Dicas de Saúde

Hematoma – Olho Roxo 5 Maneiras de Resolver o Problema

No inicio do século costumava-se tratar o hematoma periorbitário com sanguessugas, aplicados ao olho para que removesse o sangue. Esse tratamento de escolha acabou dando vez ao lombo de vaca ou a alcatra. Ou seja,  colocavam-se bifes no rosto para combater o hematoma. Segundo algumas pessoas, dava certo. Os médicos não usam mais sanguessugas e é desnecessário desperdiçar um bom bife sobre o olho. As melhores formas de se combater o hematoma são bem mais simples. Veja comohematoma

Compressas de gelo. Na verdade a temperatura do bife e não a carne em si que resolvia o problema. Com efeito, uma pessoa vegetariana conseguiria o mesmo efeito usando alface congelada. O frio atua de duas maneiras. Ajuda a impedir a evolução do edema e, ao causar a constrição dos vasos sanguíneos, ajuda a deter a hemorragia interna, que causa a roxidão do olho. Recomenda compressas de gelo durante as primeiras 24-48 horas. “Se o olho estiver fechado e inchado, use-a durante 10 minutos em intervalos de 2 horas, no primeiro dia”. Recomenda. Para fazer a compressa ocular, coloque num saco plástico gelo picado e prenda-o a testa com uma fita. Isso evita que se exerça pressão no olho.

O tratamento. O truque dos lutadores de boxe pode ser usado fora do ringue. “Os treinadores de boxe usam sobre o olho do boxeador o que parece ser um pequeno pedaço de metal ou ferro”, diz o médico, que já examinou muitos boxeadores em busca de lesões oculares traumáticas. “É extremamente frio e usam-no para controlar a hemorragia imediata de forma a minimizar a inchação”. Você pode usar o mesmo tipo de tratamento se conseguir uma lata de soda fria, aplicando-a junto ao olho de forma intermitente(5 a 10 minutos, em intervalo de 15 minutos), até conseguir algum gelo. Mas certifique-se de que a lata esteja limpa e aplique-a a bochecha, não sobre o olho. Não exerça qualquer pressão sobre o globo ocular”, Adverte ele.

Para controlar o edema. Depois de formado o hematoma, não há muita coisa a fazer para controlar o edema. Até a maquiagem não consegue disfarça-lo totalmente. Quase sempre duram cerca de uma semana. A lesão começa enegrecida, afirma o médico. Em seguida começa a reagir e se torna verde, depois amarela e por fim desaparece.

Evitar a aspirina. A aspirina está contra-indicada  nesses casos. Os médicos quase sempre recomendam o acetaminofen. A aspirina é anticoagulante, o que quer dizer que o sangue não coagulará direito. Você terá dificuldade em estancar o sangramento que causa a alteração de cor da pele. O hematoma pode crescer. Se precisar de algum analgésico, use o acetaminofen.hematomas

Não assoe o nariz. Se a pancada foi muito forte (algo mais do que apenas bater com a cabeça numa porta), se você assoar o nariz, seu rosto poderá inchar como um balão. “As vezes o traumatismo fratura o osso do globo ocular e ao assoar o nariz se pode forçar o ar para fora do seio adjacente a bolsa”. “O ar entra por debaixo da pele e as pálpebras incham ainda mais. Também aumenta o risco de infecção.”

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.