Cúrcuma – O que é, Para que Serve, Benefícios e Como Tomar!

Cúrcuma – O que é, Para que Serve, Benefícios e Como Tomar de forma correta para que não possa prejudicar sua saúde. Além disso, Cúrcuma (Cúrcuma Longa) é extensivamente cultivada nos trópicos e a raiz é amplamente utilizada na culinária. A Cúrcuma tem uma cor profunda, laranja-dourado e parece semelhante ao gengibre.

Geralmente é cozida, seca ao sol e depois moída em pó. Tem um sabor apimentado e quente e uma fragrância suave.

CúrcumaCúrcuma é o ingrediente principal em pó de caril e pode ser usado como um agente de coloração. Ela tem sido usada tanto em culinária e coloração. Cúrcuma também desempenhou um papel importante nas culturas orientais tradicionais e medicina ayurvédica.

Grande parte de sua popularidade recém-descoberta se deve a suas propriedades terapêuticas.

Cúrcuma O que é?

A Cúrcuma é uma especiaria popular semelhante ao gengibre, conhecida por sua cor amarela brilhante e uso em curry em pó e mostardas. Também chamado de “açafrão indiano”, a planta cresce em toda a Índia, em outras áreas da Ásia e da América Central.

Cúrcuma sabores uma variedade de pratos, é um componente vital de certos rituais religiosos e tem sido usado para fins medicinais por quase 4.000 anos.

“Há muitos estudos atualmente sendo feitos, mas já há boas evidências de que a Cúrcuma pode ajudar a controlar a dor no joelho e reduzir a probabilidade de um ataque cardíaco após a cirurgia de revascularização.

Cúrcuma é uma das muitas plantas utilizadas em na medicina natural, de acordo com o National Institutes of Health. A Cúrcuma É usada para tratar problemas como problemas respiratórios, reumatismo, fadiga e dor.o que é curcuma“Há uma distinção que é muito importante fazer entre a Cúrcuma, que é a planta e o tempero, e o que as pessoas freqüentemente estudam, que é a curcumina, que é o constituinte ativo proposto na Cúrcuma.

“E mesmo a curcumina, como geralmente é vendida ou pesquisada, não é um composto único. Geralmente é uma coleção de três ou quatro compostos que são chamados curcuminóides, coletivamente”.

A quantidade exata varia, mas a raiz de açafrão contém até 5% desses curcuminóides, segundo o National Institutes of Health.

Propriedades da Cúrcuma:

Dizem-nos frequentemente que os alimentos vegetais coloridos são bons para a nossa saúde devido às suas propriedades fitoquímicas (pigmentos vegetais) e Cúrcuma não é diferente. Tem uma gama de benefícios de promoção da saúde devido à curcumina, o pigmento amarelo.

Como várias doenças metabólicas e distúrbios degenerativos relacionados à idade estão intimamente associados com processos oxidativos no corpo, o uso de ervas e especiarias como fonte de antioxidantes para combater a oxidação merece mais atenção.

Cúrcuma Para que Seve?

As principais Propriedades da Cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva e, por isso, esta planta tem vários benefícios para o corpo, como:

✅ Melhorar a digestão;
✅ Ajudar na perda de peso;
✅ Combater resfriados e gripes;
✅ Evitar crises de asma;
✅ Desintoxicar o fígado;
✅ Regular a flora intestinal;
✅ Eliminar vermes intestinais;
✅ Tratar problemas no fígado;
✅ Estimular o sistema imune;

Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase. Além disso, a Cúrcuma pode ser utilizada para diminuir os níveis de colesterol no sangue, inibir a formação de coágulos e aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

curcuma

O princípio ativo da Cúrcuma é a curcumina, que vem sendo estudada para ser usada em forma de gel ou pomada para tratar feridas na pele, como queimaduras, porque tem apresentado ótimos resultados nos estudos científicos.

Como Tomar a Cúrcuma?

Utilizando a Raiz:

A Cúrcuma pode ser encontrada na raiz da planta Cúrcuma Longa. É possível comer esse parente próximo do gengibre na forma fresca, embora ela tenha um gosto amargo.

  • Recomenda-se consumir entre 1,5 e 3 g dessa raiz por dia.

