Os Sintomas de Deficiência de Cálcio são fáceis de serem detectados. No entanto, essas Deficiência de Cálcio devem ser corrigidas rapidamente. Quando você pensa sobre a importância deste mineral, você provavelmente pensa em seus dentes e ossos, e enquanto o mineral é essencial para a saúde dental e óssea.

Ele também desempenha um papel no peso corporal, saúde do coração, funcionamento muscular, hormônios, pressão arterial, prevenção do câncer de próstata e muito mais. Quando o nosso sangue está muito baixo em Cálcio, seja devido a uma dieta pobre ou uma deficiência relacionada a uma doença, os ossos liberam Cálcio, e é por isso que tantos sintomas de deficiência estão relacionados a ossos frágeis ou moles, como problemas dentários e osteoporose.

Deficiência de Cálcio

Os Sintomas de Deficiência de Cálcio podem variar significativamente, variando de nenhum sintoma a leve ou mesmo grave e com risco de vida. Mesmo que seus sintomas sejam inexistentes, você pode ter um problema, pois possíveis disfunções podem ocorrer sem a sua consciência.

Este mineral é indiscutivelmente o nutriente mais importante do corpo, com mais de 99% armazenado nos ossos e dentes, apoiando a função e estrutura esquelética. O Cálcio restante é usado para outras funções necessárias, como a contração de músculos e vasos sanguíneos, e para enviar uma mensagem através do sistema nervoso.

Embora existam muitos fatores diferentes que podem resultar em uma deficiência de Cálcio, três dos mais comuns, além da desnutrição / má alimentação, incluem:

Alterações Hormonais:

Quando ocorrem alterações hormonais, como o declínio natural do estrogênio durante a menopausa, resulta em uma perda mais rápida da densidade óssea.

As mulheres que estão na pós-menopausa têm apenas cerca de um décimo dos níveis de estrogênio naqueles que estão na pré-menopausa. Quanto menor o nível de estrogênio que você tem, mais seus ossos são incapazes de absorver o Cálcio que seu corpo precisa.

Deficiência de Vitamina D:

Uma deficiência pode levar a outra, uma vez que a vitamina D é importante, pois serve para transmitir uma mensagem aos intestinos para aumentar a absorção de Cálcio e em até 80%. Quando você não obtém vitamina D suficiente, isso pode estar afetando o nível de Cálcio na corrente sanguínea também.

A única maneira de saber com certeza é fazer um teste para determinar quais são seus níveis de vitamina D. Idealmente, devem ser 60 a 80 nanogramas por mL quando se toma o teste de sangue de 25-hidroxivitamina D, o mais preciso disponível hoje.

Envelhecimento:

Não há muito que possamos fazer em relação ao envelhecimento, como acontece com todos nós, e é um dos fatores que contribuem para baixos níveis de Cálcio.

Enquanto bebês e crianças absorvem cerca de 60% do Cálcio que consomem, da idade adulta em diante, essa porcentagem diminui até que, eventualmente, é de apenas 15 a 20%. Não é fácil obter o Cálcio de que necessita através dos alimentos que ingere quando o seu organismo absorve apenas uma parte dele através da sua dieta.

Se você notar esses Sintomas de Deficiência de Cálcio, converse com um profissional de saúde. Enquanto um ou dois por conta própria pode não ter nada a ver com Cálcio, se você notar mais do que alguns, provavelmente é hora de fazer algo sobre isso. Nós lhe diremos como consertar para que você possa evitar uma condição mais séria depois. Então, confira agora os Sintomas de Deficiência de Cálcio:

Sintomas de Deficiência de Cálcio:

1. Ossos Quebrados:

Este é um dos Sintomas de Deficiência de Cálcio mais comuns. Se seus ossos se partem depois de um pequeno contratempo, isso pode ser um sinal de que seus ossos estão fracos devido à Deficiência de Cálcio. Seus ossos atingem o pico de massa óssea quando você tem 30 anos e, depois disso, eles continuam a perder Cálcio e densidade, porque não podem ser simplesmente reabastecidos.

Você tem que ter o mineral suficiente em sua corrente sanguínea para fazer seu corpo usar suas reservas deste mineral, em vez de acionar os ossos para liberá-lo. É por isso que ossos quebrados são tão comuns em mulheres pós-menopausadas.

