As 10 Formas de Evitar o Câncer de Cólon que você precisa conhecer. Além disso, O câncer de cólon é um dos tipos de câncer mais comuns no mundo. Embora não seja tão mortal quanto os outros, ainda é perigoso e deve ser capturado o mais cedo possível – nestes casos, a taxa de sobrevivência sobe tremendamente.

Segundo as últimas pesquisas, esse tipo de câncer pode ser evitado evitando-se algumas coisas simples que fazemos todos os dias.

Evitar o Câncer de Cólon

A dieta pouco saudável e o estilo de vida da sociedade atual são um dos principais fatores de risco para o Câncer de Cólon, assim como os baixos níveis de vitamina D e o consumo de carne vermelha e alimentos processados.

Os cientistas descobriram recentemente que a carne vermelha é um dos principais fatores de risco para a doença. O cólon é um órgão de eliminação importante que precisa ser mantido saudável e limpo para que tudo no corpo funcione adequadamente. Se afetado por um ou outro fator, ele não conseguirá eliminar toxinas e poderá causar várias doenças.

As estatísticas dizem que 5-10% dos casos de Câncer de Cólon são o resultado da genética, enquanto 20% são causados ​​por infecções. 30% foram causados ​​pelo tabagismo, enquanto 35% são causados ​​por dieta pobre e insalubre.

O resto dos casos é atribuído ao nosso estilo de vida pouco saudável. Além disso, existem algumas coisas comuns que todos nós fazemos que podem aumentar o risco de Câncer de Cólon.

Formas de Evitar o Câncer de Cólon:

1. Não Há Fibra Suficiente na sua Dieta:

A fibra é absolutamente essencial para o funcionamento correto do cólon. Ele aumenta a digestão e melhora a absorção de nutrientes e pode ser encontrado em sementes de chia, ameixas, maçãs, limão e sementes de linhaça.

2. Não Comer Fruta e Legumes Suficientes:

Este é um dos maiores erros que todos cometemos. Frutas frescas e vegetais são essenciais para uma boa saúde e contêm uma série de nutrientes que podem proteger o seu corpo de inúmeras doenças.

Alguns produtos frescos contêm fitoquímicos que podem reduzir a inflamação e o risco de câncer também. Sugerimos incluir vegetais de folhas verdes, maçãs e ameixas em sua dieta, a fim de prevenir o Câncer de Cólon.

3. Regule seus níveis de vitamina D:

A vitamina D é importante para inúmeros processos no corpo – para otimizar seus níveis, você deve tomar banho de sol e comer mais alimentos ricos em vitamina D.

4. Evite Alimentos Processados:

Alimentos processados ​​são altamente perigosos e aumentam significativamente o risco de inúmeras doenças, incluindo Câncer de Cólon.

5. Elimine a Carne Vermelha da Sua Dieta:

Como mencionamos anteriormente, descobriu-se que a carne vermelha aumenta o risco de câncer. O problema não é a carne em si – é que as vacas são alimentadas com grãos cheios de glifosato, um carcinogênico conhecido que pode prejudicar nossa saúde além do reparo.

6. Peso insalubre:

Pessoas impróprias são mais propensas ao risco de inúmeras doenças graves, incluindo Câncer de Cólon. De acordo com especialistas, o excesso de gordura da barriga é altamente perigoso e uma das razões que levam ao Câncer de Cólon.

7. Inatividade Física:

O Câncer de Cólon está rapidamente se tornando um grande problema de saúde devido ao nosso estilo de vida cada vez mais sedentário.

A inatividade física mantém o fluxo sanguíneo estável, o que permite que toxinas e patógenos se acumulem nos tecidos e causem grandes problemas de saúde.

8. Abuso de Álcool:

Tomar uma bebida ou dois por dia não é um problema, mas beber grandes quantidades de álcool é uma das principais causas de Câncer de Cólon e outras preocupações com a saúde.

9. Alho:

Adicionando alho à sua dieta pode reduzir o risco de cólon e outros tipos de câncer. O alho é um vegetal saudável que pode tratar inúmeras doenças e condições e melhorar seu sistema imunológico.

Outras Dicas Para Prevenção do Câncer de Cólon:

Comer uma dieta saudável e permanecer fisicamente ativo é fundamental se você quiser evitar o Câncer de Cólon. Isto é especialmente importante para pessoas com mais de 50 anos que são mais propensas à doença.

Se você acha que pode estar sofrendo de Câncer de Cólon, programe uma colonoscopia em vez de exames de sangue que nem sempre são confiáveis. Naturalmente, nem todos os sintomas de Câncer de Cólon podem indicar a doença – alguns deles podem ser um sinal de pólipos e doenças digestivas benignas.

Recomendados Para Você:

Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou o Dr. Douglas Medrado. Sou médico, fisioterapeuta, celíaco e estudioso em alimentação saudável sem glúten. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.