dicas Dicas de Saúde estrias saúde

Diga Adeus as Estrias para Sempre

Diga Adeus as Estrias para Sempre
Avalie esta postagem

As estrias são lesões da pele em forma de linhas que ocorrem devido a fatores hormonais e a um rápido crescimento ou ganho de peso. Estas cicatrizes são muito comuns e não causam nenhum problema médico significativo, mas podem ser motivo de preocupação estética para algumas pessoas.

POR QUE SURGEM AS ESTRIAS? A nossa pele possui propriedades elásticas que a tornam capaz de esticar e encolher de acordo com o crescimento do indivíduo. Entretanto, essa flexibilidade tem limite. Uma rápida e exagerada distensão da pele provoca lesões que são conhecidas como estrias. As estrias surgem nas áreas sujeitas a contínuo e progressivo esgarçamento. Ao serem esticadas demasiadamente, as fibras elásticas da pele sofrem lesões que provocam cicatrizes.estrias-branca

Causas: As marcas se formam quando há uma sobrecarga na capacidade elástica da pele, que promove o rompimento das fibras colágenas, originando as estrias. Os principais fatores causadores deste processo são:

  • Ganho de peso excessivo
  • Alterações hormonais
  • Uso de corticoide tópico ou oral
  • Gestação

Se já estão, o que fazer? Embora as estrias sejam difíceis de remover, mostraremos algumas dicas para melhorar a sua aparência. É importante saber que os tônicos devem ser aplicados regularmente e de forma consistente para obter resultados. As estrias aparecem por rompimento da pele e precisam de tempo para se recuperar: não se desesperem! Os resultados não tardarão a aparecer.

Vitamina E: Esta vitamina é encontrada em duas formas. A primeira, em cápsulas compradas em farmácia, aplicando seu óleo nas áreas afetadas pelo menos uma vez ao dia após o banho. Remover com pano úmido após 15 minutos. A segunda maneira é ingerir a vitamina E através dos alimentos que a contenham, como azeite de oliva, óleo de avelã ou de soja. É preciso também aplicá-lo uma vez por dia, após o banho, removendo com pano úmido após 15 minutos. A vitamina E é eficaz para todo tipo de afecções dérmicas, já que fortalece e torna a pele mais saudável.

Beterraba: Moer a casca de uma beterraba com a casca de pêssego. Se a pasta ficar grossa, acrescentar uma colher de sopa de óleo de amêndoa. Aplicar a pasta sobre as áreas afetadas por 15 minutos e, em seguida, retirar com água fria, já que a água quente faz com que a pele se torne sensível, piorando as estrias.

Cenoura: Outro legume de sua cozinha que pode ser muito útil é a cenoura. Cozinhar algumas cenouras no vapor, fazer um purê destas e aplicá-lo diretamente na área afetada. Ter cuidado com a temperatura para não queimar a pele. Os efeitos desta pasta são um pouco demorados e, portanto, é necessário deixá-la pelo menos meia hora para ter algum resultado. Em seguida, remover com pano umedecido em água fria.

Abacate: O abacate tem muitas propriedades e é usado no preparo de vários remédios caseiros com diferentes utilidades. Esta pasta é feita moendo a metade de um abacate misturada com uma colher de sopa de mel e uma de limão. Aplicar com massagem circular por 15 minutos diários. Outra maneira é acrescentar uma colher de sopa de azeite de oliva para tornar a pasta um pouco mais líquida e mais fácil de aplicar.

Cavalinha: A cavalinha é uma planta silvestre amplamente utilizada para fins medicinais. É comprada em lojas de alimentos à base de plantas. Possui um elevado teor de silício, um regenerador natural de células. A loção é preparada por maceração, durante um mês, de 100 gramas destas folhas com oito gotas de suco de limão e um litro de álcool a 40°. Uma vez passado o mês, diluir a quantidade da preparação que será usada com 50% de água e aplicá-la nas áreas afetadas duas vezes ao dia.

Açúcar e café: Uma das bases de todos os cuidados da pele é a esfoliação. É necessário remover as células mortas, de modo que novas células possam surgir. Dois esfoliantes naturais ao nosso alcance são café e açúcar. Esses podem ser combinados com qualquer um dos óleos acima mencionados, por exemplo, o de oliva.

Creme caseiro de aloe vera
Ingredientes

  • 1/2 xícara de azeite de oliva virgem
  • ¼ xícara de gel de aloe vera
  • 6 cápsulas de vitamina E
  • 4 cápsulas de vitamina A

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes numa batedeira. Aplicar sobre as áreas afetadas com uma massagem suave até a completa absorção. Guardar o creme em recipiente limpo e vedado na geladeira.

Exercício: O exercício em espaços abertos e ao ar livre desenvolve os músculos e oxigena as células. As atividades ao ar livre facilitam a elevada absorção de vitamina D, o que é muito importante para a melhoria da pele.
As situações que mais habitualmente provocam estrias são:

  • Ganhar peso rapidamente: costuma provocar estrias no abdômen e no quadril.
  •  Gravidez: costuma provocar estrias nos seios e no abdômen nos ombros de pessoas
  •  Rápido ganho de massa muscular: costuma provocar estrias nos ombros.
  •  Estirão puberal: costuma provocar estrias nos quadris e coxas. Nas meninas podem surgir estrias nos seios.Os adolescentes e as grávidas são os grupos com maior risco; 70% das adolescentes mulheres e 40% dos adolescentes homens desenvolvem estrias nesta época da vida. Nas grávidas a ocorrência de estrias é ainda maior, chegando a 90%. Quanto maior o peso do bebê, maior o risco de surgirem estrias na barriga.

estrias-estrias

Fatores genéticos também são importantes; algumas pessoas têm mais facilidade em desenvolver estrias que outras. Se um parente próximo tem estrias, as suas chances de também tê-las são grandes. As estrias também podem surgir devido a doenças, a maioria delas pouco comuns, como síndrome de Cushing, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos. Alguns medicamentos podem causar estrias como efeito colateral, os mais conhecidos são os corticoides

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.