tratamento

Como Trata Varizes no Útero e Quais Sintomas

Um problema pouco conhecido, mas com muitos casos entre as mulheres é o de varizes no útero ou varizes pélvicas como também são conhecidas. Essas varizes são veias dilatadas que aparecem na região do útero, ovários e trompas, mais conhecido com o nome popular de varicocele, que também podem ocorrer com os homens atingindo as veias dos testículos. As varizes no útero costumar surgir em mulheres acima de 30 anos de idade, normalmente após a segunda gestação e com sintomas parecidos com de outros problemas ginecológicos, por isso pode ser mais demorado para se ter o diagnóstico correto.

Os sintomas comuns da varicocele ou varizes no útero são:

  • Dor ou incômodo durante o ato sexual
  • Dores fortes abdominais parecidos com cólicas
  • Incontinência Urinariautero

O aumento do fluxo de sangue e sensação de peso na região pélvica são também sinais de varizes no útero, mas nem sempre o corpo alerta que algo esta errado, ocorrendo em alguns casos sem apresentar sintoma algum ou sentir sintomas parecidos com a da endometriose.

Como Detectar e o que Causa as Varizes no Útero?

Estudos informam que a causa das varizes no útero são devido à dilatação de veias ováricas, por isso ocorrem em grande parte em mulheres que já passaram por mais de uma gestação. Quem fará o diagnóstico ou encaminhará para os exames que conseguirão confirmar, será o ginecologista. Normalmente os exames solicitados para confirmação são tomografia abdominal, ultrassom transvaginal, flebografia e na angiorressonância. Existem casos de mulheres que não sofrem com sintoma algum e descobrem acidentalmente em exames de rotina ou ate mesmo em uma cirurgia abdominal.

Diagnóstico e tratamento

Muitas vezes, a doença é descoberta acidentalmente, durante uma ultrassonografia de rotina ou uma cirurgia abdominal. Entretanto, quando os sintomas são mais evidentes, o diagnóstico é simples, feito por ultrassom transvaginal ou por um exame chamado flebografia, que consiste na injeção de contraste para radiografar o sistema venoso. utero-utero
O tratamento pode ser feito de duas maneiras. Uma delas é igual ao realizado para as varizes das pernas, onde é utilizada a medicação fototônica. Já nos casos mais graves, recomenda-se a embolização ou escleroterapia endovascular, que são métodos cirúrgicos que visam à remoção de todo o bloco varicoso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.