2. Pressão Alta:

Embora a hipertensão arterial, ou hipertensão, pode ser causada por muitas coisas diferentes, a pesquisa científica descobriu que, se você obter a quantidade recomendada deste mineral, você diminuirá seu risco de desenvolver pressão alta.

Portanto, se você tem pressão alta, este pode ser um dos Sintomas de Deficiência de Cálcio, alguns estudos descobriram que obter o consumo recomendado deste mineral pode reduzir o risco de desenvolver pressão alta.

3. Excesso de Peso:

Este é outro dos muitos Sintomas de Deficiência de Cálcio que é confundido com outras condições de saúde. Estudos descobriram que quando seus níveis de Cálcio são altos, isso pode ajudá-lo a manter um peso normal ou ajudar na perda de peso.

Sintomas de Deficiência de Cálcio

4. Cãibras Musculares:

Sem sombra de dúvidas este também é um dos principais Sintomas de Deficiência de Cálcio. A cãibra muscular ocasional provavelmente não é um motivo para alarme, mas se isso acontece com freqüência, há uma boa chance de você ter uma Deficiência de Cálcio e pode ser grave neste momento.

Isso porque, se você ficou deficiente por pouco tempo, provavelmente não terá nenhum sintoma físico evidente, mas, se se tornar crônico, pode causar desconforto muscular ou contrações, já que este mineral ajuda os músculos a funcionar como deveriam.

Seu Cálcio nunca deve ser tão baixo que seus músculos estão se contraindo. Se você notar este sinal, é uma bandeira vermelha para uma deficiência grave.

5. Insônia:

Se você freqüentemente se agita e se vira na cama à noite, este pode ser um dos Sintomas de Deficiência de Cálcio. Este mineral também ajuda na produção de melatonina, o importante hormônio do sono que ajuda a regular o ciclo de sono-vigília do corpo.

Aumenta naturalmente à noite para ajudá-lo a ter uma noite de sono mais tranquila, mas quando não há Cálcio suficiente no corpo, afeta negativamente a produção de melatonina.

6. Entorpecimento ou Formigamento:

Este é outro dos muitos Sintomas de Deficiência de Cálcio que é negligenciado. Quando há Deficiência de Cálcio, músculos e nervos tornam-se anormalmente excitáveis. Nos estágios iniciais de uma Deficiência de Cálcio, pode ocorrer entorpecimento ou formigamento na ponta dos dedos ou ao redor deles.

Se você notar contrações musculares involuntárias, pode ser mais grave. Há um teste para isso em que um manguito de pressão arterial é colocado no braço e inflado para diminuir o fluxo sanguíneo para a mão.

Se isso causa espasmos nas mãos, é conhecido como o sinal Trousseau, algo presente em 94% dos que têm Deficiência de Cálcio e ocorre em apenas 1% das pessoas que têm um nível normal deste mineral, de acordo com uma revisão clínica publicada em junho de 2008.

7. Visitas Frequentes ao Dentista:

Precisar ir ao dentista frequentemente também é um dos Sintomas de Deficiência de Cálcio mais comuns. Seus exames dentários não foram bem, particularmente quando se trata de cáries.

Uma dieta com este mineral adequado pode prevenir a cárie dentária, uma vez que a deficiência extrai o mineral dos dentes e ossos, o que aumenta o risco de cáries e cáries.

8. Problemas no Coração:

Este é um dos Sintomas de Deficiência de Cálcio mais preocupantes. O coração contém um sistema de condução elétrica, que envia sinais para os músculos do coração, dizendo-lhes para bombear o sangue para o resto do corpo. Quando há falta deste mineral, pode resultar em anormalidades no sistema de condução elétrica, o que pode levar a ritmos cardíacos anormais.

Com um ritmo cardíaco anormal, você pode desmaiar, ou simplesmente sentir que seu coração está batendo rápido demais ou pular batidas. A Deficiência de Cálcio também pode afetar negativamente os músculos do coração que se contraem e bombeiam o sangue, o que pode levar à insuficiência cardíaca.

