Ferro – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência que muitos desconhecem. Além disso, o Ferro é um mineral essencial. Ele é fundamental para o bom funcionamento das células e para a síntese de DNA e metabolismo energético. Na hemoglobina o Ferro tem a função de transportar oxigênio para o músculo em atividade. Como componente da mioglobina, atua como fixador do oxigênio nas fibras musculares cardíacas e músculo esquelético, para proteger de lesão muscular durante os períodos da privação de oxigênio.

Ferro – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência 

O Ferro desempenha papéis na produção de colágeno e elastina, dois componentes necessários na integridade do tecido conjuntivo, na manutenção do sistema imunológico, na produção e regulagem de vários neurotransmissores cerebrais e na proteção contra danos provocados por oxidantes.

O que é o Ferro:

O Ferro é um nutriente essencial para o organismo. Ele é responsável pela formação da hemoglobina, elemento essencial para transportar oxigênio por todo o corpo, inclusive para o coração. Ele age na manutenção do sistema imunológico e seus alimentos fontes contribuem para a saúde da pele, pois produz colágeno e elastina.

Benefícios do Ferro Para Saúde:

Brilho Para a Pele:

A falta desse mineral pode causar anemia, que faz com que os níveis de homoglobina diminuam, resultando na redução dos glóbulos vermelhos. Desse modo o fluxo de oxigênio cai, tornando a pele pálida e rígida com o passar do tempo. Com a ingestão diária, a pele tende a ficar mais brilhante e até mesmo, mais rosada.

Acelera Cicatrização de Feridas:

Ele ajuda na formação de glóbulos vermelhos, que é entre outras coisas, responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo, que faz com que as feridas se cicatrizem. Ou seja, quanto mais Ferro, mais rápida será a cicatrização.

Evita Queda de Cabelo:

Um estudo comprovou que mulheres sem o devido nível de Ferro no sangue são mais propensas para a perda de cabelo (as mulheres do estudo não estavam no período da menopausa). Além de evitar esse problema, o ferro também melhora a textura dos fios, deixando mais nutridos e sedosos.

Garante uma Gravidez Saudável:

Para uma gravidez saudável, muitos médicos costumam recomendar o Ferro para auxiliar na suplementação da alimentação. Com a ajuda desse mineral, o risco do bebê nascer anêmico ou com um peso menor, diminui. Segundo um estudo as mulheres grávidas devem ingerir cerca de 27 miligramas de Ferro por dia para os benefícios surtirem efeito.

Alivia Sintomas Pré-menstruais:

De acordo com um estudo realizado, mulheres que costumam ingerir quantidades recomendadas de Ferro, tendem a diminuir os sintomas pré-menstruais em até 40%, se comparado com aquelas que não ingerem o mineral regularmente. Os sintomas que podem diminuir são: alterações de humor, tonturas e mal-estar.

Melhora o Apetite:

A suplementação de Ferro auxilia no crescimento das crianças e no aumento do apetite. Essa afirmação foi confirmada por um estudo realizado com crianças quenianas de uma escola primária.

Aumenta a Imunidade:

É altamente eficaz no reforço da imunidade, foi o que mostrou o estudo feito pelo Instituto Linus Pauling. Ele é eficaz porque auxilia na proliferação e diferenciação de linfócitos T, além da produção de espécies que combatem doenças.

Contribui Para o Desenvolvimento do Cérebro:

Segundo estudos feitos pelos Seminários em Neurologia Pediátrica, uma alimentação rica com esse nutriente garante um desenvolvimento saudável do cérebro de crianças. De acordo com a pesquisa o Ferro auxilia na parte motora, sócio-emocional e neurofisiológica do cérebro.

Aumenta Energia do Corpo:

É um auxiliar no transporte de oxigênio do corpo para os músculos e cérebro, o que aumenta o desempenho físico e a agilidade mental do organismo. Sem esse nutriente, o corpo costuma se cansar mais rápido e a pessoa tem crises de irritabilidade maiores. Em mulheres, segundo a Universidade de Melbourne, na Austrália, o Ferro auxilia também no desempenho físico.

Ferro – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência

Melhora a Função Muscular:

A saúde muscular pode ser melhorada com esse nutriente, porque ele auxilia na produção de mioglobina (uma proteína muscular) que transporta oxigênio da hemoglobina para células musculares. Desta forma o Ferro auxilia de forma contundente na contração dos músculos.

Sintomas de Deficiência de Ferro:

A anemia muitas vezes não é percebida por muitas pessoas, até que ela apresente sintomas e outros sinais, como a aparência pálida dos indivíduos, bem como a fadiga e a dificuldade em praticar atividades físicas. A deficiência de Ferro pode apresentar sintomas tais como:

Falta de ar; rápido batimento cardíaco; mãos e pés frios; queda de cabelo e unhas que se quebram facilmente; feridas no canto da boca; dor na língua e dificuldade em engolir (no caso da deficiência desse nutriente mais grave).

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Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.