Use Sua Tintura:

Todos os benefícios da Cúrcuma estão reunidos nela.

  • É possível adicionar de 2 a 3 gotas de tintura de açafrão-da-terra na água, em chás, sopas ou em qualquer outro líquido que você tome no dia a dia com facilidade.
  • É possível comprar a tintura de Cúrcuma na maioria das lojas de produtos naturais ou no setor de temperos de um supermercado local.

Benefícios da Cúrcuma:

É importante notar que a quantidade de curcumina na Cúrcuma que compramos pode variar, dependendo da espécie, condições de cultivo, colheita, etc. A maioria dos estudos usa extratos de Cúrcuma que contêm principalmente curcumina, com doses geralmente superiores a 1 grama por dia.

Seria muito difícil atingir esses níveis usando apenas o tempero de Cúrcuma na culinária, embora seja claramente uma adição bem-vinda à dieta.

Além de fornecer antioxidantes e outras propriedades, ervas e temperos podem ser usados ​​em receitas para substituir parcialmente ou totalmente sal, açúcar e gordura saturada adicionada, por exemplo, marinadas e molhos, pratos fritos, guisados, sopas, caril e Mediterrâneo estilo de cozinhar. Veja Alguns Benefícios da Cúrcuma Para Sua Saúde:

Combate Azia

Cúrcuma atua como um tônico estomacal que estimula as secreções do suco gástrico e pancreático, facilitando assim a digestão. No entanto, é recomendado para aqueles que sofrem de dispepsia, digestão lenta, gastrite crônica ou falta de apetite. A dose recomendada é de 500 mg de pó, 4 vezes por dia, embora também possa preencher cápsulas vazias.

Ajuda a Liberar Gases

Sendo carminativo, açafrão ajuda a expelir o gás do intestino. Também serve para aliviar a cólica, graças a componentes como o eugenol. Sabe-se que esta especiaria é boa para quem sofre de atonia estomacal, flatulência e dispepsia ácida.

Alivia a Artrite

Cúrcuma pacientes que sofrem de artrite reumatóide , bem como aqueles que sofrem de síndrome do túnel do carpo, podem tirar proveito das propriedades anti-inflamatórias da Cúrcuma.

Protege o Coração

Seus componentes ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicérides. Além de comer uma dieta mais saudável, comer mais frutas e deixar de fora os fritos e gorduras, os médicos aconselham tempero com açafrão para prevenir problemas cardiovasculares e doenças, como ataques cardíacos.

curcuma para que serve

É Antimicrobiano

A pesquisa diz que esta especiaria oferece seus ingredientes ativos que ajudam a eliminar micróbios, evitando que as feridas se infectem, por exemplo. É excelente para o tratamento de salmonelas devido à sua atividade antifúngica e sua capacidade de eliminar as bactérias gram-positivas.

Melhora o Sistema Imune

Açafrão é um grande aliado do sistema imunológico. Esta especiaria tem uma capacidade imbatível como imunomodulador. Acrescente-o em momentos de estresse , no inverno e nos estágios de teste evita defesas e doenças (especialmente gripe).

A Cúrcuma Pode Ser Usada Como Antidepressivo?

Esta é uma das aplicações mais conhecidas da Cúrcuma na medicina tradicional chinesa há gerações. Esta planta / especiaria é usada para tratar depressão e distúrbios relacionados à tristeza ou infelicidade.

Estudos (incluindo a um publicado por uma equipe de pesquisadores do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Governo, Bhavnagar, na revista Fitoterapia Research ) atual revelam que consumir extrato de Cúrcuma ou açafrão em pó serve para estimular o sistema nervoso, mas Também tem efeitos no sistema imunológico e no humor.

