Fósforo – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência que todos devemos saber. Além disso, o Fósforo é um mineral essencial para o funcionamento do corpo humano. É o segundo mais abundante no organismo, só ficando atrás do cálcio. Ele é o único macronutriente que não existe na atmosfera, com exceção da forma sólida encontrada nas rochas.

Está presente nos vegetais, principalmente por que eles absorvem esse mineral, e também faz parte e é transportado pelas correntes de água, por esse motivo diversos peixes e frutos do mar contêm este mineral em sua composição.

O que é Fósforo:

O Fósforo é um elemento mineral presente em diversos alimentos (de origem vegetal e animal) e de grande importância para o funcionamento do organismo dos seres humanos.

Benefícios do Fósforo Para Saúde:

Facilita a Digestão:

Este mineral também tem a capacidade de colaborar para que a nossa digestão seja mais natural e tranquila e para que absorvamos todos os nutrientes contidos nos alimentos!

Melhora o Funcionamento Cerebral

As células neurológicas só enriquecem com este mineral, porque ele acaba ajudando a melhorar as suas funções mais importantes e mais primordiais!

Promove o Crescimento dos Ossos:

o Fósforo é uma parte vital do processo de crescimento, assim como para a manutenção dos ossos e dentes.

Melhora a Digestão:

o Fósforo desempenha um importante papel no processo de facilitação da digestão efetiva no corpo humano. Isso ocorre pela estimulação da digestão da riboflavina e niacina de forma eficiente.

Estimula a Excreção e Urina:

Esse mineral desempenha um importante papel na saúde renal. Isso se deve à sua capacidade de assegurar a eliminação correta de toxinas dos rins através dos processos de urina e excreção.

Reduz a Fraqueza:

Este mineral possui a capacidade de remover problemas menores de saúde como fraqueza muscular, entorpecência, fadiga e similares. Níveis normais desse mineral no corpo são uma ótima forma de permanecer ativo.

Promove o Metabolismo:

o Fósforo auxilia no processo de extração de energia ao estimular o processo de metabolismo de diferentes nutrientes.

Alimentos Ricos em Fósforo:

 

Ovo de Balinha:

É um alimento rico em Fósforo e essencial para quem quer um corpo saudável. Entre suas muitas propriedades, ele ajuda no controle do peso e regula os níveis de colesterol.

Carne Bovina:

A carne vermelha é considerada por muitos nutricionistas e médicos um alimento essencial para o corpo humano. Rica em proteínas e em Fósforo, ela também oferece ótimos teores de fosfato e aminoácidos que não se encontram em proteínas vegetais e que ajudam no fortalecimento muscular.

Peixes:

Dentre os peixes, os mais “gordos”, como a sardinha, apresentam substancial de proteção contra o carcinoma de células renais graças a este mineral.

Frutas e Legumes:

Algumas frutas e legumes também são fonte de Fósforo e devem fazer parte do seu cardápio: maçã, limão, laranja, tamarindo, açaí, figo, abacate, pimenta e quiabo.

Como Manter os Nutrientes dos Alimentos:

Para aproveitar bem as quantidades deste mineral e dos outros nutrientes disponíveis nos alimentos que você consome, é importante prestar atenção ao modo como elas são preparadas, pois isso pode fazer com que esses nutrientes se percam.

Suplementos de Fósforo:

Este mineral interage com outros minerais e certos medicamentos, portanto, você não deve usar doses elevadas de suplementos que contenham este mineral sem antes conversar com seu médico.

Sintomas de Deficiência de Fósforo:

Os sintomas de deficiência mais significativos de Fosforo incluem ossos fracos e desconforto em várias articulações do corpo. Este mineral age de forma semelhante ao cálcio no fornecimento de força para os ossos, por isso uma deficiência deste mineral pode levar à fraqueza, cárie dentária, raquitismo e outros problemas ósseos relacionados.

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Escrito por

Douglas Medrado

Olá, eu sou Douglas Medrado. Dedico parte da minha vida em produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras tantas doenças.