Alimentos Para Combater a Deficiência de Cálcio:

É importante consumir muitos alimentos ricos neste mineral, mas se você não comer laticínios, isso não significa que você precisa começar a beber leite. Enquanto laticínios como leite, iogurte e queijo, particularmente cheddar, queijo parmesão e mussarela são bastante ricos em Cálcio, existem muitas outras opções que são igualmente boas, algumas ainda melhores. Alguns dos melhores alimentos ricos neste mineral e não lácteos incluem:

  • Sardinhas: As sardinhas são amplamente consideradas como um dos tipos mais saudáveis ​​de peixe que você pode consumir. Ele não apenas contém muitos ácidos graxos ômega-3 saudáveis ​​para o coração e vitamina D, mas apenas sete filés minúsculos fornecem 321 mg de Cálcio.
  • Ervilhas: Se você está familiarizado apenas com alguns alimentos poucos saudáveis, é hora de mudar isso. As ervilhas são leguminosas que estão repletas de Cálcio: 185 mg em apenas meia xícara. Eles também fornecem uma boa quantidade de folato e potássio.
  • Sementes de Gergelim: Coma apenas uma onça de sementes de gergelim e você estará recebendo uma gritante 280 mg de Cálcio – quase tanto quanto você ganha em um copo de leite.
  • Algas e Endívias: A alga e a endívia são alimentos nutritivos que você pode comer. É carregado com magnésio, vitamina B12, folato e iodo, e também oferece 168 miligramas de Cálcio em cada porção de 100 gramas.
  • Amêndoas: Enquanto a maioria das nozes é saudável, as amêndoas são consideradas as mais nutricionalmente densas. Comendo apenas uma porção (cerca de 23 amêndoas) lhe dará 80 mg de Cálcio. Eles também são bem conhecid
  • os para ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue, reduzir o colesterol e promover a perda de peso.
  • Nabiças: Cozinhe uma xícara de nabiças como acompanhamento para o jantar e você estará adicionando 197 mg de Cálcio à sua refeição, juntamente com muitos antioxidantes poderosos.

O que Evitar em Sua Dieta:

Existem certos alimentos e bebidas que podem interferir na absorção de Cálcio, incluindo:

Alimentos com Alto Teor de Sódio:

Quanto mais alimentos salgados você come, mais Cálcio você está perdendo, uma vez que faz com que este mineral seja excretado pelos rins. Tente comer menos de 2.300 mg por dia.

Pesquisado publicado em dezembro de 2016 no Jornal de Nutrição Clínica da Ásia-Pacífico, descobriu que os homens que freqüentemente comiam alimentos salgados eram mais propensos à osteoporose, uma condição que causa afinamento ósseo. Outro estudo publicado na edição de janeiro de 2017 da revista Osteoporosis International demonstrou um elo similar em mulheres pós-menopausadas.

Dieta de Soda e Livre de Cafeína:

Se você tem um hábito de refrigerante, provavelmente está afetando sua saúde óssea. Beber apenas um ou mais refrigerantes por dia tem sido associado à redução da densidade óssea e a um maior risco de fraturas ósseas.

Sintoma da Deficiência de Cálcio

Um estudo publicado na edição de setembro de 2014 do American Journal of Clinical Nutrition descobriu que as mulheres que estavam na pós-menopausa e consumiam refrigerante tinham um risco maior de fraturas de quadril, independentemente do tipo de bebida. Quanto mais refrigerante eles bebessem, maior o risco.

Cafeína:

Enquanto o refrigerante, cafeinado ou não, pode ser um fator na Deficiência de Cálcio, estudos descobriram que bebidas cafeinadas e alimentos, em geral, também podem contribuir para a diminuição da densidade óssea.

As substâncias sugam o Cálcio dos ossos, cerca de 6 miligramas de Cálcio por cada 100 miligramas de cafeína ingeridos. Os efeitos negativos são ainda maiores quando a cafeína é combinada com um alimento açucarado, dizem os pesquisadores , como o chocolate, ou tomando café com um donut.

Se você está recebendo Cálcio suficiente de alimentos nutritivos que você come, então você não precisará tomar um suplemento. É sempre melhor obter a quantidade diária recomendada deste mineral que seu corpo precisa primeiro dos alimentos e suplementar apenas se for absolutamente necessário para compensar um sério déficit.

Quando você está consumindo alimentos reais com este mineral, eles contêm todos os minerais essenciais, vitaminas, enzimas e outros nutrientes que seu corpo precisa para garantir que todo e qualquer nutriente vital seja absorvido e digerido adequadamente.

E ai, gostou de descobris quais são os Sintomas de Deficiência de Cálcio e Como Corrigi-los? Se sim, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até a próxima.

8 Sintomas de Deficiência de Cálcio e Como Corrigi-los!
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Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.