsão, podendo levar à morte.

A carambola é uma aliada dos agricultores. Muitos plantam ao redor de pomares, em pontos estratégicos, para combater as moscas, que não chegam perto da fruta, ou seja, ela é um inseticida natural.

Problemas renais e a alimentação

Os pacientes com problemas renais devem ter cuidado redobrado com a alimentação e sempre buscar seguir as dietas propostas pelos especialistas.

Os alimentos ricos em potássio podem levar à fraqueza muscular, arritmias e até paradas cardíacas. Portanto, é bom evitar feijão, batata, soja, mandioca, mandioquinha, ervilha, ameixa preta, castanhas, chicória, cogumelo, beterraba, couve, banana, laranja, caldo de cana e água de coco.

Origem da Carambola

O fruto da carambola é nativo da Península da Malásia e cultivada em muitas partes do sudeste da Ásia, ilhas do Pacífico e China. O gênero do fruto, averrhoa, pertence à família das oxalidáceas e inclui dois tipos da fruta: carambola e bilimbi (pepino árvore)

Estrutura da Carambola

O fruto da carambola tem cor verde ou amarelo, com superfície lisa e atraente, normalmente pesando cerca de 70/130 g. No interior, a polpa da carambola é crocante e suculenta e pode ser do tipo doce ou ácido, dependendo da quantidade de concentração de ácido oxálico.

Fruto da carambola pode conter de 2 a 5 minúsculas sementes comestíveis no centro de cada célula, em ângulo. O fruto, que é mais consumido ao natural ou como suco, é rico em vitaminas A e C, ferro e alto teor de fibras.

Benefícios da Carambola para saúde!

1# A carambola é uma fruta exótica de baixas calorias: 100g da fruta fornecem apenas 31 kcal, muito menos do que outras populares frutas tropicais. Além disso, tem uma lista impressionante de nutrientes essenciais, antioxidantes e vitaminas necessários para o bem-estar.carambola

2# A fruta, juntamente a casca cerosa da carambola fornece uma boa quantidade de fibra dietética, que ajudam a evitar a absorção do colesterol dietético de LDL no intestino. As fibras também ajudam a proteger a membrana mucosa do cólon da exposição a substâncias tóxicas, ligando-se a produtos químicos cancerígenos no cólon.

3# A carambola contém boas quantidades de vitamina C, um poderoso antioxidante natural. 100g da fruta fresca proporcionam 34,7mg ou 57% do nível diário de vitamina C. Em geral, o consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o organismo humano a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais, a limpar pró-inflamatórios e radicais livres.

4# Carambola é rica em flavonóides antioxidantes e fitonutrientes polifenólicos, a carambola contém os flavonóides quercetina e epicatequina, além de ácido gálico. O total de polifenóis no fruto é de 143mg por 100g. Esses compostos ajudam a proteger dos efeitos deletérios dos radicais livres e a repelí-los do corpo.

5# A carambola é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, como folatos, riboflavina e piridoxina – vitamina B6. Em conjunto, estas vitaminas trabalham como cofatores para as enzimas do metabolismo, bem como em diversas funções de síntese no interior do corpo.

6# O fruto da carambola também contém uma pequena quantidade de minerais e de eletrólitos, como potássio, fósforo, zinco e ferro. O potássio é um componente importante de fluidos celulares do corpo, ajudando a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial.

7# O fruto de carambola e seu suco são frequentemente recomendados por médicos, muitas vezes como diurético, para aumentar a produção de urina e expectorante para suprimir a tosse.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.