Portanto, reduz os níveis de estresse e provoca um aumento na produção de serotonina. Pode ser usado em pacientes com depressão (emocional ou sazonal) e outros distúrbios semelhantes.

beneficios da curcuma

Dicas e Truques:

  • Você tem que comprá-lo em pequena quantidade e mantê-lo coberto e em local seco.
  • Se for moído ou ralado, faça isso antes de usá-lo.
  • Usado em peixe cru ou farinha de massa intensifica cor e melhora o sabor. Também pode ser usado para marinar.
  • Em um molho frio de maionese, iogurte ou vinagrete, dá sabor e cor.
  • É ideal com legumes, como lentilhas vermelhas e grão de bico, e com legumes.
  • Em pratos de massa ou cuscuz podem ser adicionados no cozimento ou molho.
  • Tofu, seja em recheios, refogados ou em espetos, ganha sabor com açafrão.
  • Nozes e frutas, como maçãs, mangas e frutas cítricas, combinam bem com esta especiaria.
  • Pode ser misturado na farinha para fazer massa de pão, pizza …
  • Com leite de coco ou cereais e curry curry delicioso molhos são feitos.

Como Fazer – Chá de Cúrcuma:

cha de curcuma

Receita:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de canela
  • pitada de cravo
  • Pitada de noz-moscada
  • gengibre fresco tsp (opcional)
  • pitada de pimenta preta moída *
  • Tanto açafrão quanto você pode segurar! Comece com uma colher de chá e suba a partir
  • daí.
  • 1-2 xícaras de água
  • Mel cru para adoçar
  • Sub leite de escolha (eu fui com leite de coco fresco, mas amêndoa e cânhamo seria ambos deliciosos)

Faça Como Quiser:

Método de Fogão Lento e Estável:
  • Simmer ervas e água juntos por 10 minutos.
  • Coe e adicione mel e leite.
Método de Liquidificador Rápido e Furioso:
  • Ferva a água na sua chaleira e adicione ao liquidificador (um liquidificador com aumento de velocidade gradual reduzirá a pressão provável do vapor de água fervida que explode no seu liquidificador).
  • Adicione as especiarias e misture até ficar homogêneo e unificado.
  • Coe o chá e adicione leite e mel.

Receita de Tônico de Chá de Cúrcuma:

Ingredientes:

  • 1 ½ xícaras de água quente
  • ½ colher de chá de até 1 colher de chá de açafrão em pó seco (trabalhe bem!) Ou 1
  • polegada de raiz de açafrão fresca, descascada e picada
  • ½ colher de chá de sementes de cardamomo
  • ½ colher de chá de cravo inteiro ou ¼ colher de chá moído
  • pitada de pimenta de caiena
  • pitada de pimenta preta (opcional)
  • 1 colher de sopa de bagas de Goji
  • 2 colheres de sopa de sementes de cânhamo
  • 1 colher de sopa de ghee ou óleo de coco
  • 1 colher de sopa de mel ou a gosto

Faça Como Quiser:

Método do Liquidificador:
  • Coloque todos os ingredientes em seu liquidificador de ventilação de alta velocidade e
  • misture até ficar homogêneo.
  • Despeje através de uma peneira de malha fina e aproveite.
Fogão Método Top:
  • Coloque água, açafrão, sementes de cardamomo, cravo, pimenta caiena e bagas de goji em uma panela e cozinhe por 20 minutos.
  • Coe o líquido e deixe esfriar, depois misture com sementes de cânhamo, ghee e mel.
  • Você pode escolher colocar isso de volta no fogão para aquecer até a temperatura desejada.

Efeitos Colaterais da Cúrcuma:

A Cúrcuma e a curcumina, seu principal ingrediente ativo, geralmente são considerados seguros e sem efeitos colaterais graves. No entanto, algumas pessoas podem ter efeitos colaterais quando tomam suplementos em grandes doses. Alguns dos possíveis efeitos colaterais são os seguintes:

Aumenta o Risco de Pedra nos Rins:

A Cúrcuma contém cerca de 2% de oxalato. Em altas doses, isso pode contribuir para cálculos renais (pedra nos rins) em indivíduos predispostos.

Impurezas:

Infelizmente, nem todos os pós comerciais de Cúrcuma são puros. Alguns são adulterados com ingredientes mais baratos e potencialmente tóxicos não listados no rótulo.

Cúrcuma – O que é, Para que Serve, Benefícios e Como Tomar!
4.8 (95.6%) 1246 votes

Recomendados Para Você:

Leia Mais
Perder Peso sem Exercícios
Dicas Simples Para Perder Peso sem Exercícios (Passo a Passo)
DMCA.com Protection Status