Dicas de Saúde

Como Manter o Colesterol sempre Baixo

Saiba como manter os níveis equilibrados para não colocar a saúde cardíaca em risco

O colesterol é um tipo de gordura importante para o funcionamento do organismo. Já que faz parte da composição das membranas celulares. Isso significa que, em sua ausência, a multiplicação das células, por exemplo, ficaria compromentida. E isso ocorre em todo o corpo, a gordura está presente no cérebro, músculos, pele, figado, intestinos e coração, assegurando as funções biológicas normais. “Como se não bastasse, ela também é imprescindível para a produção de vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares, que atuam na metabolização de gorduras”, destaca. Masa, apesar de todas essas vantagens e de ser imprescindível para a saúde, o colesterol pode ser danoso- dependendo do tipo. Isso porque, ainda que grande parte dele seja produzida pelo fígado, outra é oriunda da alimentação, muitas vezes carregada de alimentos ricos em gorduras, e de outros fatores como a genética e o sedentarismo.col1

Sem dúvidas!

Existem dois tipos de colesterol- o que apresenta benefícios á saúde e o que pode ser associado ao acúmulo de gordura na corrente sanguínea. Por isso, quando alguém fala “meu colesterol está alto”, significa que é necessário aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o ruim (LDL) do sangue. “O bom transporta o colesterol a entrar nas células e depositar-se. Em níveis controlados, essa ação seria benéfica para o organismo, porém, quando em excesso, torna-se um fator de risco para as doenças do coração.

E os triglicerídeos?

Muito confundido com o colesterol, os triglicerídeos são outro tipo de gordura. “Eles são importantes por servirem de reserva energética para momentos de alimentação insuficiente ou jejuns prolongados tanto pelo próprio organismo quanto adquiridos através dos hábitos alimentares. “É necessário evitar alimentos processados, carboidratos em excesso, massas, refrigerantes, álcool, sorvetes, doces e frituras, ou seja, alimentos ricos em gorduras e carboidratos”. Como a alteração nos níveis de triglicerídeos- assim como do colesterol– está associada ao depósito de gordura nos vasos e nas artérias, que aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, é importante fazer exames anuais para checar essas taxas e manter a saúde em dia. colesterol2

 

Como surge o excesso de LDL?

Genética: os genes têm influência em diversos aspectos da saúde e com o colesterol não seria diferentes. “Uma das formas específicas de colesterol alto hereditário é a hipercolesterolemia familiar, que leva com frequência ao aparecimento de doenças cardíacas”.

Sedentarismo: a prática regular de atividades físicas ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim e no aumento do bom. “Além disso, auxilia na diminuição da pressão arterial e do triglicérides”

Fumo: o hábitos reduz o HDL.

Estresse: afeta diretamente nos hábitos diários. “É comum aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, a ingestão de álcool e o fumo”.

Na medida certa

Os limites aceitáveis para:

.Triglicérides; Abaixo de 150mg/dl; . colesterol total desejáveis: menor que 200mg/dl; . colesterol LDL máximo: entre 130-159mg/dl; . colesterol HDL desejável: maior que 60mg/dl

No prato

Para manter a saúde em dia, é ideal traçar um plano alimentar que priorize alimentos leves e nutritivos. Por isso, preparou uma seleção de alimentos- que vão desde os melhores para o organismo até os que devem ser evitados- para manter os níveis de colesterol no sangue equilibrado.

Prefira! Alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes; grãos integrais; peixes e frangos magros grelhados, cozidos ou ao vapor; leite e iogurte desnatados.

Com moderação. Pão refinado e massas; carnes bovina magras, carne de porco e frutos do mar; óleos vegetais, molhos prontos, como maionese e doces.

Evite! Carnes gordurosas; embutidos como presunto, mortadela e salsicha; queijos amarelos; frituras; pães e bolos elaborados com gorduras saturadas.

 

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