Carboidratos – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência que todos precisam conhecer. No entanto, os Carboidratos são um dos três grandes grupos de macronutrientes, assim como as proteínas e gorduras. Formados por moléculas de carbono, oxigênio e hidrogênio, os alimentos que possuem Carboidratos são conhecidos como energéticos. Após ingerir alimentos com Carboidratos, a glicose, principal fonte de energia das células, é liberada.

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Eles são constituídos principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio, mas podem possuir outros elementos como nitrogênio, fósforo e enxofre. Podem possuir ainda, grupos aldeídos, chamados de aldoses e grupos cetonas, chamados de cetoses.

O que são Carboidratos?

São as moléculas orgânicas mais numerosas do planeta Terra. É em um Carboidrato que o carbono inorgânico disponível na atmosfera é incorporado por meio da fotossíntese. Os seres fotossintetizantes, como as plantas, capturam CO2 e H2O e transformam em glicose, um Carboidrato que fornecerá energia para este ser.

A partir deste Carboidrato, o carbono estará disponível nas células vegetais para a construção de outras moléculas orgânicas, como proteínas e lipídios. Toneladas deles são construídos diariamente através da fotossíntese.

Principais Fontes de Carboidratos:

Os alimentos citados acima, são apenas alguns dos alimentos ricos em Carboidratos mas outros alimentos como o leite, iogurte, queijo, abóbora, beterraba, cenoura, maçã ou pera, por exemplo também têm Carboidratos, mas em menor quantidade. Outro alimento rico em Carboidrato é a farinha de mandioca, bastante utilizada para fazer a farofa. Agora que já conhece as suas fontes, conheça também os

Benefícios dos Carboidratos Para Saúde:

Ajuda a Melhorar da Digestão:

Frutas e vegetais são fonte de vitaminas e minerais. Além disso, esse tipo de Carboidrato é rico em fibras solúveis que evitam problemas digestivos e problemas de intestino preguiçoso.

Previne Doenças Cardiovasculares:

As pessoas normalmente costumam a pensar que esse tipo de ação do consumo moderado de Carboidratos sobre o organismo tem o efeito contrário, mas é outra noção bem errada, já que alimentos como os cereais integrais, aveia e verduras ricas nesse componente são capazes de eliminar o colesterol ruim do organismo, prevenindo doenças relacionadas ao coração.

Melhora o Bom Humor:

Os açúcares presentes nos Carboidratos podem afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de alegria e bem-estar. Não é por acaso que uma dieta restritiva de Carboidrato aumenta a irritabilidade e provoca mau-humor.

Controla de Peso:

O Carboidrato simples faz engordar, principalmente em doces e massas. Mas, existem Carboidratos de cadeia complexa que proporcionam sensação de saciedade, diminuição do apetite e faz o intestino funcionar por serem fontes de fibras.

Favorece a Saúde Cerebral:

Os Carboidratos também ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso, já que sua ausência no organismo pode causar mal-estar e também enxaquecas, tremores pelo corpo e fraqueza nos músculos. Além disso, os benefícios do Carboidrato também incluem uma atuação sobre o bom humor e bem-estar do indivíduo que o consome de forma controlada.

Diminui o Colesterol Ruim:

Uma dieta rica em cereais integrais, frutas e hortaliças previne o aumento do colesterol ruim (LDL) e contribui para evitar infartos e derrames. Por outro lado, um cardápio com baixa ingestão de Carboidrato, mas alto consumo de proteínas eleva os riscos de acúmulo de gordura na parede das artérias.

Combate os Sintomas da Menopausa:

A tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas que acontecem alguns dias antes da menstruação. Esses sinais abrangem alteração no humor, ansiedade, tristeza, irritabilidade, dificuldade de concentração, alterações no apetite e compulsão por doces. Estudos revelam que uma dieta rica em Carboidratos ajuda a reverter essas condições.

Favorece a Saúde Muscular:

Uma das funções das proteínas é ajudar no reparo de lesões nos nossos músculos. Sem os Carboidratos, nosso corpo irá consumir as proteínas e elas não poderão exercer suas funções de reparação muscular, deixando nossos músculos machucados e doloridos por mais tempo.

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Sinais de Deficiência de Carboidratos:

Um dos principais sintomas da Deficiência de Carboidratos é o mau funcionamento do nosso sistema imunológico, porque, devido a forma como isso afeta nossos músculos, eles não serão capazes de produzir as células imunes que têm a importante função de nos proteger de perigos exteriores.

Lembre-se de que os Carboidratos podem sim engordar e ser prejudiciais para a sua dieta. Mas isso não quer dizer que você deva se livrar completamente deles. Consumir-los numa quantidade moderada é muito benéfico para o seu organismo.

E se você está procurando ganhar massa muscular aliado à perda de peso, se livrar dos Carboidratos é uma péssima ideia, pois assim o seu corpo irá queimar as proteínas como fonte de energia, dificultando a fortalecimento dos seus músculos.

Se você está pensando em passar por uma dieta com um baixo nível, ou até mesmo livre de Carboidratos, consulte com um nutricionista para garantir que você não seja prejudicado pela deficiência dos alimentos ricos nesse nutriente.

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Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou Douglas Medrado. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.