0000Saber Como Tirar a Cera do Ouvido em Casa pode ser muito importante pois a cera pode ser um problema, caso esteja dificultando a audição. Além do que, a Cera do Ouvido é uma substância presente no ouvido interno.

Tem o objetivo de proteger o ar do microrganismo e de diferentes organismos perigosos, além de lubrificar o canal auditivo e o ouvido. Infelizmente, com bastante frequência, essa substância pode se acumular em quantidades maiores e resultar em irritação, coceira, tontura e dor em um único ou em cada ouvido.

Como Tirar a Cera do Ouvido

Alguns imaginam que isso ocorre por causa da utilização de cotonetes para lavar as orelhas, ou seja, eles empurram a Cera do Ouvido mais profundamente no canal do ouvido. Além disso, os indivíduos que costumam colocar fones de ouvido e tampões de ouvido têm maior risco de depósitos de Cera do Ouvido.

Cera do Ouvido Pode Causar Perda Auditiva?

A perda auditiva pode ter várias causas. A causa de mais fácil tratamento é o excesso de Cera do Ouvido, que acaba bloqueando o som. A cera em excesso dentro do ouvido pode afetar pessoas de todas as idades.

Como a cera se acumula no canal do ouvido, fica mais difícil as ondas sonoras alcançarem a cóclea. A perda auditiva ocorre gradualmente com o passar do tempo por causa deste acúmulo e pode até passar despercebida por longos períodos.

Mesmo que a Cera do Ouvido seja removida e o som entrar com mais facilidade, a sensação de zumbido poderá aumentar até o período de adaptação. Um médico pode irar a Cera do Ouvido usando um tipo de óleo para soltar o acúmulo e a amolecendo, escavando e aspirando a Cera do Ouvido amolecida.

Como Tirar a Cera do Ouvido em Casa

Como precaução, evite limpar os ouvidos com cotonetes e opte por alguns dos métodos apresentados abaixo, para Tirar a Cera do Ouvido em Casa:

Tirar a Cera do Ouvido

Solução Salina:

Dissolva uma colher de chá de sal em um copo de água e, em seguida, mergulhe uma bola de algodão na solução e derrube várias gotas na orelha e incline a cabeça para um lado.

Mantenha essa posição por um tempo até sentir o líquido entrar no canal auditivo. Em seguida, mova a cabeça para a direção oposta e limpe o líquido com um lenço ou um guardanapo.

Vinagre e Álcool:

Misture quantidades iguais de vinagre e álcool e mergulhe uma bola de algodão nela e derrube várias gotas em cada orelha.

Azeite:

Coloque 3 gotas de azeite no ouvido entupido, antes de dormir, e durma do outro lado. Repita este procedimento por 4 noites seguidas.

Glicerina:

Uma ótima dica de Como Tirar a Cera do Ouvido em Casa é que você coloque 4 gotas de glicerina em cada orelha, 3 vezes por dia.

Peróxido de Hidrogênio:

Misture quantidades iguais de água e peróxido de 3% e, em seguida, deixe cair várias gotas no ouvido entupido e agite a cabeça suavemente. Aguarde alguns minutos e depois incline a cabeça para o lado oposto para que o líquido seja drenado.

Óleo de Parafina:

Aqueça 3 colheres de sopa sobre uma chama de vela e, em seguida, solte várias gotas no ouvido afetado e deite-se por alguns minutos. Em seguida, lave a cera restante com água morna. Repita o procedimento 3 dias seguidos para efeitos ótimos.

Como Tirar a Cera do Ouvido em Casa

Quando as Orelhas Devem ser Limpas

Em circunstâncias ideais, os canais auditivos nunca devem ser limpos. No entanto, isso nem sempre é o caso. As orelhas devem ser limpas quando se acumular cerume suficiente para causar sintomas ou para evitar uma avaliação necessária do ouvido pelo seu médico. Essa condição pode causar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Dor de ouvido, plenitude no ouvido ou sensação de que o ouvido está entupido
  • Perda auditiva parcial, que pode ser progressiva
  • Zumbido, zumbidos ou ruídos no ouvido
  • Coceira, odor ou corrimento
  • Tosse

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.