Doenças e Tratamentos

Furúnculos – o que é, Causas e Tratamentos Naturais

Provocados geralmente por estafilococos (bactérias), os furúnculos são pontos circunscritos de inflamação e infecção da pele, que crescem até se romperem e deixarem drenar o material purulento do se interior.

Causas:furu

A causa oculta, segundo a medicina natural, é a queda de resistência imune somada ao acúmulo de toxinas no corpo, que encontra como válvula de escape o furúnculo. No diabete é frequente ocorrerem essas manifestações. Má nutrição pode predispor á furunculose. Consumo de frituras, chocolates, carnes, laticínios, guloseimas, embutidos, refrigerantes, enfim, uma dieta de má qualidade, é causa de furunculose, principalmente em pessoas suscetíveis.

Frutas:

Limão — “Cura de limão“. Começar com um limão; 1 no primeiro dia, 2 no segundo dia, 3 no terceiro dia, e assim por diante, até 10; depois, diminuir a dose pela mesma escala. Assim, em 20 dias, faz-se a chamada “cura de limão”. Diluir os limões e fracionar ao longo do dia.

Plantas:ulo

Primeira semana: Chá de bardana e dente-de-leão (misturados em partes iguais). Dose: três colheres, das de sopa, das plantas picadas para um litro de água, de duas a três xícaras ao dia.

Segunda semana: Chá de chapéu-de-couro e malva. Dose: três colheres, das de sopa, das plantas picadas para um litro de água, de duas a três xícaras ao dia.

Terceira semana: Repetir a indicação da primeira semana e ir alternando semana a semana, nessa sequencia. Acrescentar sempre 15 gotas de própolis a cada xícara.

Aplicações locais:

Quando o furúnculo está começando a aparecer, aplicar gelo triturado sobre o local e cobri-lo com um pano úmido aquecido. Em seguida, massagear o local com própolis. Só não fazer isso sobre abscessos da boca.

Se o abscesso se rompeu, fazer compressas quentes com o chá filtrado de cavalinha, cardo-santo ou bardana. Depois de uma hora, pode-se aplicar a pomada homeopática Cyrtopodium. Para facilitar a cicatrização, aplicar, depois de o furúnculo completamente drenado, extrato de pfafia ou sumo  das folhas de confrei, com auxilio de algodão.

Para apressar a drenagem e a cura, indica-se também emplastros de endro macerado com azeite de oliva. Lavar bem a erva antes de aplicar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.