Quer aprender a usar o Chá Verde Para Emagrecer? Se a resposta for sim, você está no lugar certo, pois agora vamos lhe mostrar os benefícios do Chá Verde, receitas e como Chá Verde pode te ajuda a perder peso.

O Chá Verde é preparado a partir da planta Camellia sinensis, a mesma que origina o chá preto e o chá branco, o Chá Verde tem suas folhas colocadas sob vapor e depois, secas, por isso contém propriedades diferentes.

chá verde benefícios

Desta forma previne-se oxidação dos ingredientes e preservam-se os nutrientes. Entre os derivados da erva, esse é o chá mais popular no Brasil e foi alvo de mais estudos do que seus “irmãos”.

Estima-se que a bebida corresponde entre 80 e 90% da produção de chá chinês, terra natal dessa planta, que hoje é cultivada em todo o mundo.

Há uma lenda na mitologia chinesa para o Chá Verde. No ano de 2737 a.C, o imperador Shen Nung costumava tomar água fervida para ter longevidade e uma vida mais saudável.

Em uma tarde, enquanto ele fervia sua água de sempre, algumas folhas voaram e caíram em seu pote. Ele experimentou e adorou o sabor, batizando esse chá de “bebida dos céus”. Para o paladar de hoje, porém, o gosto do chá é considerado amargo.

Benefícios do Chá Verde

O Chá Verde emagrece, porém, esse não é o único benefício que ele traz para a sua saúde. Veja abaixo as outras ações do chá:

Os aminoácidos presentes no Chá Verde também aumenta a concentração de ondas alfa no cérebro, o que deixa a pessoa mais relaxada. Os flavonoides do Chá Verde diminuem a ansiedade e o estresse.

O Chá Verde possui ação antioxidante que combate os radicais livres que estão presentes no organismo e a prevenção de doenças graves como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Auxilia diretamente no combate ao colesterol ruim, auxiliando na redução da absorção do colesterol dos alimentos e consequentemente no organismo.

O Chá Verde promove uma melhor digestão, estimula a flora intestinal e otimizando o seu sistema imunológico.

O Chá Verde Ajuda a Emagrecer?

O Chá Verde pode ajudar a reduzir a gordura visceral, de acordo com estudos voltados para os efeitos da ingestão regular do chá.

chá verde emagrece

A gordura visceral é perigosa para a saúde, e impede o emagrecimento. Ela causa inflamação e resistência à insulina, que aumentam as chances do organismo desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Essa gordura impede que você consiga a tão sonhada barriga chapada, e afeta a saúde de diversas formas.

Outro fator positivo para afirmar que o Chá Verde emagrece, é por ele ser um alimento termogênico, ou seja, estimula a queima de calorias por acelerar o metabolismo. Ele possui cafeína, que estimula o metabolismo e potencializa os efeitos dos exercícios físicos de forma natural.

Outro ponto positivo do Chá Verde é que ele ajuda a reduzir o apetite. Se você sente menos fome, consequentemente vai comer menos e consumir poucas calorias (dependendo do tipo de alimentação que você mantém). Por ajudar a estimular a saciedade, beneficia o consumo de alimentos de forma mais equilibrada.

Receitas de Chá Verde

Chá Verde com Gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher (chá) de Chá Verde em folhas
  • 1 colher (café) de gengibre ralado sem casca

emagrecer com chá verde

Como Fazer:

  • Disponha o gengibre na água e coloque para ferver, após o início da fervura esperar 3 minutos e adicionar as folhas de Chá Verde.
  • Desligue o fogo, coe a mistura e tome ainda quente.
  • Caso queira adocicar o chá, utilize xilitol ou estévia.

Chá Verde com Hortelã

Ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher (chá) de chá verde em folhas
  • 2 folhas de hortelã

Como Fazer:

Deixe a água ferver por 8 minutos, acione as folhas de chá verde e hortelã, coe e tome ainda quente.

Chá Verde com Limão

Ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher (chá) de Chá Verde em folhas
  • Suco de ½ limão

Como Fazer:

  • Adicionar as folhas de Chá Verde a água recém fervida, coar e esperar 10 minutos para esfriar.
  • Adicione o suco do limão e tome sem adição de açúcar.
  • Caso queira adocicar o chá, utilize Xilitol ou Estévia.

chá verde receita

Chá Verde em Cápsulas

Os benefícios do Chá Verde em cápsulas são iguais a todos os benefícios do Chá Verde e são uma excelente alternativa para quem não gosta do sabor amargo do Chá Verde. Basta ingerir 1 cápsula de Chá Verde, 3 vezes ao dia, 30 minutos após as refeições, porém estas quantidades podem variar com a marca do produto.

O Chá Verde pode ser encontrado na forma de folhas secas, saquinhos de chá triturado ou granulado, podendo ser consumido quente ou frio e pode-se comprar nos supermercados ou lojas de produtos naturais.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.