Fibras – O que são, Fontes, Benefícios e Deficiência

Fibras – O que são, Fontes, Benefícios e Deficiência que todos precisam conhecer. No entanto, as Fibras são carboidratos que o organismo não consegue digerir e, embora não forneçam energia, são essenciais para o ciclo de digestão. Os Benefícios das Fibras são essenciais para o perfeito funcionamento do intestino, e a Deficiência de Fibras pode ser muito prejudicial a saúde. Para controlar a absorção de nutrientes indispensáveis para a saúde do organismo, para livrar o sistema gastrointestinal de toxinas nocivas e ainda para controlar o nível de colesterol.

fibras

Os motivos para adicionar Fibra na dieta diária não são poucos. Além de ajudar no processo de emagrecimento saudável, as Fibras também melhoram a saúde cardiovascular. Mas o que são, de fato, as Fibras? Descubra nesse artigo, veja também o que pode causas a deficiência de Fibras em seu organismo, e veja também quais são as suas principais fontes para começar a adicionar a sua dieta hoje mesmo e desfrutar de seus muitos benefícios.

O que são Fibras?

As Fibras são elementos que fazem parte dos vegetais. Elas não são absorvidas nem digeridas pelo organismo, sendo que passam intactas pelo sistema digestório. Elas também não fornecem nenhum tipo de nutriente para o organismo. São importantes, pois atuam no bom funcionamento intestinal, evitando a constipação intestinal.

Existem dois tipos de de Fibras, as solúveis e as insolúveis. As solúveis são as Fibras que possuem a propriedade de serem dissolvidas em água. São importantes para a redução do colesterol e diminuição dos níveis de glicose no sangue.

AS insolúveis não são dissolvidas em água. Atuam no bom funcionamento intestinal, pois colaboram para a composição do bolo fecal, dos movimentos peristálticos e evacuação.

Fontes de Fibras:

Confira abaixo alguns dos alimentos ricos em Fibras para incluir na alimentação.

Agora que você conhece as suas principais fontes, conheça também, os Benefícios das Fibras Para Saúde:

Benefícios das Fibras Para Saúde:

Reduz o Colesterol Ruim:

A sua composição rica em polímeros vegetais faz com que a produção e absorção de colesterol seja contrabalanceada, auxiliando o organismo a manter os níveis de colesterol mais estáveis, além de atuar na excreção de colesterol sobressalente (a mais) através das fezes, que apresentará maior volume e mais maciez devido à combinação com as Fibras insolúveis.

Melhoram o Trânsito Intestinal:

Esse é um dos principais Benefícios das Fibras. Elas auxiliam na prevenção e tratamento da constipação intestinal. A fibra insolúvel agem aumentando o volume fecal e estimulando a motilidade intestinal pela distensão do cólon.

Já a fibra solúvel contribuem pela captação de água e são fermentadas no trato gastrointestinal, estimulando assim o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o trânsito intestinal e a frequência de evacuações.

Favorece a Saúde do Coração:

O aumento de consumo de cereais integrais, frutas e vegetais em geral é uma medida primária recomendada para a redução do risco de doenças cardiovasculares. O caráter protetor do consumo tanto de Fibras insolúveis quanto solúveis na alimentação diária estaria relacionada aos níveis controlados de colesterol, da glicemia e insulinemia, além do menor risco à obesidade, que também é fator de risco cardiovascular.

Previnem as Hemorroidas:

Este benefício é uma consequência do fato das Fibras melhorarem a função intestinal. Afinal, as hemorroidas são agravadas pelo esforço prolongado e exagerado para a evacuação, elementos presentes na constipação intestinal. Dessa forma, se o baixo consumo de fibra alimentar pode agravar a constipação intestinal, poderá contribuir para a evolução e surgimento de complicações graves relacionadas às hemorroidas.

Favorece a Saúde da Pele:

A fibra pode ajudar a mover fermento e o fungo para fora de seu corpo, impedindo que sejam expelidos através da pele onde poderiam desencadear acne ou erupção cutânea.

Diminuem o Açúcar no Sangue:

Em pessoas com diabetes, particularmente fibra solúvel – pode retardar a absorção de açúcar e ajudar a melhorar os níveis de açúcar no sangue. Uma dieta saudável que inclui fibra insolúvel, também pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Previnem o Câncer:

Podem prevenir alguns tipos de cânceres, como o colorretal. Isso pode ser devido à ação que as Fibras possuem no trato digestivo e intestinal. Elas ajudam a eliminar as fezes e também os agentes cancerígenos do organismo. Ajudam a prevenir o câncer de mama, ovário, boca, câncer de garganta e de esôfago; além de aliviar as dores menstruais.

Ajudam a Prevenir Úlceras:

As úlceras são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal. As refeições ricas em Fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.

Favorecem a Perda de Peso:

As Fibras alimentares estimulam a saciedade, pois refeições ricas em fibra são processadas mais lentamente, retardando o esvaziamento gástrico, promovendo assim a maior e mais prolongada sensação de saciedade, impactando na redução da ingestão alimentar. Além disso, a fibra alimentar, em geral, estão presentes em alimentos de baixa densidade calórica, contribuindo para um maior volume à refeição e maior saciedade.

Sinais de Deficiência de Fibras:

Um dos primeiros sinais da carência de Fibras no organismo é a constipação. Quando o consumo é insuficiente, observa-se o aumento de tempo do trânsito intestinal, diminuindo o volume de água do bolo fecal, tornando as fezes ressecadas e escassas.

A longo prazo, o consumo insuficiente de fibra alimentar pode promover o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis. A alimentação pobre em fibra pode aumentar o risco de desenvolvimento de diverticulose em indivíduos com maior predisposição, uma vez que a falta de Fibras reduz o volume fecal e prolonga o período de trânsito intestinal, aumentando a pressão na luz do intestino e o risco de hérnias.

beneficios das fibras

Quantidades Diárias de Fibras Recomendadas:

Deve ingerir-se o equivalente a pelo menos cinco porções de produtos hortícolas por dia – 2 peças de fruta e 300 g de legumes por dia, em sopa ou salada. Incluir grão, feijão ou outra leguminosa na sopa é uma boa maneira de consumir diariamente fibra solúvel.

Quer resistir melhor à fadiga? Comece o dia com um pequeno almoço rico em fibra hidrossolúvel, como papas de aveia, que permitem uma digestão lenta dos hidratos de carbono e um nível de energia mais estável durante a manhã.

Fibras – O que são, Fontes, Benefícios e Deficiência
4.8 (95.06%) 716 votes

Recomendados Para Você:

Leave a Reply