Doenças e Tratamentos

Estomatite Aftosa 13 Formas de acabar de vez

Aftas,essas pequenas ulcerações que aparecem na boca e nos incomodam, irritam, tira o sono, que desaparecem em dois ou três dias, mas as vezes persistem até duas semanas. Estão associadas a maus hábitos, hereditariedade, alimentos, escovação de dentes muito vigorosa e até ao estresse emocional. Para identificar a causa, muitas vezes temos de ser detetives.

No entanto, o tratamento da afta, independente da causa, é algo difícil. Os remédios tem um duplo objetivo: eliminar os organismos que infectam a afta(causa da dor e da inflamação avermelhada que a circunda) e proteger a ferida. Quanto mais se fica, menor a probabilidade de se ter afta. Mas se você ainda for jovem, de nada adianta o consolo, sobretudo se estiver com muitas aftas na boca. Aqui, portanto, uma série de vias de escape. Experimente-as até encontrar a mais conveniente.estomatite

Medicamentos. Entre os medicamentos vendidos sem receita médica deve-se procurar os que contenha benzocaína, mentol, cânfora, eucaliptol e/ou álcool em forma de líquida ou de gel. O Albicon, em pó, e o flogoral, sob a forma de colutório, creme dental, pastilhas ou spray, são conhecidos e muitas vezes dão resultado.

Clorato de potássio. Sugere empregar uma colher de chá de cloreto de potássio numa xícara de água, para lavar a boca diversas vezes ao dia. Não engolir o produto.”Um medicamento antigo com fracas propriedades antissépticas”.

Pastas de dentifrícias. Há pastas que ajudam no processo de cura e até “protegem” a lesão. Além do gel dental já citado, há outras, como o Malvatricin gel dental, cuja composição tem propriedades antissépticas e analgésicas.

Saquinhos de chá preto. Alguns especialistas, entre eles o dermatologista recomendam aplicar um saquinho de chá preto molhado sobre a úlcera. O chá preto contém tanino, adstringente que é capaz de aliviar a dor.

Água oxigenada. Diluir uma colher(de chá) de água oxigenada, peróxido de hidrogênio, num copo d’água e bochechar para desinfetar a úlcera e acelerar a cura, verificou-se que os pacientes com câncer que tem aftas são ajudados pelo colutório Folamint(importado). Não contém álcool, mas Aloe vera, folato, zinco e vitamina C.

Pedra-ume. A pedra-ume é o ingrediente ativo do lápis estíptico, que sua mãe usava para combater a afta antes dela aumentar. Tem propriedade antisséptica e analgésica e é capaz de evitar o agravamento da infecção. Mas não a elimina.

Leite de magnésia. Gargareje e bocheche leite de magnésia para recobrir e proteger a lesão. O leite de magnésia teria também algum efeito antibacteriano.

Hidraste. Faça um chá forte com raiz de hidraste(encontrado em loja de produtos naturais) e use-o como colutório. Ou faça uma pasta de hidraste e aplique-a diretamente. “É antisséptica e adstringente e tem alguma eficácia”.

Evitar a irritação. O café, os condimentos, as frutas cítricas, as castanhas(ricas em arginina), o chocolate e os morangos irritam e causam aftas em certas pessoas. “Quem tem afta quase sempre sabe o que precisa evitar. Você provavelmente também já sabe que é preciso escovar os dentes com cuidados.aftose

Iogurte. Para a prevenção das aftas, recomenda 4 colheres(de sopa) de iogurte natural por dia, pois o iogurte combate as bactérias nocivas. Procure por iogurte que contenha culturas em atividade de Lactobacillus Acidophilus.

Cera do ouvido. Simplesmente experimente. Recomenda que se pegue um pouco de cera do próprio ouvido e aplique-a diretamente na úlcera. Dizem que é cura na certa. Talvez tenha algum valor antisséptico e protege a lesão.

Vitaminas. Recomenda espremer o óleo de uma cápsula de vitamina E sobre a afta. Repetir a aplicação várias vezes ao dia, para manter o tecido bem lubrificado. “Ao primeiro sinal de afta“, tome 500 miligramas de vitamina C com bioflavorizantes, três vezes ao dia, durante os três dias seguintes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.