Dicas de Saúde

Faça Café da Manhã Composto Calorias do bem

Deixe seu café da manhã mais saudável incluindo a tapioca e fazendo substituições inteligentes

O pão sempre esteve presente no café da manhã, porém, ultimamente, ele vem perdendo espaço para um outro alimento:a tapioca. Produzida a partir da fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma ou polvilho doce, tem se tornado comum no desjejum de quem busca o corpo dos sonhos. Ela ocupa o espaço do pão integral e tem como vantagem o fato de ser mais leve e saudável por motivo importante:não contém glúten. ” É um carboidrato complexo de caloria, baixa teor de gordura, rico em micronutrientes como cálcio, ferro, fósforo e é livre de glúten, contribuindo de maneira significativa para o emagrecimento saudável”. Nas e minerais, enquanto que o pão branco é pobre nesses nutrientes, já que sua produção tem como matéria-prima o trigo refinado. Outro produto que conta a favor do consumo do produto é o fato dela não ter contradição. Em relação á quantidade ideal, comentou que ela varia de individuo  para individuo, de acordo com as necessidades diárias de cada um, e que deve-se levar em consideração a taxa metabólica, o nível de atividade física e as horas de sono no dia. Porém, quando for consumi-la no lugar do pão francês ou do pão de forma branco, pode se usar uma quantidade de aproximadamente 40g de tapioca seca para o preparo da massa. Segundo ela, o maior cuidado deve ser no preparo dos itens que irão compor o recheio, podendo optar pelos mais saudáveis como queijos light e geleias de fruta sem adição de açúcar.cafe

O que comer? um exemplo de café da manhã pode conter. .1 tapioca pequena (feita com 2 colheres de sopa) com queijo cottage. Leite desnatado com canela. Mamão com semente de chia. Chá de maçã com canela.

Calorias do bem

Proteína, carboidrato e vitaminas. Esses são os principais nutrientes que devem estar presentes na primeira refeição do dia. Mas é importante também saber fazer as escolhas certas com ingredientes saudáveis. Além de substituir o velho e bom pãozinho pela tapioca, separamos outras dicas que ajudarão nessa tarefa:

  1. No lugar da manteiga, do do requeijão, do cream  e do queijo gorduroso, consuma o queijo do tipo cottage, porque é o mais magro que existe. Ricota também é uma boa opção de troca inteligente.
  2.  Substitua o leite integral pelo desnatado, que conserva a quantidade de cálcio, principal nutriente fornecido pelo alimento ao organismo, mas apresenta menos gordura: enquanto o leite, integral, de caixinha, possui 119Kcal, o leite desnatado tem só ( a cada 200ml).  ” Se não conseguir se adaptar, procure beber o semidesnatado ou iogurte light”.
  3. Evite adicionar achocolatados ao leite: cheios de açúcar, eles fornecem calorias vazias, isto é, que não agregam nutrientes ao organismo. Para dar sabor á bebida, misture pitadas de canela, que ainda é termogênica e acelera o metabolismo, facilitando a perda de peso.
  4. Prefira o cafezinho sem açúcar ou use adoçante. Uma xícara, o que equivale a 50 ml, possui 26Kcal. Já a opção com adoçante, possui apenas 2 Kcal, a mesma quantidade de calorias do café puro.
  5. Apenas de existir versões light, a margarina, assim coma a manteiga, apresenta gorduras que podem fazer mal ao organismo. Prefira geleias, mas as de versão light, que contêm mais polpa da fruta do que açúcar, ou as que são feitas somente com a fruta, como as caseiras.
  6. Em vez do pão de queijo (363Kcal), que tal petiscar o biscoito de polvilho (300Kcal)? Á base de água, leite, óleo  e polvilho azedo, o alimento é uma boa opção para os intervalos entre as refeições principais. Só não vá exagerar na quantidade!
  7. ” Acrescentar chá á sua refeição é uma ótima ideia, contanto que não seja adoçado com açúcar”. Além de ser menos calórico e com propriedades medicinais, o chá também é uma alternativa para pessoas hipertensas, já que o café é um estimulante cardíaco.
  8.  Fique atenta ás calorias dos sucos de caixinha e, sempre que possível, prefira os naturais. Um suco de caixinha de maçã, com 200ml, tem 92Kcal, enquanto uma limonada, por exemplo, possui somente 10Kcal.

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