Scroll Top

Doenças e Tratamentos

Colesterol – O que é, Causas e Tratamentos Naturais

Colesterol é uma substância branca parecida com gordura ou cera. O colesterol não é encontrado somente na corrente sanguínea, mas está, na realidade, presente em todos os tecidos do corpo humano e no corpo de outros animais. Por isso, encontra-se em todos os alimentos de origem animal. Não está presente em plantas. O colesterol é essencial para a vida. Dentre outras coisas, funciona como uma bainha de isolamento de gordura ao redor das fibras do nervo; é componente estrutural das membranas externas das células e é usado como coração

O que Causas o Colesterol: Como o colesterol é sintetizado em tecidos animais, o consumo liberal de carne e outros produtos de origem animal pelo homem constitui, inegavelmente, o principal fator dietético responsável pelo aumento de colesterol no sangue. O aumento da aterosclerose vascular encontra-se associado á abundante ingestão de colesterol através de alimentos de origem animal.

Os vegetarianos logicamente encontram-se relativamente protegidos contra esse risco, a não ser que ingiram muita gema de ovo ou outros produtos ricos em gorduras saturada, como manteiga, leite, creme, queijo, frituras etc.

É consenso entre as instituições mundiais de saúde, privadas e governamentais, que a ingestão de colesterol precisa ser diminuída, a bem da prevenção das doenças cardíacas. Isso implica, necessariamente, a diminuição do consumo de produtos de origem animal, especialmente carnes gordas, gorduras sólidas(como margarina, manteiga e gordura de coco) e laticínios.

Tratamentos Naturais para Colesterol: 

Hortaliças: Tomar” água de alho”. Amassar 2 dentes de alho e deixa-los de molho em um copo de água durante 6 horas. Coar e tomar 3 vezes ao dia. Ou tomar  1 cápsula de óleo de alho, 2 vezes ao dia.

Berinjela: Tomar o suco diluído da berinjela, ou deixa-la de molho picada. Coar e tomar o líquido com suco de 3 limões para um litro de água (3 copo ao dia).

Cebola: Usar liberalmente a cebola na alimentação (menos frita).

Cenoura: Tomar um copo de suco da cenoura uma hora antes do almiço. Comer pelo menos uma cenoura crua ao dia, antes do almoço.

Frutas:

Limão: “Cura de limão”. Começa-se com um limão. 1 no primeiro dia, 2 no segundo dia, 3 no terceiro dia, e assim por diante, até 10; depois, diminuir a dose pela mesma escala até um limão. Assim, em 20 dias, faz-se a chamada “cura de limão”. Diluir os limões em água e tomar ao longo do dia.

Abacaxi, maçã e tangerina: Substituir uma refeição diária por abacaxi, exclusivamente, de preferência o desjejum, durante uma semana; na segunda semana, maçã, na terceira, tangerina. Na quarta, repete-se o procedimento da 1 semana. Assim, vai-se alternando sucessivamente.

Primeira semana: Chá de dente-de-leão e sete-sangrias misturados. Dose: três colheres, das de sopa, das plantas picadas para um litro de água, de 2 a 3 xícaras por dia, com suco de um limão.

Segunda semana: Chá de sete-sangrias e tanchagem. Dose: três colheres, das de sopa, das plantas picadas para um litro de água, de 2 a 3 xícaras por dia, com o suco de um limão.coração-coração

Terceira semana: Chá de chapéu-de-couro e sete-sangrias. Dose: três colheres, das de sopa,das plantas picadas para um litro de água, 3 xícaras por dia, com suco de um limão.

Quarta semana: Repetir a indicação da primeira semana e alternar sucessivamente, nessa sequencia, por uns três ou quatro meses.

Alimentação: Como já explicamos, cortar frituras, carnes gordas e outras fontes de gordura saturada. Preferir azeite de oliva extra-virgem e óleos vegetais prensados a frio. Fazer refeições exclusivas de frutas, particularmente maçã. Usar abundância de alimentos ricos em fibras, como hortaliças, aveia e cereais integrais. A aveia é especialmente indicada, pois a sua fibra ajuda a interromper o ciclo enter o-hepático dos sais bilares.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.